Brasil,

Seguro de RCTR-C e a venda “FOB dirigido”

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aparecido Mendes Rocha
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Aparecido Mendes Rocha Aparecido Mendes Rocha

Os termos FOB e CIF utilizados no comércio interno foram herdados das normas criadas pelo Incoterms (International Rules for Interpretation of Trade Comercial Terms). As regras são estabelecidas pela International Chamber of Commerce (Câmara Internacional de Comércio) e servem para adequar a evolução comercial mundial e facilitar a interpretação precisa dos termos utilizados nos contratos de compra e venda.

No comércio interno brasileiro, a venda FOB indica que o comprador tem a responsabilidade de retirar a mercadoria no local indicado pelo vendedor. Na venda CIF, o vendedor se obriga a entregar a mercadoria no local designado pelo comprador, com todas as despesas da entrega pagas, incluindo o frete e seguro.

Algumas empresas utilizam a expressão “FOB dirigido”, uma invenção brasileira que tem como objetivo maximizar o volume de entregas e minimizar custos. Nesse modelo de venda, o remetente não tem a obrigação de pagar o frete e nem o seguro, mas assume esses serviços e utiliza uma transportadora da qual é cliente e repassa o valor do frete ao comprador, ou a transportadora o cobra diretamente. Com relação ao seguro, o embarque deve ser averbado na apólice principal de responsabilidade civil do transportador rodoviário (RCTR-C) contratada pelo transportador, ou do comprador por estipulação, mas em nenhuma hipótese em apólice de RCTR-C estipulada pelo vendedor.

De acordo com o Decreto Lei n. 73 e Circulares Susep, o seguro de RCTR-C é obrigatório. O art. 13 da Lei 11442 que regulamenta as atividades do transportador estabelece que o seguro contra perdas ou danos à carga seja realizado pelo contratante dos serviços (embarcador), eximindo o transportador da responsabilidade desse seguro, ou diretamente pelo transportador rodoviário quando não for firmado pelo contratante. A Resolução CNSP 219/2010 define nos artigos 1º,§ 4º, 19 e 20, que é facultada a estipulação da apólice de seguro RCTR-C por terceiros, no caso, os embarcadores, e expõe as regras para isso.

É importante notar que o comprador de uma mercadoria na condição FOB, independente das obrigações do transportador, também precisa contratar o seguro obrigatório de transporte nacional nas bases previstas em lei.

Aparecido Mendes Rocha, especialista em seguros internacionais


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar