Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

TERCEIRIZAÇÃO: uma possibilidade para a queda do desemprego no Brasil

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Katia Marchena
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Para o professor da FGV e doutor em administração, Luciano Salamacha, o projeto de terceirização da mão de obra, aprovado na Câmara dos Deputados, faz parte de uma mudança inevitável pela qual o País deve passar nos próximos anos. Com mais de 12 milhões de desempregados no Brasil, a terceirização pode ser a saída para as empresas voltarem a contratar.

De acordo com Salamacha, os números do desemprego mostram que o mais urgente nesse momento é pensar na retomada dos empregos no Brasil, mas que o empresário está com receio de ampliação do quadro de funcionários sem ter certeza que a economia voltará a crescer. As micro e pequenas empresas serão as mais beneficiadas, já que também são as que mais sofrem com o custo fixo do empregado quando há oscilação de seu faturamento. Em vez de ter um quadro reduzido de funcionários, os empresários poderão ousar mais, contando com o reforço temporário vindo das terceirizadas.

O especialista em gestão de negócios pontua algumas possibilidades com a terceirização:

- Os direitos do trabalhador não serão respeitados?
A terceirização estará regulamentada nas leis trabalhistas vigentes hoje. Mesmo que em uma empresa terceirizada, os direitos são mantidos pela solidariedade passiva inerente a quem cria a terceirização, em caso da empresa terceirizada não honrar com os compromissos trabalhistas.

- Qual o futuro das relações trabalhistas no Brasil?
A terceirização das atividades consideradas "meio", como segurança, limpeza, entre outras, já está consolidada no Brasil. A terceirização das atividades "fim" permitirá a geração de empregos pela possibilidade que um mesmo profissional (ou um grupo de profissionais reunidos em uma empresa) terá de compartilhar suas habilidades na realização de atividades produtivas para mais de um contratante de forma livre.

-O funcionário de uma empresa terceirizada pode vir a ganhar menos?
O que se observa nos últimos anos é a redução do número de profissionais e a manutenção da carga de trabalho. Na medida em que a terceirização da atividade fim é possível, mais postos de trabalho podem ser mantidos, ainda que com um salário menor em uma empresa terceirizada. Porém há regras para que essa mudança aconteça. Além disso, quando ocorrer a retomada da economia e elevação do nível de emprego melhore, a consequente escassez da mão de obra provocará uma adequação dos salários para cima sob pena das empresas terceirizadas não conseguirem manter um bom quadro de profissionais.

-O que os trabalhadores ganharão com a terceirização?
Hoje o trabalhador sofre com a insegurança quanto ao futuro do seu emprego por conta da recessão no Brasil. O medo de ser demitido é real. É preciso dar condições de se manter o nível de emprego no Brasil e ainda voltar a gerar postos de trabalho. Muitos profissionais, principalmente com maior qualificação técnica, buscam se tornar terceirizados para obter qualidade de vida com horário flexível e remuneração pela tarefa e não pelo número de horas disponibilizadas ao contratante. A terceirização pode ampliar ainda mais essa possibilidade para um número de pessoas cada vez mais preocupada com a qualidade de vida.

-O que as empresas ganham com a terceirização da atividade fim?
As empresas poderão contar com flexibilidade para incrementar mão de obra por períodos em que há mais demanda. As empresas terceirizadas podem manter uma equipe para atender várias empresas. Isso permitirá a manutenção da estabilidade do emprego nas empresas terceirizadas em vez de gerar contratações e rescisões sazonais nas organizações que hoje não podem terceirizar.

Salamacha também é Mestre em Engenharia de Produção, com MBA em Gestão Empresarial e Pós-Graduação em Gestão Industrial. É palestrante, professor em programas de Pós-Graduação e Mestrado em instituições de ensino no Brasil, Argentina e EUA. Docente no Instituto Olímpico Brasileiro e na FGV Management, onde foi por sete anos considerado o melhor professor de Estratégia de Empresas nos MBAs, e um dos poucos professores que foram laureados para o Quadro de Honra de Docentes.
Seu site é www.salamacha.com.br.

------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar