7 dicas para economizar sem perder a pose em 2017

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Michelle Dolle

Empresas de diferentes segmentos apostam em aplicativos que facilitam a vida financeira do usuário com descontos e outras vantagens

Ainda que a situação do país tenha começado a melhorar, o cenário econômico para 2017 não é dos mais favoráveis. A previsão é que o ano já se inicie com queda de 0,5% no Produto Interno Bruto (PIB), segundo o seminário Perspectivas 2017: Economia e Política em Momento de Mudança, promovido pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ibre).

Assim, tanto empresas quanto consumidores precisam se organizar financeiramente para reduzir o impacto da crise em seus negócios e qualidade de vida. Por isso, além de poupar de todos os lados, é também preciso fazer escolhas certas.

Para viajar, para ir a restaurantes e até para investir – há sempre meios de economizar. Como? Confira algumas dicas:

Gastronomia

Talvez você não saiba, mas existe um clube de gastronomia brasileiro que fará você economizar muito dinheiro em 2017: o ChefsClub (https://www.chefsclub.com.br/). O aplicativo reúne mais de 2.000 restaurantes em 25 cidades do Brasil e seus sócios aproveitam um desconto de 30% a 50% na conta.

Para participar, é preciso se cadastrar e fazer uma assinatura, mas você também pode experimentar o serviço por 1 mês ao baixar o aplicativo. A partir daí, basta escolher um restaurante parceiro, se identificar como sócio ao garçom quando chegar e ter o desconto. O benefício vale sempre para o sócio e pelo menos um acompanhante, mas não inclui bebidas ou sobremesas.

Educação financeira

Para você conseguir gerenciar seus gastos e ganhos, você pode baixar o aplicativo Guia Bolso (www.guiabolso.com.br). Ele é uma ferramenta para fazer todo o controle financeiro e desmistificar sua relação com o dinheiro.

Se seguir todas as dicas, sua tranquilidade financeira pode chegar muito mais rápido.

O Guia Bolso permite que você veja detalhes das suas transações bancárias – que são puxadas automaticamente pelo aplicativo – e você pode criar categorias, hashtags e até descrições para cada gasto. Ele possibilita ainda que você faça um planejamento de gastos e trace metas para certos períodos.

Você pode adicionar ou excluir quantas contas quiser. Assim, fica muito mais fácil se controlar para ter um mês tranquilo.

Cashback

Você já ouviu falar em Cashback? Trata-se de recuperar parte do seu dinheiro gasto em compras online.

Parece impossível, mas o site Méliuz (https://www.meliuz.com.br/) garante que funciona. As lojas pagam ao site para anunciar descontos para sua base de clientes. E, quando você as acessa (e efetua uma compra) a partir do link fornecido pela Méliuz, a empresa ganha uma comissão. Ao fim, ela divide essa comissão com você.

Para participar é relativamente fácil: basta se cadastrar no site Méliuz e acessar as lojas conveniadas pelo link deles. Você pode buscar quais lojas participam do Cashback e, após a compra, resgatar seu dinheiro de volta pelo extrato da empresa.

O processo, porém, pode demorar até 60 dias, tempo que a loja leva para pagar a Méliuz. Você também precisa esperar ter, pelo menos, R$ 20 de cashback para conseguir fazer um resgate.

Hotel

Vai viajar? Que tal economizar na hospedagem? Então você pode fazer a busca do seu hotel pelo site da Trivago (http://www.trivago.com.br/). A empresa oferece mais de 100 filtros para você achar o hotel ideal para sua viagem –romântica, aventureira, mochileira, com pets, sem pets e muito mais.

Tem mais de 1 milhão de hotéis cadastrados no Trivago. E você pesquisa tudo em uma só plataforma.

Investimentos

Com o desenvolvimento da tecnologia e do mundo das startups no país, hoje existe, até mesmo formas de você economizar ao investir. A Easynvest (https://www.easynvest.com.br/) é uma das melhores opções do mercado.

Com ela, você consegue investir em Tesouro Direto, ações, renda fixa e outras modalidades. Muitas com taxa zero.

Por exemplo, no Tesouro Direto, a Easynvest não cobra taxa de serviço. Existe apenas uma taxa que você terá de pagar para BM&FBOVESPA que é de 0,30% ao ano sobre o valor dos títulos, cobrada semestralmente. É a chamada taxa de custódia, existente em todas as corretoras.

Cerveja

É possível também comparar os preços das cervejas nos bares de sua região. Para isso você só precisa baixar o aplicativo Litrão Go (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.litraogo&hl=pt_BR) e filtrar a região que deseja pesquisar.

Dessa forma você não é pego de surpresa em um bar “careiro” para tomar cerveja de litro.

Comparativo de preços

Por fim, ao comprar coisas online, procure sempre os preços antes pelo Buscapé ou Zoom. Nos dois você consegue encontrar a oferta mais barata e finalizar sua compra com um sentimento de missão cumprida – e bolso feliz!