Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

A importância da motivação pessoal para a alta performance

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thema RP
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

A importância da motivação pessoal para a alta performance

Funcionários engajados se dedicam mais e apresentam melhores resultados

Fazer o que se gosta é a chave para o sucesso. Quem trabalha com prazer, trabalha melhor. Infelizmente, em meio a um cenário econômico com números desanimadores de emprego e produção industrial, conciliar esses dois pontos da linha – prazer e trabalho – é um desafio.

A Alta performance está diretamente relacionada à motivação pessoal. Gestores que conseguem conciliar esses dois pontos conseguem não apenas inspirar suas equipes, como melhorar substancialmente os resultados desejados.

Mas como fazer isso? Segundo Mariana Salomão, coach e palestrante de alta performance, tudo começa pelo entendimento do outro. “Para o líder, é extremamente necessário entender o que motiva o funcionário a trabalhar. Compreender o perfil dele.

Às vezes, ele é movido a desafios, então, investir em estratégias que recompensem a performance é uma boa saída. Em outros casos, a percepção de um propósito, de crescimento. As pessoas são diferentes, então, é preciso ter a sensibilidade de entendê-las e se adaptar ao comportamento de cada uma delas.”, explica.

Outro fator que move a motivação é a confiança. Funcionários que gozam de liberdade para opinar, propor ideias e projetos, se tornam mais motivados. Eles precisam sentir que fazem parte do sistema como um todo e que não estão ali apenas operacionalmente. “A liberdade não pode significar abandono. É controlada, mas oferecendo autonomia, o que demonstra confiança no trabalho que ele está fazendo. A liberdade muitas vezes se confunde. O líder presente é aquele que ele tem as habilidades para estar ali orientando a equipe. Em muitas empresas para quem dei consultoria, a maior reclamação não estava necessariamente ligada a salários ou benefícios, mas sim a pouca autonomia.”

Líderes e liderados devem estar atentos aos resultados. Eles são sinais importantes de que algo está fora de ordem e de que a gestão não está sendo eficaz. Falta de produtividade, boicote de informação, falta de proatividade, problemas de saúde da equipe, queda na qualidade de entrega, conflitos internos e, principalmente, falta de comunicação, são pontos que demonstram que o ambiente de trabalho não anda bem.

Para isso, todos os envolvidos devem estar abertos tanto a expor os problemas quanto a receber críticas: “Líderes e liderados precisam se ouvir. Ambos tem que estar abertos para o feedback.

Muitos gestores tem dificuldade em ouvir justamente pela falta de sensibilidade de entender o outro. Quem consegue deslocar seu olhar, identificar as competências pessoais dos liderados e incentivá-las em prol do trabalho que está sendo realizado tem chances muito maiores de atingir resultados de alta performance.

Da mesma forma, quem é funcionário precisa fazer sua autoanálise, saber onde está errando e acertando, parar de culpar os outros e buscar um diálogo aberto com seu superior.”, finaliza Mariana.


Sobre Mariana Salomão
Graduada em Administração de Empresas pela PUCC, especializada em Gestão Estratégica de Negócios pela UNICAMP, Mariana construiu seu histórico profissional em grandes multinacionais.

Mariana é especialista em Alta Performance, sendo certificada como Master Coach pela International Association of Coaching e High Performance Specialist pela High Performance Academy.

Há mais de 15 anos, exerce seu trabalho apoiando a alta liderança na tomada de decisões estratégicas, através do desenvolvimento organizacional e de talentos, aumento de produtividade e todos os demais subsistemas relacionados à gestão estratégica de pessoas para resultados realmente impactantes.

Mariana é especialista em Comportamento Humano, sendo certificada Internacionalmente como Life Coach, Executive Coach, Master Coach e Leader Coach.É também Head Trainer pela canadense LeaderArt®, apoiando o desenvolvimento do método.

Possui as melhores formações da área, nacionais e internacionais, incluindo cursos de Harvard e MIT.

------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar