Logo
Imprimir esta página

Workaholics, limitar o trabalho é torná-lo mais produtivo

Workaholics, limitar o trabalho é torná-lo mais produtivo

Coach de Inteligência Emocional diz que trabalhar muito pode ser saudável, mas há um limite

Antigamente, não olhar o telefone e as redes sociais era regra número um dentro das empresas. Os celulares deveriam estar guardados e desligados, firewalls eram instalados para banir a entrada em qualquer site de entretenimento - e a tentativa de acesso era motivo de advertência. Hoje em dia, as redes sociais e a utilidade dos smartphones evoluíram tanto, que são considerados ferramentas de trabalho Uma empresa ter uma página no Facebook é fundamental; no Whatsapp são criados grupos para troca de informações entre a equipe; o email do trabalho é sincronizado aos contatos pessoais no celular, entre tantas outras plataformas online utilizadas para facilitar o dia-a-dia dos funcionários. Com as vidas pessoais e profissionais tão interligadas, qual é o limite? As pessoas realmente param de trabalhar às 18h? Isso faz bem?

Segundo a coach de inteligência emocional e advogada, Inessa Franco, tudo começa na escolha da empresa em que irá trabalhar e por isso é tão importante que a corporação e funcionários dividam os mesmos valores. “Quem assume o cargo, sabe o que vai fazer. Uma vez que para empresa custa caro contratar e descontratar, em geral as cartas são todas colocadas na mesa. Aceita quem quer. Ninguém é obrigado a trabalhar em uma empresa em que não concorda com a política de tratamento, nem com os horários de trabalho. Se não está funcionando para você, você pode e deve buscar algo mais compatível com seus valores e estilo de vida”, diz.

Inessa acrescenta que dependendo da função, do cargo, da quantidade de imprevistos e acontecimentos, responder e-mail fora do horário de expediente é parte do trabalho. “É também uma questão de combinado e bom senso”, completa. “Se o profissional trabalha com eventos, por exemplo, dificilmente ele está limitado ao horário tradicional”, diz a especialista.

Ainda assim, mesmo aceitando as condições de trabalho da empresa, pode acontecer de o funcionário se sentir sobrecarregado. “Trabalhar desanimado e cansado afeta a sua produtividade e logo a empresa irá sentir isso também, mas o limite do saudável é o que faz sentido para cada um! Dentro de uma perspectiva do que cada pessoa quer construir para si mesmo”, argumenta Inessa.

De acordo com a coach, você observa que está ultrapassando a linha, quando o seu trabalho não estiver fazendo bem. Se você estiver fazendo mais do que gostaria e do que dá conta, se está atrapalhando a sua vida pessoal e o seu emocional, é hora de pisar no freio. Nessas horas, é importante conversar com o superior. “Manter um diálogo é importante, desde que se tenha clareza e consciência daquilo que se quer e do que é importante para si e para empresa. É fundamental amar o que você faz e trabalhar em uma empresa que combina com a sua forma de ser e pensar. Se o seu chefe também for um líder, ele vai entender e chegarão a um meio termo”, conclui a especialista.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto