5 Soluções para corte de gastos na sua empresa

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vitória Calegari

5 Soluções para corte de gastos na sua empresa

Organização e planejamento são alguns dos fatores principais para quem visa economizar e cortar os gastos de uma empresa.

Um dos principais problemas quando abordamos a redução de gastos é a falta de gerenciamento na gestão. Afinal, ter uma boa gestão contribui — e muito — para que seja possível fazer alguns cortes inteligentes na empresa, sem que nenhum deles impacte diretamente no bem-estar do funcionário.

Além disso, claro, existem também outros detalhes que podem fazer a diferença na hora de cortar os gastos. Veja só as cinco soluções que separamos para você.

Solução 1: Diminua os gastos com materiais de escritório

Na maioria das vezes, um dos gastos mais excessivos de uma empresa se concentra na parte do escritório. Materiais para escritório, impressões e xerox são recordes de investimento, mas que nem sempre são usados com cautela. Os custos desses materiais são desconhecidos pelos colaboradores e, por isso, na maioria das vezes, acabam sendo desperdiçados muito rapidamente.

Desenvolver uma política de consciência ambiental pode ser um bom caminho para que a sua empresa diminua os gastos com papéis. Usar apenas o que é estritamente necessário é a chave para cortar os gastos e continuar entregando e realizando os mesmos serviços.

Solução 2: Estimule o uso de copos retornáveis

As pausas para o café também podem estar te trazendo prejuízos. Sabe aquela hora do dia em que todo mundo decidi tomar um cafezinho e acaba com a lixeira cheia de copos descartáveis? Pois é. O consumo de café em si não é o problema, porém o consumo excessivo de copos descartáveis sim.

Uma boa solução para diminuir os gastos na sua empresa, é estimular que os seus colaboradores tragam seus próprios copos, garrafas e xícaras. Porém, se você quer surpreendê-los, presenteie-os com xícaras ou canecas — deste modo, além de reduzir os gastos com copos descartáveis, ainda motiva os seus funcionários com um presentinho fora de época.

Solução 3: Valorize a luz natural e desligue as fontes de energia desnecessárias

Outro problema muito comum em grandes, médias e pequenas empresas é o uso indiscriminado na energia elétrica. Aprenda a valorizar a luz solar, mantendo as luzes que são desnecessárias apagadas. Desligar os computadores e os aparelhos eletrônicos (durante o horário do almoço e durante a noite) também é uma ótima opção para reduzir os gastos.

Ar Condicionado também deve ser usado com cautela. Eles são um dos aparelhos que mais consomem energia elétrica e que fazem a conta do final do mês chegar às alturas. Maneire o uso entre os seus funcionários e deixe claro que o ar condicionado não é luxo algum, mas sim um aparelho para melhorar a qualidade do trabalho na empresa.

Solução 4: Troque a cesta básica pelo vale alimentação

Nos últimos anos, a troca das cestas básicas pelos famosos cartões de alimentação aconteceu em quase todas as empresas. E não só pelo trabalho que tinha de ser feito pelos colaboradores para levá-las para a casa todo final de mês. Além da praticidade para os colaboradores, a troca delas tem uma justificativa muito justa: a de corte de gastos.

Você sabia que todo o valor destinado a custear refeições não está sujeito a tributações fiscais? Além disso, o valor recebido para alimentação não interfere no recolhimento do FGTS e no cálculo de verbas rescisórias em caso de demissão.

Cartões para alimentação, como o Vale Alimentação e o Vale Refeição são ótimas opções para quem quer diminuir os gastos da empresa. E mais, empresas cadastradas no PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador) possuem incentivo fiscal por parte do Governo Federal. Mais uma boa justificativa para fazer a troca da cesta básica pelo cartão alimentação.

Solução 5: Motivação no trabalho e a redução de Turnover

Aquela velha história de que funcionário motivado trabalha melhor é totalmente verdadeira. Por isso, é muito importante manter uma rotina com os seus colaboradores.

Na última pesquisa divulgada sobre as taxas de turnover, houve o apontamento de seis motivos principais pelos quais os funcionários pedem demissão, entre elas aparecem: pouco espaço para crescer profissionalmente, má liderança, falta de desafios, salários baixos e pouco reconhecimento.

Para combater as taxas de pedidos de demissão na sua empresa, é indispensável que haja uma boa gestão de benefícios — fazendo com que os seus funcionários se sintam valorizados e deem sempre o melhor pela sua empresa.

Gostou de saber um pouco mais sobre como diminuir os gastos na sua empresa? Acesse agora o blog “Meu Mundo RH” , da VB, e encontre dicas sobre redução de custos, motivação empresarial e melhora do ambiente de trabalho.

Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros