6 dicas para sua campanha de crowdfunding ser um sucesso

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sing Comunicação de Resultados

6 dicas para sua campanha de crowdfunding ser um sucesso

Candice Pascoal, CEO e fundadora da Kickante, maior plataforma de financiamento coletivo do Brasil, diz que “sempre explicamos para os criadores que o que determina o sucesso do projeto, independente da categoria que ele faz parte, é a garra e dedicação do empreendedor’. Por isso, o criador da campanha precisa estar ciente que não basta criar a campanha e torcer para que as pessoas resolvam acessar o site e contribuir com sua ação, é necessário que o criador dedique um tempo do seu dia para divulgar a campanha (em redes sociais, para familiares e amigos, por e-mail, etc). Por todo o período em que a campanha estiver no ar, é preciso foco e um tempo diário para a divulgação.

O financiamento coletivo é uma forma de arrecadação onde qualquer pessoa pode colaborar com o valor que puder para que uma meta, sonho ou projeto seja realizado. Por exemplo: se você quer criar seu próprio negócio, mas ainda não tem a quantia suficiente para iniciá-lo, pode lançar uma campanha de financiamento coletivo e pedir ajuda para as pessoas que acreditam no potencial do negócio - é o que chamamos de financiamento das multidões.

Hoje, a Kickante é a maior plataforma de financiamento coletivo do país, pois em seu terceiro ano de vida, em 2016, a empresa voou em céu de brigadeiro: foram R$ 18,4 milhões financiados para viabilizar um total de 24,7 mil projetos, entre ações sociais, culturais e de empreendedorismo. No total de seu histórico, os números são ainda mais agressivos: 51,1 mil projetos viabilizados, com os mais de R$ 40 milhões levantados.

Para ajudar quem busca entrar no mundo do crowdfunding, Candice lista seis importantes ações que fazem com que uma campanha de financiamento coletivo seja um sucesso:

1) Título da Campanha

O título é o primeiro ponto de encontro dos seus futuros contribuidores com a sua campanha. Ele deve ser curto e direto. Deve explicar em poucas palavras qual é o objetivo de sua campanha e também convencer e convidar o leitor a clicar.

2) Recompensas
As recompensas em arrecadação de fundos são a chave do negócio. Elas devem ser criativas e generosas. Navegue por outras campanhas no nosso site para inspiração ou fale conosco pedindo dicas. A regra de ouro? Pense: eu compraria esta recompensa? Ela vale o valor de contribuição que estou sugerindo? Sempre recomendamos que tenha entre 3 a 6 recompensas, começando com uma recompensa básica de 10 ou 20 reais, e terminando com uma recompensa VIP para empresas ou filantropistas de plantão.

3) Escrevendo o Texto de sua Campanha
Essa é a hora de defender o porquê de merecer a contribuição. O texto deve ser objetivo e convencer quem está lendo. Fale sobre a campanha, o que ela pretende, qual o resultado final, em que o valor arrecadado será usado. Coloque texto, imagens, vídeos, tudo o que puder enriquecer a sua campanha. Dica: campanhas com vídeos arrecadam mais do que campanhas sem vídeos. O vídeo é uma forma do contribuidor conhecer o criador da campanha e se sentir mais próximo dele.

4) Mídias Sociais
É aqui que seus contribuidores poderão saber mais sobre você e ganhar mais confiança para contribuir para sua campanha de financiamento coletivo. Listar suas mídias sociais mostra a quem te conhece que esta é de fato a sua campanha, e mostra para quem não te conhece que você existe e tem um networking que te apoia.

5) Prazo
Estabeleça um prazo para o fim da campanha lembrando que nosso prazo limite é de 60 dias. Dica Kickante: Recomendamos que mantenha sua campanha entre 40 e 45 dias.

6) Meta
É muito importante escolher uma meta realista. Coloque como meta o valor mínimo que você precisa. Desta forma, se manterá motivado durante a campanha, pois saberá que pode alcançar a meta. Com uma meta realista, também poderá adquirir mais contribuições de pessoas que sentirão que seus 10 ou 20 reais farão diferença. Dica Kickante: Ao decidir a sua meta, faça um cálculo rápido. Criamos a fórmula abaixo para lhe ajudar no cálculo, use-a como referência, e a adapte à sua situação, adicionando ou ignorando o que lhe convir.
O número encontrado dá uma ideia da quantidade média de pessoas que deverão doar para a sua campanha ser bem sucedida. Você deve esperar que ao menos 50% dos doadores venham da sua rede de familiares, fãs, conhecidos ou amigos. Obs.: veja que não mencionamos aqui o custo real (e importante!) a ser considerado para o envio de recompensas pelos Correios, caso você decida oferecer recompensas que serão enviadas por Correio. Considere esse custo quando você definir o valor que precisa receber para o envio de cada recompensa. Assim fica mais transparente, menos oneroso e bem mais fácil de calcular!

Vamos lá!

Adicione tudo o que precisa para seu projeto ir para frente (custos de produção + custos de execução)

+

Some a isso os custos administrativos de arrecadação de fundos (as taxas administrativas da Kickante, ver aqui)

+

Para finalizar o custo total, adicione percentual para margem de erro.

Depois, divida o valor desejado por 50 reais.

Sobre a Kickante

Fundada em outubro de 2013, a Kickante é a maior plataforma de financiamento coletivo do Brasil, focada em projetos sociais, culturais e fomento ao empreendedorismo. Desde sua criação, já lançou mais de 51 mil campanhas e captou mais de R$ 40 milhões. Hoje, a Kickante detém o recorde de maior arrecadação da América Latina - R$1.006.990,95 captados para a campanha Santuário Animal. A Kickante é a primeira no País a trabalhar com campanhas flexíveis, permitindo assim que projetos que não possuem um valor mínimo possam ser beneficiados a partir de qualquer valor arrecadado.

Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros