Brasil, 22 de Julho de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Corretores dividem opiniões sobre o aluguel da carteira

  • Escrito por  c q c s| Juliana Leite
  • Publicado em Seguros
  • Imprimir
  • E-mail
  • Compartilhar::

O anúncio que foi publicado no site OLX, onde um Corretor de Seguros oferece a sua carteira de registros para aluguel, vêm gerando opiniões divergentes no Grupo Bom Dia Seguro. Questionamentos, dúvidas e sugestões foram levantadas pelos participantes, que na sua maioria se mostraram insatisfeitos com o episódio.

Corretor de seguros há 8 anos, Thiago Torres acredita que alugar o registro acaba prostituindo a profissão. “Não concordo com isso, porque o corretor fica vulnerável a atividades de terceiros. Uma vez que a SUSEP oriente ao corretor sobre a necessidade de fazer um curso, de se preparar para exercer a profissão, não seria justo com aqueles que passaram por essa fase de preparação, de qualificação, concorrer com quem não exerce sua profissão legalmente”, afirmou.

Segundo o Advogado Especialista em Seguros, Gilberto de Jesus, o Corretor que não passar as informações corretas ao segurado está descumprindo a lei. “A lei não trata nessa possibilidade de alugar o título, mas o Corretor de seguros deve prestar ao cliente todas as informações sobre o negócio, exercer a atividade com prudência. O Corretor que estiver intermediando um contrato de seguro e não estiver prestando essas informações, está descumprindo a Lei 4594 dos corretores de seguros, e no Art. 723 do Código Civil.

Por outro lado, Geiza Pereira acredita que, “se houver confiança das duas partes, eu creio que seja uma atitude responsável. Mas o Corretor deve confiar e conhecer a pessoa”. A Corretora ainda acredita que “poderia estabelecer um limite. Por exemplo: um corretor não pode assinar por mais de três pessoas”.

Gilberto afirma que, se o Corretor deixar de cumprir seu papel, sofrerá penalidades. “Conforme a Resolução CNSP Nº 243, da SUSEP o descumprimento das ações previstas para um Corretor acarretará em penalidades. A SUSEP fiscaliza as ações dos Corretores de Seguros. Então é inadmissível que um Corretor alugue sua carteira, para que um terceiro faça o que quiser com ela”.

Thiago acredita que nestas situações, como a proposta de aluguel do registro, a SUSEP poderia criar penalidades como multa. “É necessário fazer uma fiscalização mais rígida para que isso não aconteça. Havendo a aplicabilidade de multa já seria suficiente”.

Sobre o Grupo “Bom Dia Seguro”

Além de ser um importante espaço de discussão, o “Bom Dia Seguro” é um ambiente ideal para esclarecer dúvidas com colegas de profissão e trocar ideias assuntos relacionados ao setor. Tudo isso sem nenhum custo.

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::