Brasil,

O equilíbrio entre a vida profissional e pessoal na era da hipercompetição

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcos Biaggio
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Marcos Biaggio Marcos Biaggio

Construir um negócio bem-sucedido e que permita a realização dos sonhos do seu dono não tem sido uma tarefa fácil. Afinal, vivemos a era da hipercompetição e as dificuldades se acentuaram sobretudo nos últimos 3 anos, com a crise econômica do país.

Administrar um negócio, gerar vendas e assegurar a entrega com qualidade aos clientes é uma missão que tem tirado do sono de muitos empresários. E ainda tem impedido o equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Sucesso profissional e empreendedorismo estão relacionados com trabalho árduo, dedicação extrema e foco, de modo que questões pessoais e familiares ficam seriamente comprometidas ou mesmo em segundo plano. Os mercados competitivos exigem cada vez mais dos profissionais e levam os donos de negócios aos limites da sua capacidade mental física. Tempo para os sonhos pessoais e familiares torna-se um requinte quase impossível. Afinal, como alcançar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal?

Do ponto de vista dos empresários, uma EMPRESA RENTÁVEL QUE FUNCIONE BEM SEM O SEU DONO é o caminho para uma vida mais equilibrada, onde o empreendedor tenha em sua agenda diária alguns momentos para dedicação a questões pessoais e familiares. A saúde plena é o resultado da satisfação pessoal com essas duas questões. Veja a seguir os principais aspectos do ambiente empresarial que permitem ao empresário o equilíbrio necessário para uma vida saudável e usufruto da riqueza do seu negócio.

Planeje a conquista dos seus sonhos

Seus desejos e sonhos pessoais precisam estar registrados em algum lugar para acompanhamento diário. Escreva, coloque imagens, mencione os nomes das pessoas que gostaria que estivessem com você nos seus desejos. Um carro novo, uma viagem ao exterior, férias com a família, uma casa nova, uma festa de bodas de prata etc... Todos os seus desejos pessoais precisam estar claros na sua mente, para então transformar o seu negócio em uma máquina capaz de financiar a realização dos seus sonhos. Lembre-se que a realização do sonho requer objetivos, plano e ação.

Sistematize o seu negócio

Defina processos e sistemas que compõem cada área do seu negócio, treine as equipes, eleja gestores. Documente o que cada área precisa fazer, quais são suas atribuições e metas, quem são seus clientes internos e externos. A sistematização precisa estar clara, de preferência escrita ou em forma de manual da sua operação. Esse processo é uma das etapas mais importantes do seu negócio para que ele possa funcionar sem você.

Construa uma equipe comprometida

Selecione bons colaboradores, treine sempre, crie lideranças competentes e aptas a conduzirem os processos das diversas áreas. Defina a regra do jogo, estabeleça objetivos comuns e metas de vendas, resultados, atendimento ao cliente, finanças etc e compartilhe com todos. Crie plano de recompensas por cumprimento de objetivos para alimentar o ciclo do compromisso da sua equipe com você.

Aprenda a administrar o tempo

Defina com clareza o que é urgente e o que é importante para a sua empresa e compartilhe com toda a equipe. Lembre-se que em geral o urgente é o importante que não foi tratado no momento certo e de forma correta. Tenha uma agenda diária de atividades, defina a duração de reuniões e evite situações que consomem o seu tempo de forma improdutiva. O segredo de uma boa administração do tempo está em definir o quanto você dedicará do seu dia a assuntos profissionais e quanto será destinado a atividades pessoais e familiares. Defina a quantidade de horas para cada situação e envolva-se plenamente. Programe de forma antecipada suas atividades de lazer, feriados, férias e reserva na sua agenda.

Trabalhe para o negócio

Os donos de negócios existem para fazê-los crescer, e não para operar e administrar. A personalidade de empreendedor precisa ser maior e mais forte do que as de técnico e administrador. Preocupe-se menos em estar dentro do negócio e mais em trabalhar para ele inovando, criando, descobrindo oportunidades, planejando objetivos e distribuindo metas. Se a operação e a gestão da sua empresa estiverem extremamente concentradas em você, dificilmente conseguirá alcançar o equilíbrio necessário entre as necessidades pessoais e profissionais.

Não espere que fique muito tarde para pensar em equilíbrio na sua vida. O tempo é o único ativo que não se recupera quando perdido. Portanto, seja produtivo e perspicaz para usufruir dos resultados do seu negócio com familiares e amigos e de preferência de uma maneira inesquecível!

===================================================

O autor é coach empresarial e consultor de vendas.

Solicite informações sobre o programa de formação de equipe de vendedores de alto desempenho para mais clientes, mais vendas e maiores lucros.

Ligue 11 97594-0660 ou acesse www.mbmastercoach.com


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar