Logo
Imprimir esta página

O combate à corrupção, a vida empresarial e a preservação do emprego

O combate à corrupção, a vida empresarial e a preservação do emprego

Em um período de alta exibição de operações da Polícia Federal, como a Lava Jato e a Carne Fraca, vimo-nos cercados por atos ilícitos. A sociedade brasileira não pode deixar que a crise institucional que se abateu o país nos últimos anos, atingindo grande número de políticos e muitos empresários implique na destruição de inúmeras empresas com a perda de milhares de postos de trabalho.

Ainda que os acontecimentos dia a dia tomem ainda mais corpo e forma, os escândalos alcançaram um fato inédito no Brasil. Hoje as pessoas, mais do que nunca na história desse país, colocaram o combate ao crime do colarinho branco na lista de prioridades. O alvoroço pelo recrudescimento das ações que visam à erradicação do crime, especialmente no que diz respeito à corrupção, serviram de pano de fundo para a declaração de guerra aos grupos mafiosos.

Diante do envolvimento de empresas em práticas de corrupção, a experiência em outros países que passaram por problema parecido, indica dois procedimentos. Um deles é criar estímulos para que as próprias empresas denunciem as práticas. E outro é dotar o poder público para investigar e, constatado o malfeito, celebrar acordos para exigir o afastamento das pessoas físicas envolvidas, a prestação de informações que ajudem a esclarecer os fatos, a restauração dos danos aos cofres públicos, o compromisso de aprimorar instrumentos de controle e o compromisso de manter postos de trabalho.

E o Brasil precisa e está enfrentando com competência esse grandioso processo de depuração que envolve diversos agentes da relação público-privado para que a corrupção de resista.

O combate à corrupção não pode continuar prejudicando a economia e a geração de empregos. O poder público deve punir a pessoa física, responsabilizando-a criminalmente pelos desvios, e preservar a pessoa jurídica, fazendo-a melhorar.

Os acordos de leniência têm por mérito punir os responsáveis, ressarcir os cofres públicos e impor regras de integridade empresarial. Sobretudo, eles contribuem para o desenvolvimento do país ao orientar as empresas no caminho da legalidade e fazem avançar o combate à corrupção ao preservar as conquistas da Lava Jato e criar um ambiente permanente de vigilância e estímulo às melhores práticas empresariais.

Pensando nisso, deve ser criada uma lei que tenha como base a adoção de cinco medidas fundamentais:
1- afastamento cautelar dos dirigentes relacionados às atividades criminosas praticadas em nome da pessoa jurídica;
2- nomeação de um interventor designado pelo juiz para dar prosseguimento às atividades da empresa;
3- estudo sobre o impacto econômico decorrente de possível quebra a ser elaborado por uma equipe técnica que emitirá parecer a ser considerado como condição de procedibilidade para as respectivas ações penais;
4- medidas de recuperação e inclusão da empresa no mercado e em igualdade de condições junto ao poder público; 5- prioridade de julgamento em todas as instâncias e tribunais.

O governo federal, por iniciativa do Congresso Nacional, dispõe das condições para mudar o quadro degenerativo da economia. Promover a proteção dos setores produtivos para a governabilidade. Os benefícios da atuação coesa das instituições poderão ser facilmente percebidos não apenas pelos especialistas, mas também pelo cidadão comum que clama, assim como qualquer brasileiro, pelo bem-estar social. Parece paradoxal quando já descobrimos os caminhos para a recuperação financeira da empresa em crise econômica, não encontremos solução para a crise moral.

*HENRIQUE NELSON CALANDRA, desembargador, é especialista em direito empresarial, professor emérito da Escola Paulista da Magistratura e ex-presidente da Associação Paulista de Magistrados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto