Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Importadoras paulistas devem ficar atentas com ofertas de ICMS abaixo do estabelecido pelo Fisco

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  SANTOSPRESS COMUNICAÇÃO INTEGRADA
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Independente do estado por onde é feita a importação, empresas de SP devem pagar tributo de 18%, caso contrário é configurada fraude

Importadoras do Estado de São Paulo vêm recebendo ofertas de trading companies (empresas comerciais que atuam como intermediárias entre fabricantes e compradoras em operações de importação e exportação) para pagamento de ICMS de 6% na importação, valor muito abaixo dos 18% exigidos em terras paulistas. O que parece um bom negócio para contenção de despesas pode virar um grande pesadelo caso a Secretaria da Fazenda tome conhecimento desse tipo de operação e aplique um auto de infração, que dependendo do valor pode até levar à falência do negócio.

Quando uma empresa deseja importar mercadoria ou matéria-prima e não possui os meios para fazer isso diretamente com o vendedor, é necessário que ela contrate uma empresa intermediária, que pode fazer a operação por encomenda ou por conta e ordem de terceiros. No primeiro caso, a trading compra a mercadoria e a vende para o adquirente; no segundo é o próprio adquirente que faz o pagamento da compra, mas todo o trâmite para o processo é feito pela trading, e é nessa modalidade que os importadores devem ficar atentos.

"Muitas trading companies têm oferecido ICMS de 6% porque importam a mercadoria por outros estados. Isso vem sendo muito feito em Santa Catarina por causa do seu Regime Especial, que permite ICMS de 1% a 3% na importação. Com isso, os honorários mais o valor que falta para os 6% fica de lucro para as tradings, que não informam aos importadores que para a Fazenda paulista não é relevante por onde foi feita a importação e sim onde está estabelecido o real adquirente da compra. Mesmo que tentem simular a operação por uma aparente filial no estado importador, é configurada fraude e o Fisco está autuando esse procedimento de forma rígida", explica o economista Hamilton Marques, também diretor da Global Assessoria Empresarial, com sede em Santos e na capital.

Para que as empresas não caiam em promessas e sofram com prejuízo é importante que procurem a Secretaria da Fazenda ou o posto fical mais próximo e verifique se a operação é legal e se poderá trazer autuação. "É possível fazer todo o trâmite de forma mais econômica, mas existem meios legais para isso. São Paulo possui benefícios fiscais que ajudam os importadores e elaboramos estudos que facilitam a obtenção desses Regimes Especiais sem demora. Temos casos em que Secretaria concedeu 100% de redução do ICMS, o que fortaleceu o caixa da empresa e aumentou sua competitividade no mercado", esclarece.

Ainda segundo o especialista, muitos importadores não se beneficiam dos Regimes Especiais porque não têm conhecimento adequado da legislação, que é complexa e extensa. Como acabam tendo um custo excessivo de tributos, são levados a praticar atos ilegais por intermediários aventureiros.

"É o famoso o barato sai caro. O importador lesado pode entrar com uma ação regressiva contra a trading, mas para a Fazenda é indiferente se ele não sabia da ilegalidade da operação. As consequências são terríveis, porque a lei de execução fiscal é mais rápida do que a discussão sobre a validade do auto de infração", finaliza Marques.

Sobre Hamilton Marques
Economista, foi julgador Tributário Chefe da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. Consultor de órgãos de classe e empresas nacionais e estrangeiras, é também diretor da Global Assessoria Empresarial, com sede em Santos e São Paulo.


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar