Brasil,

Programa de Parceria de Investimentos pode ajudar o País a retomar o caminho do crescimento, aponta FecomercioSP

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Assessoria de imprensa FecomercioSP
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Programa de Parceria de Investimentos pode ajudar o País a retomar o caminho do crescimento, aponta FecomercioSP

Segundo a Entidade, diante do desequilíbrio das contas públicas, a única forma de resolver a questão da infraestrutura é por meio de concessões, privatizações e Parcerias Público-Privadas (PPPs)

A capacidade de crescimento de um País é fortemente influenciada pelas condições de sua infraestrutura, sendo que os investimentos nesta área estão diretamente relacionados ao desenvolvimento econômico, porque são complementares aos investimentos privados. Apesar dessa importância, verifica-se que no Brasil os investimentos em infraestrutura (como porcentagem do PIB) vêm declinando sistematicamente ao longo dos últimos anos com a queda se acentuando em 2015/16 em função da crise fiscal.

Enquanto na década de 1970 os investimentos em infraestrutura no Brasil representavam 5,4% do PIB, caindo para 3,6% na década de 80, a partir dos anos 90 o montante investido se estabilizou pouco acima dos 2% (1990/00 - 2,3%; 2000/10 - 2,2% e 2011/14 - 2,2%). Já nos últimos dois anos (2015 e 2016), o investimento brasileiro em infraestrutura alcançou o pior desempenho da história, com apenas 1,7% do PIB. De 1992 a 2015, em média, foram investidos 2,2% do PIB nacional em infraestrutura, enquanto outros países aportaram muito mais que isso, com destaque para a China (8,5%), países emergentes (5,1%) e Índia (4,7%).

Diante da deterioração das contas públicas, e consequente falta de recursos para investimentos, o Governo Dilma procurou colocar em prática um programa de concessões/privatizações, mas esbarrou no desinteresse do setor privado. Além de questões políticas, a deficiência de gestão, a falta de segurança jurídica, projetos incompletos e distantes da realidade do País, marcos regulatórios instáveis, mudança de "regras do jogo" (ex. energia elétrica), estabelecimento de taxas de retorno incompatíveis com o risco da atividade e ineficiente atuação das agências reguladoras, desencorajaram os investimentos privados.

Para corrigir estas falhas, a Medida Provisória (MP) 727, editada no primeiro dia do governo interino de Michel Temer, criou o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), visando estimular a contratação de parcerias entre o Poder Público e o setor privado, por meio de concessões, privatizações e PPP´s.

Segundo a assessoria econômica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o programa é fundamental para a retomada dos investimentos e do crescimento do País e deve ser apoiado. Mesmo que ainda enfrente desafios ao longo deste e do próximo ano, por conta do financiamento dos projetos, questões ambientais e agilidade dos processos, a Entidade elenca uma série de virtudes que o PPI vai trazer ao País.

De acordo com a Federação, a única forma de resolver a questão da infraestrutura é através de concessões, privatizações e PPP's, e o PPI veio para corrigir as distorções verificadas no programa do governo anterior ao propor maior segurança jurídica, menor intervenção estatal, projetos mais realistas e Taxa Interna de Retorno (TIR) definidas pelo mercado. Já para a problemática relacionada à agilidade dos processos burocrático, a FecomercioSP entende que há uma demanda por parte da sociedade no sentido de agilizar os projetos de concessão, que, sem dúvida, trariam impactos positivos sobre o nível de atividade econômica.

O Programa, portanto, deve ser apoiado, pois a Entidade pondera que seu sucesso também estará relacionado à consolidação dos fundamentos macroeconômicos do País.

Especial PPP
A FecomercioSP acredita que as Parcerias Público-Privadas podem ser uma boa ferramenta para ajudar a desenvolver o Brasil em diversos setores, pois possibilitam a união do Governo e das empresas na realização de grandes obras, como rodovias, ferrovias, hospitais, etc. Para esclarecer e promover o debate sobre a necessidade de aprimoramento da Lei, a Entidade ouviu especialistas em PPP, empresários e representantes do Poder Público e Judiciário e disponibilizou o conteúdo em um especial digital, que pode ser acessado pelo link: http://www.fecomercio.com.br/ppp

Integram o projeto da FecomercioSP diversos especialistas: Bruno Ramos Pereira (coordenador do PPP Brasil); Sergio Lazzarini (professor titular de Organização e Estratégia do Insper); Márcio Fernandes Elias Rosa (procurador-geral de Justiça de São Paulo), Antonio Lanzana (presidente do Conselho de Economia, Sociologia e Política da FecomercioSP); Maurício Portugal (advogado especialista em PPPs); Adriano Pires (diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura); Mario Lutterbach (sócio da PwC e especialista em PPP e infraestrutura); Alberto Zoffmann (consultor e representante local do Flughafen Zurich AG); Isadora Chansky Cohen (responsável pela Unidade de PPP do Estado de São Paulo), entre outros.

Sobre a FecomercioSP
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é a principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Congrega 157 sindicatos patronais e administra, no Estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A Entidade representa um segmento da economia que mobiliza mais de 1,8 milhão de atividades empresariais de todos os portes. Esse universo responde por cerca de 30% do PIB paulista - e quase 10% do PIB brasileiro - gerando em torno de 10 milhões de empregos.

------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar