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Por que a maioria das pessoas e empresas falham ao usar o Marketing Digital

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Por que a maioria das pessoas e empresas falham ao usar o Marketing Digital

O Marketing Digital chegou com toda força no Brasil, mas ainda há pessoas e empresas que estão travadas e com resultados insignificantes. Talvez o motivo seja a grande quantidade de informações aleatórias, talvez a falta de um preparo melhor ou até de uma personalização nas estratégias.

“É praticamente impossível que seu cliente não esteja na internet.

Talvez seja difícil apontar o exato momento na história onde, pela primeira vez, alguém teve que salientar tanto as qualidades de seu produto para convencer um cliente. Mas o que todos sabem é que com todas as revoluções do século XX o bom Marketing se tornou uma ferramenta imprescindível de qualquer empresa. Mas não tenha dúvidas, o século XXI será do Marketing Digital.

O termo foi se popularizando aos poucos desde o começo dos anos 2000, junto com a popularização da internet, e hoje é uma ideia consolidada e quase uma obrigação para qualquer um que queira vender algum tipo de produto. E isso se dá tanto por uma transformação do mercado, quanto do público.

Só no Brasil, de acordo com um levantamento da “We Are Social”, 66% da população está conectada à internet, algo em torno de 139 milhões de pessoas. “É praticamente impossível que seu cliente não esteja na internet”, provoca Hamilton Salem, especialista em estratégias de vendas online, e compara: “Um anúncio de 30 segundos na TV aberta no horário nobre custa mais de meio milhão de reais, e nesses 30 segundos você ainda tem que ter a sorte de seu público-alvo estar ali sentado de frente da televisão naquele exato momento, se encantar com seu anúncio e tomar a ação desejada”.

“Não há margem para erro” aponta Salem e lembra que com “o mesmo valor de uma propaganda na TV aberta você conseguiria um alcance muito mais assertivo em anúncios no Facebook, por exemplo”. Isso sem esquecer que em qualquer rede social esse alcance é altamente segmentado e preciso.

É nesse momento que entra em cena o Marketing Digital. “Ele consegue colocar o que o cliente precisa bem em sua frente enquanto ele está online”, aponta Salem. E isso em um cenário onde, de acordo com os relatórios da “Retailing” de 2014, 81% dos compradores pesquisam na internet antes de fazerem compras.

Por outro lado, pesquisas ainda apontam que somente 22% dos empresários estão satisfeitos com suas conversões, e muitas vezes o erro está na raiz de suas intenções. “As pessoas têm o conhecimento, mas não sabem aplicar isso dentro de seus negócios”, reforça Salem, e aponta: “Um dos grandes problemas talvez seja a falta de um método adaptável”.

Salem lembra que “um dos erros é a existência de vários modelos de marketing digital, mas não adianta simplesmente tentar copiar o que já funcionou para outro”.

De acordo com ele é preciso mesmo que cada empresa encontre o que é melhor para ela, “uma boa estratégia de Marketing Digital alinhada com seu negócio resolve esse problema”, comenta.

“Um especialista em Marketing Digital que entenda realmente de Negócios, e não somente Marketing, ajuda a formatar e apontar a estratégia mais correta para o seu negócio funcionar bem na internet”, afirma Hamilton Salem, e conclui: “é importante ter um acompanhamento e um método aplicável a cada negócio”.

Mas talvez seja o dinamismo do Marketing Digital que mais atrai a atenção nesse método. E é onde a maioria dos negócios erram. Eles focam nas ferramentas, “a estratégia por trás é que demanda a ferramenta adequada para cada caso” lembra Salem, que ainda ressalta o quanto muitas empresas acabam se preocupando muito com a ferramenta e esquecem do processo, “que na verdade é quem irá suportar essa estratégia”.

Já na hora de procurar o melhor lugar para aproveitar o máximo do Marketing Digital, Salem ressalta: “Hoje o principal local onde os clientes estão é mesmo o Facebook. São aproximadamente 108 milhões de usuários no Brasil, então é 100% de certeza que você encontrará seu cliente lá em algum lugar”.

De qualquer modo, Salem ainda recorda que é importante ter cuidado. De acordo com ele, o Marketing Digital “é sempre um meio de levar seu produto e sua marca para as pessoas”, porém contrapõe: “São duas grandes vantagens e uma desvantagem, você coloca sua marca na frente de quem está interessado por ela e ainda por cima atinge milhares desses potenciais clientes através de um custo relativamente menor que em qualquer mídia tradicional”, mas lembra que, por outro lado, “algo errado, um escorregão ou falha, pode prejudicar demais sua imagem”.

“Marketing é você levar a mensagem certa, no momento certo, para a pessoa certa, no local certo”, ressalta Hamilton Salem, que ainda indica que só um profissional que entende de negócios consegue chegar nesse equilíbrio. Mas não deixa de lembrar que existem jeitos de entender e aprender esse caminho, como no Workshop presencial de Vendas Online.

O Workshop de Vendas Online

Acontecerá em São Paulo o Workshop de Vendas Online, comandado pelo especialista em vendas online e estratégias de negócios, Hamilton Salem. Serão dois dias de um programa de imersão que mostrará as possibilidades em torno do aumento de vendas de tanto quem já trabalha com marketing digital e implementa essas opções e soluções, quanto quem ainda não trabalha com isso.

“O objetivo principal é deixar de maneira clara um plano para que as empresas sigam e alavanque seus negócios e resultados através do marketing digital”, confirma o próprio Hamilton Salem, e completa: “O Workshop consistirá de estratégias e processos que já são tratados e validados, mas cada um deles sempre adaptado especialmente para o seu negócio”.

O curso de dois dias tem como público-alvo pessoas e empresas que querem implementar seus negócios utilizando o marketing digital e também aquelas que parecem estar travadas e precisam de um próximo passo para seguirem adiante em suas pretensões digitais. Salem completa lembrando que no Workshop você vai estruturar um plano de 12 meses de vendas online. “Um meio de facilitar essas empresas a encontrarem seus clientes e oferecerem para eles a melhor oferta possível”, afirma.

Além de demonstrar o método de Salem de implementação rápida de Vendas Online, da análise individual dos negócios e possibilidades de cada empresa participante, o Workshop ainda mostrará cases reais e resultados de campanhas e funis de venda que servirão de pontapé inicial para aumentar seus resultados. “Uma maneira estruturada, certeira e comprovada de aumentar sua capacidade de ter mais clientes, com acompanhamento e direcionamento individual” conclui Salem.

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