Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Saúde no ambiente de trabalho gera maior produtividade de funcionários

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sala de imprensa Ex-Libris Comunicação Integrada
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Saúde no ambiente de trabalho gera maior produtividade de funcionários

Espaço de convivência, salas climatizadas com direito a vídeo game e até mesa de sinuca no meio de um corredor. A descrição parece ser a de um hotel, mas, na verdade, trata-se de um crescente conceito e forma de se pensar uma empresa.

Está achando estranho? Pois, saiba que modernas companhias têm aderido a essa tendência, reinventando-se quanto às novas formas de estrutura organizacional. Tudo isso em prol do bem-estar e da qualidade de vida de seus funcionários, o que retorna à empresa em maior produtividade.

O conceito foi introduzido no Brasil por multinacionais norte-americanas e, aos poucos, vem sendo adotado também por empresas nacionais, inclusive de portes menores.

“Um funcionário feliz e saudável naturalmente produz mais. As empresas perceberam isso e passaram a investir mais em seu material humano. E esse investimento não se limita aos espaços de descompressão e de sociabilização, também se destinam a ações com influência no aspecto físico do trabalhador”, afirma o educador físico Alex Azevedo, com trabalhos desenvolvidos em controle e qualidade do movimento e consciência corporal.

De fato, estudos revelam cada vez mais a conexão direta existente entre equilíbrio físico e saúde mental com a produtividade do trabalhador. “Nessa linha do corpo são, mente sã, diversas empresas já promovem convênios com academias, estimulando seus trabalhadores à prática de atividade física. Há as que realizam anualmente a semana da saúde, com profissionais à disposição para dar orientações médicas e nutricionais, e até as que realizam avaliações físicas semestrais com seus colaboradores, de forma a incentivá-los a uma vida ativa”, conta Azevedo.

Para empresas que não possuem espaço físico para a criação de ambientes diferentes, uma metodologia que vem sendo usada com maior frequência em atendimento às normas de segurança e saúde ocupacional é a contratação de educadores físicos e de fisioterapeutas. Esses profissionais são capacitados para introduzir programas de sociabilização e prevenção de doenças ocupacionais como LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e DORTs (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), muito recorrentes no ambiente laboral.

“Esse trabalho não exige espaço diferente nem grandes investimentos. Pode ser realizado com a utilização de equipamentos desenvolvidos para a reeducação e reabilitação, tais como bolas terapêuticas e borrachas, e dado no posto de trabalho, muitas vezes usando a própria cadeira e mesa do trabalhador como acessório para auxiliar nessas atividades”, diz o educador físico.

Para Alex Azevedo, esse tipo de cuidado por parte do empresário traz inúmeros benefícios. “Há aumento de potencial produtivo dos trabalhadores, além da redução e prevenção de dores, desconfortos, distúrbios e lesões, responsáveis por grande parte dos afastamentos médicos que resultam em queda da produção e até em processos trabalhistas”.

“Com esses benefícios, as companhias tendem a atender integralmente as designações e diretrizes exigidas pela legislação trabalhista e, inclusive, a serem reconhecidas por suas boas práticas com selos de qualidade. O resultado final é o aumento da satisfação por ambas as partes”, conclui o educador físico.

------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar