TOKIO MARINE apresenta o mercado brasileiro de seguros para estudantes austríacos

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Tokio Marine Seguradora

José Adalberto Ferrara, Presidente da Tokio Marine. José Adalberto Ferrara, Presidente da Tokio Marine.

Em parceria com a FGV, executivos da Companhia explicaram aos jovens os potenciais de um setor promissor

Como parte da parceria fechada com a Fundação Getulio Vargas (FGV), que visa fomentar a cultura do seguro no Brasil entre jovens e universitários, a Tokio Marine, uma das maiores seguradoras do País, preparou em sua sede, em São Paulo, um evento com palestras de executivos da Companhia para 17 alunos de MBA da Universidade de Innsbruck, na Áustria. O objetivo foi apresentar como funciona o mercado de seguros no Brasil e o grande potencial desse setor, além de mostrar um pouco a estratégia de negócios da Tokio Marine.

“O segmento de seguros tem um amplo espaço para crescer no país, visto que já representa 6,5% do nosso PIB. Assim, precisamos trazer talentos para esse nicho. A visita desse grupo, formado por estrangeiros interessados nas possibilidades do mercado brasileiro, foi bastante importante na medida em que pudemos passar dados bastante atraentes desse mercado, além de tirar diversas dúvidas sobre seu funcionamento, já que se trata de um segmento bastante complexo” afirma Masaaki Itakura, Diretor Executivo de Estratégia Corporativa da Tokio Marine.

Para entrar no clima do encontro, Itakura iniciou sua palestra contando um pouco sobre a Tokio Marine no mundo. Mostrou aos estudantes austríacos a meta agressiva da Holding de, desde o ano 2000, investir pesado nos negócios internacionais, incluindo as iniciativas no Brasil. Nesse cenário, o grupo conseguiu que seus negócios internacionais passassem de 3% de seu faturamento total, em 2002, para 43% em 2016.

Masaaki Itakura, Diretor Executivo de Estratégia Corporativa da Tokio Marine.

Ao abordar o mercado segurador do Brasil, o Diretor Executivo explicou aos jovens que sempre houve um crescimento do setor maior do que a inflação, mas que, em 2015 e 2016, esse número passou a ficar abaixo. A crise econômica que o País enfrenta foi o principal fator desse resultado. “De toda forma, já vemos um movimento positivo nesse sentido já para 2017. Estamos confiantes de que, neste ano, teremos uma retomada no desenvolvimento do setor, voltando a crescer acima da inflação”, diz Itakura.

O executivo finalizou sua participação no evento apresentando a Tokio Marine no Brasil. Os alunos da Universidade de Innsbruck conheceram a Companhia, que é o 3ª maior país do grupo, a 5ª maior seguradora do mercado brasileiro incluindo bancos¹ e a 2ª maior seguradora do mercado brasileiro excluindo bancos². Em 2016, a Empresa, no Brasil, emitiu mais R$ 4,11 bilhões em prêmios. Além de prestar serviços para 23 mil Corretores e Assessorias e possuir 1.700 Colaboradores distribuídos em 72 Unidades de Negócios, a Tokio Marine está presente em todas as regiões do Brasil, o que garante um excelente atendimento em todo o território nacional. “Nós somos uma corporação com soluções completas para todos os segmentos. Desenvolvemos os nossos produtos em cima das necessidades mais específicas de nossos Clientes e contamos com um time de Colaboradores, Corretores e Assessorias extremamente preparado para atender às expectativas dos consumidores em todas as esferas do nosso negócio”, conta o Diretor.

Um dos pontos que Itakura destaca para o sucesso interno da Companhia é a atenção a esses Colaboradores. “Pessoas são a chave para um bom negócio”, afirma. Com índice de satisfação de 91%, os funcionários da Tokio Marine são engajados e motivados com treinamentos, reconhecimento e flexibilidades de horário e agenda. Há, além disso, uma preocupação constante da Seguradora de entender em quais aspectos pode se aprimorar para oferecer um ambiente ainda mais satisfatório. O mesmo empenho se aplica para o índice de satisfação de Clientes e Corretores da Empresa, que já chega a 98%.

“O seguro é um produto intangível, não palpável. O papel de uma seguradora é garantir segurança e tranquilidade para as pessoas. Então, buscamos cada vez mais angariar parceiros, como a FGV, para nos ajudar a disseminar esse nosso core business e mostrar que o mercado de seguros está maduro, pronto para assumir ainda mais desafios e crescer continuamente”, diz o Diretor Executivo.

Após a palestra de Masaaki Itakura, os estudantes fizeram um tour pelas instalações da Seguradora e conheceram as áreas de negócios da Companhia e seus gestores, que explicaram a eles brevemente como funciona cada um dos braços da Empresa. Para finalizar um dia cheio de aprendizados, o Presidente José Adalberto Ferrara sentou com os jovens para um bate-papo descontraído. Ferrara contou sobre seus anos de trabalho na Companhia, suas conquistas pessoais e a alegria e satisfação de fazer parte de uma Empresa que contribui tanto para o desenvolvimento de um mercado tão importante para o Brasil.

“Gostaria de endossar as palavras de Itakura e agradecer imensamente à Fundação Getulio Vargas pela oportunidade que temos de atingir um público tão específico, que não conseguiríamos sem essa parceria. Expor para esses jovens todo o potencial de um segmento que representa tanto para o Brasil e fazer mentes brilhantes enxergarem o setor de seguros como um possível mercado de trabalho é uma conquista para a Tokio Marine”, comenta o Presidente da Companhia.

¹Desconsiderados os ramos de saúde e previdência, nos quais a empresa não atua

²Fonte: Susep, Jan a Nov/2016

Sobre a Tokio Marine Seguradora:

A Tokio Marine Seguradora S.A. é uma das maiores companhias de seguros do Brasil e do mundo. É subsidiária da Tokio Marine Holdings, o mais antigo conglomerado securitário japonês. Fundada em 1879, possui operações em 38 países e tem sua matriz mundial localizada em Tóquio, no Japão. No Brasil desde 1959, a Tokio Marine coloca à disposição do mercado nacional um amplo leque de soluções para Clientes Pessoa Física e Jurídica, por meio de uma estrutura com 72 unidades de negócios, com sucursais e escritórios em todo o País. O portfólio contempla Produtos Massificados, entre os quais seguros Automóvel, Frotas, Residencial, Pessoas, Condomínio e Equipamentos Portáteis (notebooks, aparelhos celulares, tablets, câmeras fotográficas digitais e filmadoras); e Produtos Corporativos, que inclui seguros para Pequenas, Médias e Grandes Empresas, D&O, Riscos Rurais, Habitacional, Transportes, Empresarial, Riscos de Engenharia, Riscos Nomeados e Operacionais, Riscos de Petróleo, Garantia, Responsabilidade Civil, Obras de Arte, Eventos, Equipamentos de uso empresarial e industrial, Náutico e Aeronáutico (inclusive R.E.T.A). Em 2016, foi eleita na 8ª posição como uma das Melhores Empresas para Trabalhar, de acordo com pesquisa conduzida pelo Great Place to Work® Brasil. Para mais informações, acesse: www.tokiomarine.com.br.