Brasil,

SOMPO SEGUROS : História de superação e solidariedade por meio do esporte encerra Websérie Você Sempre Bem

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  William Parron
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Neide Santos Neide Santos

Apaixonada por corrida, Neide Santos criou o Vida Corrida após morte do filho. Hoje o projeto atende centenas de crianças e adultos e visa integrar a comunidade e promover a cidadania no bairro Capão Redondo, na capital paulista

São Paulo, março de 2017 – Um exemplo de superação, cidadania e transformação por meio do esporte foi o tema escolhido como o sexto episódio da Websérie Você Sempre Bem (http://bit.ly/VSBep06), uma campanha da Sompo Seguros S.A. que apresentou semanalmente relatos de pessoas que superaram dificuldades, conquistaram objetivos que não só mudaram suas vidas, mas também os estimularam a fazer do próprio exemplo uma ferramenta de transformação. O episódio que encerra a série traz o relato de Marineide dos Santos, conhecida como Neide, que em sua paixão pelas corridas encontrou uma forma para superar o drama da perda de um filho ao mesmo tempo em que atua pela mudança social por meio do Projeto Vida Corrida, que promove a inclusão social, saúde, autoestima e qualidade de vida para as meninas e mulheres do bairro Capão Redondo, na zona Sul da capital paulista, por meio do atletismo na modalidade corrida de rua.

Mudança social com os pés e o coração

O lema da Associação de Moradores Adventista da Cohab, “Mudança social com os pés e o coração”, reflete um pouco da história de vida de sua fundadora, Neide Santos. Baiana de Porto Seguro, conheceu o esporte aos 14 anos por meio de aulas de educação física na escola. Esse era seu único lazer, já que assim que a aula terminava, tinha que voltar para casa para trabalhar e cuidar dos irmãos. Certa vez, um professor de educação física a chamou para substituir uma aluna da escola numa competição de revezamento 4 x 100. Com as explicações básicas sobre a modalidade, sobre a qual não conhecia muito, ganhou sua primeira medalha. Daí decidiu: iria correr para o resto da vida e colecionar um monte de medalhas.

Mesmo com o incentivo do professor, que dizia que ela poderia vir a ser uma medalhista olímpica, Neide teve que abandonar os treinos para cuidar dos irmãos e trabalhar. Aos 20 anos, ficou viúva com um filho pequeno para criar. Casou-se novamente e teve outros dois filhos. Em 1998, as mulheres da comunidade do Capão Redondo a convidaram a ensinar-lhes a corrida no Parque Santo Dias, local em que praticava a atividade física. Então formou seu primeiro grupo de corrida.

Vendo sua atuação com as mulheres, um de seus filhos sempre lhe pedia para atender às crianças da comunidade, que ao seu ver, estavam "se perdendo" pela falta de orientação e atividades de lazer. Esse mesmo filho morreu em setembro de 2000 em decorrência de um assalto praticado por um menor de idade. Em seu momento de luto, Neide decidiu: teria de reescrever sua própria história.

Com a ajuda das mulheres do grupo de corrida, Neide começou a atender às crianças do bairro. Dessa forma o Projeto Vida Corrida, que começou oficialmente em 1999, e contava com 6 integrantes; conta atualmente com mais de 350 participantes, dentre esses 87% são mulheres e meninas com idade entre 4 e 80 anos. Os treinamentos de corrida de rua acontecem dentro do Parque Santo Dias, no bairro do Capão Redondo, zona Sul da cidade de São Paulo. As atividades desenvolvidas reforçam o vínculo comunitário entre os participantes e contribuem para fortalecer os laços familiares, uma vez que as mães convidam outros membros da família para participar. Além disso, promove uma interação entre os moradores com o parque e o equipamento público. A relevância do projeto já foi reconhecida em diversas oportunidades, a exemplo da 10ª edição do Prêmio Anu, que é um prêmio realizado pela Central Única das Favelas (CUFA) cujo intuito é destacar todos os tipos de ações ocorridas dentro de favelas brasileiras, que contribuam para o desenvolvimento humano e social da comunidade, entre outros. Em 2016, Neide teve a oportunidade de conduzir a tocha olímpica. “Com tudo isso realizado, não só eu, como uma comunidade inteira começou a se sentir importante. Esses acontecimentos fizeram com que todos vissem que o que a gente faz é relevante. E continuamos trabalhando para continuar a conquista diária: num passo na frente à frente do outro”, considera.

Websérie

A Websérie Você Sempre Bem é mais um passo da Sompo Seguros de se valer de novas ferramentas narrativas em seus canais de comunicação a fim de estabelecer um ciclo de comunicação com o consumidor, traduzindo o conceito da companhia “Você Sempre Bem” por meio de histórias de empoderamento, que estimulem atitudes positivas que mudam o mundo. Criada pela RMA Comunicação, a série é publicada em episódios semanais – sempre às quartas-feiras, entre 25 de janeiro e 1 de março – e apresenta relatos de seis pessoas que superaram dificuldades, conquistaram objetivos que não só mudaram suas vidas, mas também os estimularam a fazer do próprio exemplo uma ferramenta de transformação. Esportistas, cineastas, agentes sociais, comunicadores e educadores relatam suas jornadas, com percalços e vitórias, e a forma como essas experiências contribuíram para que se tornassem agentes de mudança em prol do bem comum. Como mote, os vídeos começam sempre com as questões “O que te move?”, “O que te faz ir além?”, “O que te faz bem?”, para levar a audiência à reflexão. Além de estarem disponíveis no Canal do Youtube da Sompo Seguros, os vídeos também serão compartilhados em todas as redes sociais da seguradora, com a hashtag #vocesemprebem. Para conferir o vídeo no Facebook, acesse http://bit.ly/SSBFCB.

O primeiro episódio da websérie (http://bit.ly/VSBep01) traz uma história de empoderamento por meio do esporte, do atleta paralímpico Marco Aurélio Borges, que se tornou atleta profissional com vários títulos e representações do Brasil em campeonatos internacionais – como Jogos Parapan-Americanos e Parolimpíadas – após perder a perna por conta de um acidente de trânsito.

Já o segundo episódio da websérie (http://bit.ly/VSBep02) apresenta o depoimento da jornalista e técnica em Produção Audiovisual Priscila Pacheco, que coordena o projeto de educomunicação Janela Periférica (http://janelaperiferica.com.br/), por meio do qual se vale de recursos do jornalismo, cinema e educomunicação para estimular o senso crítico e criador de crianças da periferia de Curitiba (PR) e, consequentemente, possibilitar uma nova visão sobre a imagem, a formação do olhar e a transformação social.

O terceiro episódio (http://bit.ly/VSBep03) traz o relato de Vandeir Vioti dos Santos que aliou a paixão pela matemática, uma didática diferenciada e o espírito inovador para criar a plataforma online Calcule Mais (http://calculemais.com.br), por meio da qual ensina matemática gratuitamente.

O quarto episódio (http://bit.ly/VSBep04) apresenta o educador Marcos Grangeiro, que a partir de um despertar para a relevância das questões ambientais fundou a Guaranature – Olhos da Natureza (http://guaranature.blogspot.com.br/), Organização Não Governamental (ONG) por meio da qual ministra palestras, realiza ações de educação ambiental e mobiliza voluntários em torno de projetos de registro e conservação da natureza.

O quinto episódio (http://bit.ly/VSBep05) aborda a atuação do jornalista e escritor Vagner de Alencar, que encontrou na educação e no jornalismo os meios para caminhar por uma nova trajetória em sua vida, bem como contribuir o desenvolvimento de uma visão crítica em jovens estudantes do ensino médio de escolas públicas e também com projetos de jornalismo cidadão, que dão representatividade à periferia.

Até o momento a websérie Você Sempre Bem já alcançou a marca de 4 milhões de visualizações em seus diversos canais somente nos episódios veiculados até o momento.

FICHA TÉCNICA:
Nome da campanha: Websérie Você Sempre Bem
Cliente: Sompo Seguros
Agência: RMA Comunicação
Coordenação: Rita Sastre
Planejamento: Humberto Bassi
Social Media: Humberto Bassi
Produtora: Opala Filmes
Diretor: Otávio Sgarzi
Atendimento Produtora: Fernanda Guidio
Produtor(a) Executivo(a): Eriel Civali
Diretor(a) de Fotografia: Ricardo Beltrami
Diretor(a) de Arte: Felipe Nicoletti
Montagem: Felipe Maielo
Finalizador(a): Felipe Maielo
Finalização: Felipe Maielo
Produtora de Som: Opala
Aprovação: André Gouw

Sobre a SOMPO Seguros S.A

A Sompo Seguros S.A. é uma empresa do Grupo Sompo Holdings, um dos maiores grupos seguradores do Japão e do mundo. Resultado da integração das operações da Marítima Seguros, companhia fundada em Santos em 1943, e da Yasuda Seguros, que está no Brasil desde 1959; a companhia atua nas áreas de Seguros Corporativos (Auto Frotas, Transportes, Vida em Grupo, Acidentes Pessoais Coletivo, Empresariais Segmentados, Riscos Diversos, entre vários outros) e Pessoais (Auto, Residencial e Acidentes Pessoais); bem como na área de Seguro Saúde. Atualmente a empresa conta com filiais em todas as regiões brasileiras.

O Grupo Sompo Holdings tem sua origem no Japão, atua há 128 anos no mercado de seguros e hoje conta com subsidiárias nos cinco continentes. No Japão, disponibiliza uma vasta gama de seguros nas áreas de Ramos Elementares, Vida e Acidentes Pessoais, além de outros produtos financeiros e serviços a fim de propiciar incremento na segurança, saúde e bem-estar dos clientes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar