Brasil,

Aprenda um pouco mais sobre o Framework Scrum

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Hayala Curto
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

O Scrum é um framework em que as equipes trabalham como uma unidade extremamente integrada com cada membro desempenhando um papel bem definido, eliminando controles desnecessários, inadequados ou burocráticos. A concentração do trabalho está na essência do processo de desenvolvimento de sistemas ou softwares.

“As empresas de desenvolvimento de software estão, cada dia mais, aderindo, o modelo Ágil com a ajuda do framework Scrum.

O Scrum é um framework em que as equipes trabalham como uma unidade extremamente integrada com cada membro desempenhando um papel bem definido, eliminando controles desnecessários, inadequados ou burocráticos. A concentração do trabalho está na essência do processo de desenvolvimento de sistemas ou softwares. Por isso, o Scrum emerge como uma alternativa, principalmente para as organizações de softwares. A metodologia Ágil não está relacionada ao produto, mas ao processo e ao valor de negócio que o produto representa para seus clientes. Essa metodologia possui um manifesto que é balizado por quatro premissas:

Responder a mudanças mais que seguir um plano;
Indivíduos e interação entre eles mais que processos e ferramentas;
Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos;
Software em funcionamento mais que documentação abrangente.
Fundamentado em três pilares (transparência, inspeção e adaptação), o framework Scrum consiste em times e, associado a eles, papéis, artefatos, eventos e regras. Existem três papéis no time Scrum. Nesse grupo de profissionais cada um sabe o que precisa ser feito e como, sem a necessidade de aguardar ordens e, ainda, possuem as competências necessárias para fazer o que tem que ser feito sem dependências que não do próprio time.

Product Owner: responsável por maximizar o valor de retorno do produto para o cliente e fornecer o trabalho para o Development Team. É a pessoa que define os itens que compõem o Product Backlog e os prioriza nas Sprint Planning Meetings. O Scrum Team olha para o Product Backlog priorizado, seleciona os itens mais prioritários e se compromete a entregá-los ao final de um Sprint (iteração).
Development Team: são os profissionais que, ao final de cada iteração, irão entregar uma versão, incrementada, do produto.
Scrum Master: responsável por resolver impedimentos e ajudar o Product Owner e Development Team.
Os artefatos são os documentos que irão prover a transparência para o Scrum Team dos itens que precisam ser feitos para entrega de um produto.

Product Backlog: é uma lista contendo todas as funcionalidades desejadas para um produto e seu conteúdo é definido pelo Product Owner. O Product Backlog não precisa estar completo no início de um projeto. Pode-se começar com tudo aquilo que é mais óbvio em um primeiro momento. Com o desenvolvimento do projeto ele cresce e muda à medida que se aprende mais sobre o produto e seus usuários.
Sprint Backlog: é uma lista de tarefas que o Scrum Team se compromete a fazer em um Sprint. Esses itens são extraídos do Product Backlog pela equipe, com base nas prioridades definidas pelo Product Owner e a percepção da equipe sobre o tempo que será necessário para completar as várias funcionalidades. Cabe a equipe determinar a quantidade de itens do Product Backlog que serão trazidos para o Sprint Backlog, já que é ela quem irá se comprometer a implementá-los.
Definition of Done: documento que explica quais serão as definições para as User Stories.
Burndown: é um gráfico que mostra o andamento do desenvolvimento do Produto. Pode ser usado para monitorar o andamento do Product Backlog, quanto do Sprint Baklog, indicando se ambos serão completados de acordo com o planejamento.
Alguns eventos são descritos no Scrum, cada qual com seu propósito, a fim de evitar reuniões desnecessárias. Esses eventos são chamados de cerimônias. Elas devem ter um tempo máximo de duração (time-boxed). Esses eventos são métodos eficientes para transmitir informações.

Sprint Planning: é uma reunião na qual estão presentes o Product Owner, o Scrum Master e todo o Scrum Team, bem como qualquer pessoa interessada que esteja representando a gerência ou o cliente. Durante o Sprint Planning Meeting, o Product Owner descreve as funcionalidades de maior prioridade para a equipe. A equipe faz perguntas durante a reunião de modo que seja capaz de quebrar as funcionalidades em tarefas técnicas, após a reunião. Essas tarefas irão dar origem ao Sprint Backlog.

Daily Scrum: reunião diária que tem como objetivo disseminar conhecimento sobre o que foi feito no dia anterior, identificar impedimentos e priorizar o trabalho a ser realizado no dia que se inicia, normalmente são realizadas no mesmo lugar, na mesma hora do dia.

Sprint Review Meeting: reunião onde o Scrum Team mostra o que foi alcançado durante o Sprint.

Sprint Retrospective: ocorre ao final de um Sprint e serve para identificar o que funcionou bem, o que pode ser melhorado e que ações serão tomadas para melhorar.

As empresas de desenvolvimento de software estão, cada dia mais, aderindo, o modelo Ágil com a ajuda do framework Scrum. A partir da década de 1990 ele tem sido utilizado para controlar o processo de desenvolvimento de produtos complexos para, consequentemente, entregar produtos mais valiosos para os clientes. Leve e fácil de entender, o Scrum não é um processo ou alguma técnica de criação de um produto e sim um framework na qual podemos empregar diversos processos e técnicas. Quando pensamos no desenvolvimento de algum produto, há um processo de concepção que passa pelo planejamento até chegar à conclusão do mesmo, com softwares não é diferente e foram definidos alguns modelos que representam esses processos, como o modelo Ágil, por exemplo.

------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar