Brasil,

Qual o melhor fundo de investimento para aplicar o saldo do FGTS?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Elaine Fantini
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Para quem não tem dívidas a quitar, o saldo das contas inativas do FGTS pode ser direcionado para um investimento que traga retornos mais atrativos para o investidor.

“Se você tem um emprego estável e não tem muitos dependentes, multiplique seu salário por três. Esse valor deve ser suficiente para protegê-lo de uma eventualidade.

Luciana Seabra , especialista em Fundos de Investimentos da Empiricus Research, mostra três alternativas de aplicação para o dinheiro do Fundo de Garantia.

1 - VOCÊ JÁ TEM UMA RESERVA DE EMERGÊNCIA?

Sim? Então pule para 2.

Não? Para um sono tranquilo, uma reserva de emergência funciona melhor do que melatonina.

Se você tem um emprego estável e não tem muitos dependentes, multiplique seu salário por três. Esse valor deve ser suficiente para protegê-lo de uma eventualidade. Se sua empresa está abalada com a crise, seu emprego está na linha de fogo, você tem filhos; melhor acumular em um investimento líquido algo mais próximo de 12 salários.

Para esse dinheiro, recomendo um fundo DI que invista somente em títulos públicos. Em no máximo um dia, o dinheiro estará em sua conta. Existem boas opções em plataformas on-line, como BTG Pactual Digital, Órama e Rico com taxa menor do que 0,3% ao ano.

Se preferir permanecer em seu atual banco, insista com seu gerente para ter acesso às opções de investimento com taxa menor do que 1% ao ano.

2 - SE VOCÊ FAZ DECLARAÇÃO COMPLETA DO IMPOSTO DE RENDA, JÁ TEM UMA PREVIDÊNCIA?

Sim? Então pule para 3.

Não? A previdência tem uma vantagem para quem faz declaração completa do imposto de renda. Resumindo, se você colocar 12% de tudo o que você ganhou no ano em um plano de previdência do tipo PGBL, não vai pagar imposto sobre isso no ano que vem.

Você vai pagar imposto um dia, lá na frente, quando for se aposentar. Acontece que, se optar pela tributação regressiva e esperar dez anos, o imposto fica bem baixinho: cai a 10%.

O mix de economia tributária e um bom gestor tem um potencial incrível. Para você, recomendo um plano de previdência recheado de um bom fundo multimercado.

Artigo relacionado: Seu banco vai pagar uma assinatura da Empiricus para você

3 - ESTÁ DISPOSTO A ABRIR MÃO DESSE DINHEIRO POR TRÊS A CINCO ANOS?

Sim? Se você já tem uma reserva de emergência e está com sua aposentadoria pavimentada, podemos correr risco com esse dinheiro do FGTS, certo?

Proponho que você componha um excelente multimercado com um ótimo fundo de ações, na proporção de 4 para 1. Com 5 mil reais você já consegue montar esse mix: 4 mil reais no multimercado, 1 mil reais no fundo de ações.

Você tem muito mais do que isso no FGTS? Sugiro três fundos multimercados com perfis diferentes: um que se posiciona para grandes teses de longo prazo, outro que opera mais distorções de curto prazo, um terceiro que seja mais global.

E então some dois fundos de ações. Coloque 90% do patrimônio em um fundo que privilegia empresas consolidadas e os 10% restantes em um mais arrojado, que seja bom em encontrar oportunidades que ninguém vê.

Leitura recomendada: FGTS - Onde investir o seu saldo?

Website: http://www.empiricus.com.br/?xpromo=XE-MEL-DINO-FGTS-X-X-REF-X-X

------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar