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Instituições financeiras têm oportunidade de liderar soluções de identidade digital, indica relatório do WEF e da Deloitte

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À medida que o mundo se torna cada vez mais interconectado, a natureza volátil das transações online determinou o desenvolvimento e aprofundamento dos sistemas de identidade digital. Relatório produzido pelo Fórum Econômico Mundial (WEF – World Economic Forum) e pela Deloitte, intitulado "Blueprint for Digital Identity - Inovação disruptiva em serviços financeiros: um modelo para a identidade digital", sugere às instituições financeiras que assumam a liderança na criação de sistemas robustos de identidade digital.

De acordo com a análise, o setor de serviços financeiros está em uma posição privilegiada em relação ao desenvolvimento desse tipo de solução, pois é uma indústria confiável, com acesso a uma ampla gama de dados e, em muitos casos, dispõe de tecnologias mais sofisticadas do que outras instituições.

O projeto “Blueprint for Digital Identity” é a fase mais recente do trabalho de inovação disruptiva em serviços financeiros do Fórum Econômico Mundial. O relatório tem como base mais de 12 meses de pesquisa, tendo envolvido cerca de 200 líderes da indústria e especialistas no assunto por meio de entrevistas e workshops. O documento faz parte do projeto “Distributed Ledger Technology” (mais conhecida como blockchain), e foi desenvolvido em conjunto com a Deloitte.

"Precisamos de processos mais eficientes, seguros e convenientes para que as pessoas, empresas e demais organizações possam comprovar sua identidade em ambientes online. Os sistemas de que dispomos hoje não estão à altura dessa importante tarefa", afirma Marcello De Francesco, sócio da área de Risk Advisory da Deloitte Brasil.

De acordo com o levantamento, a ausência de sistemas confiáveis de identidade digital cria inconveniências e riscos para os usuários, e também impõe enormes restrições ao desenvolvimento de serviços de base digital.

A pesquisa analisa também o potencial dos sistemas de identidade digital para substituir os tradicionais recursos de identificação física, em uso na atualidade.

Compromisso positivo

Dessa forma, a análise considera que o futuro do ecossistema de identidade digital está assentado no compromisso de os serviços financeiros impulsionarem e viabilizarem a solução. Segundo o relatório, um sistema de identidade digital que tenda à universalização seria um benefício social para o bem maior, reunindo os sistemas existentes em um único recurso abrangente.

Em última análise, essa tecnologia poderá simplificar e automatizar parcial ou totalmente muitos processos, com grande potencial para melhorar os serviços financeiros essenciais e abrir novas oportunidades de negócios e de integração social em âmbito global.

Diversos sistemas inovadores de identificação estão em desenvolvimento em todo o mundo em resposta à necessidade premente de fortalecimento da identidade digital e de suas potencialidades tecnológicas, indica a análise. Mas nem todos estão sendo bem-sucedidos, destacando diversos desafios, como: não atenderem às expectativas das partes interessadas; adoção de tecnologias ineficazes; oferta de suporte limitado; e operação insustentável.

O relatório reconhece que atualmente não há uma solução universal para os sistemas de identidade digital, uma vez que as abordagens diferem significativamente de acordo com as necessidades culturais e geopolíticas de cada agente participante. Concebidos para integrar novos e diversos agentes e servir às necessidades dos usuários, os sistemas de identidade digital devem ser construídos com base em tecnologias e padrões de dados abertos, garantindo sua viabilidade, interoperacionalidade e sustentabilidade.

"Sistemas mais modernos de identidade digital oferecem às instituições financeiras capacidades renovadas e melhoradas, incluindo perfis de risco personalizados, uma implementação global simplificada e um melhor indicador da exposição global ao risco. Se contar com a contribuição de formuladores de políticas e líderes governamentais, o setor privado tem uma oportunidade única para assumir a liderança no desenvolvimento de novos sistemas de identidade digital, fazendo com que sejam mais sustentáveis ​​e amplamente utilizados", indica Marcello De Francesco.

Representação da Deloitte em Davos

A Deloitte Global é representada até esta sexta, 20 de janeiro, no Encontro Anual do Fórum Econômico Mundial, em Davos, por uma delegação de executivos seniores, que manterão contatos com lideranças dos segmentos privado e governamental. Além de tratar dos estudos desenvolvidos com o fórum, participarão de discussões sobre temas como Futuro do Trabalho, oportunidades relacionadas ao tema Smart City (cidade inteligente), Futuro da Mobilidade e o papel que os negócios podem desempenhar em torno desses assuntos.

A delegação da firma no encontro é formada por Punit Renjen, e David Cruickshank, CEO e chairman da Deloitte Global, respectivamente; Cathy Engelbert, CEO da Deloitte Estados Unidos; Prof. Dr. Martin Plendl, CEO da Deloitte Alemanha; David Sproul, CEO da Deloitte Reino Unido; John Hagel, co-chairman do Center for the Edge da Deloitte Estados Unidos e co-chair do The Global Future Council on The Future of Platforms and Systems.

A abordagem do tema Futuro da Mobilidade durante o encontro é liderada pelo diretor-gerente da Deloitte Estados Unidos Scott Corwin. O assunto Futuro do Trabalho está sob responsabilidade de Brett Walsh, executivo da Deloitte Reino Unido e líder global de Capital Humano da firma. O tema Smart City é tratado pela CEO da firma nos Estados Unidos, Cathy Engelbert.

A íntegra do estudo desenvolvido pela Deloitte em parceria com o Fórum Econômico Mundial (em inglês) estará disponível no seguinte endereço: www.deloitte.com.br .

Sobre a Deloitte

A Deloitte oferece serviços de auditoria, consultoria empresarial, assessoria financeira, gestão de riscos e consultoria tributária para clientes públicos e privados dos mais diversos setores. Atendemos a quatro de cada cinco organizações listadas pela Fortune Global 500®, por meio de uma rede globalmente conectada de firmas-membro em mais de 150 países, trazendo capacidades de classe global, visões e serviços de alta qualidade para abordar os mais complexos desafios de negócios dos clientes. Para saber mais sobre como os cerca de 244.400 profissionais da Deloitte impactam positivamente nossos clientes, conecte-se a nós pelo Facebook, LinkedIn e Twitter. No Brasil, onde atua desde 1911, a Deloitte é uma das líderes de mercado, com seus 5.500 profissionais e com suas operações em todo o território nacional, a partir de 12 escritórios.

A Deloitte refere-se a uma ou mais entidades da Deloitte Touche Tohmatsu Limited, uma sociedade privada, de responsabilidade limitada, estabelecida no Reino Unido ("DTTL”), sua rede de firmas-membro, e entidades a ela relacionadas. A DTTL e cada uma de suas firmas-membro são entidades legalmente separadas e independentes. A DTTL (também chamada “Deloitte Global”) não presta serviços a clientes. Consulte www.deloitte.com/about para obter uma descrição mais detalhada da DTTL e suas firmas-membro.


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