Brasil, 13 de Dezembro de 2017

Liderança feminina gera lucro?

Grandes nomes do mercado financeiro se unem para estimular a  discussão sobre o empoderamento feminino em evento em São Paulo

Mesmo com uma discussão cada vez maior sobre igualdade de gênero dentro das empresas, a presença dos homens nos cargos de comando ainda hoje é massiva. Por mais que pareça óbvio que os ambientes com diversidade de gêneros sejam mais produtivos, a realidade de muitas empresas ainda está longe de um cenário mais inclusivo. Uma nova pesquisa da Ernest Young sobre 'Diversidade de Gêneros' feita com 350 líderes de 51 países lança luz sobre uma questão que as empresas podem colocar na balança na hora de pensar em novas políticas internas em prol da igualdade de gêneros. O mais interessante desse estudo é seu foco na liderança e nas causas para os desequilíbrios que temos hoje. O relatório foca em 5 grandes “desconexões” que estão impedindo o sucesso das organizações em atingir maior diversidade em suas lideranças:

1. The reality disconnect: Os líderes assumem que o problema está próximo de ser resolvido, apesar dos poucos progressos em suas próprias organizações.
2. The data disconnect: As organizações não mensuram de maneira efetiva quão bem as mulheres estão progredindo em suas carreiras até o nível de liderança.
3. The pipeline disconnect: As organizações não estão criando pipelines para futuras lideranças femininas.
4. The perception and perspective disconnect: Homens e mulheres não enxergam os problemas da mesma maneira.
5. The progress disconnect: Os diferentes setores estão alinhados na sua visão do valor da diversidade, mas estão tendo progressos diferentes em direção à paridade.

Para discutir o impacto disso tudo nas mais diversas profissões e mercados, a ONG brasileira W.I.L.L. - Woman in Leadership in Latin America promove no próximo dia 30 de agosto o evento “Liderança feminina gera lucro - Convidando os homens para o debate”. O objetivo é abordar a igualdade de gêneros dentro das empresas por meio do diálogo e com o apoio dos homens pra criar condições para que a mulher também possa alcançar posições de comando. Diferentemente da maioria dos eventos feministas que só inclui mulheres na discussão, desta vez elas chamam representantes do sexo masculino engajados na causa para expor algumas inciativas e iniciar mudanças de perspectivas dentro das empresas. “Somente com um diálogo aberto e claro e com o apoio masculino conseguiremos atrair e reter o talento das mulheres para o mercado de trabalho, em todos os níveis, e fazer com que elas finalmente aspirem e conquistem mais posições em cargos de liderança”, afirma Silvia Fazio, presidente da W.I.L.L.

Para introduzir o tema, o debate contará com o trio de empresários Fábio Barbosa, vice presidente do Itaú Social, Paulo Leme, presidente da Goldman Sachs Brasil e Silvia Fazio, presidente da WILL LATAM. Além dos três, participarão da mesa Regina Nunes, CEO da Standard and Poors South America, a Luciane Ribeiro, CEO do Santander Asset Management Brasil, a Cláudia Politanski,vice-presidente e membro do Itaú Unibanco e vice-presidente da FEBRABAN, Flávia Piovesan, secretária especial de Direito Humanos do governo interino e a jornalista Thaís Heredia, que mediará as conversas.

O painel com várias lideranças possibilita questionamentos e descobertas sobre os avanços de algumas empresas para ajudar a ascensão das mulheres no mercado de trabalho e na sociedade. A proposta é criar uma discussão essencial para a comunidade e para as companhias que procuram criar um ambiente inclusivo e favorável para suas funcionárias chegarem às posições de comando. “Para nós, além de estimular o empoderamento feminino dentro das corporações, é importante expandir esse pensamento para além dos escritórios e tornar nosso discurso cada vez mais acessível para quem está no comando das empresas. Todos precisam reconhecer o potencial econômico feminino”, conclui Silvia Fazio.

Serviço:

Data: 30/08/16

Local: Goldman Sachs SP

Endereço: Rua Leopoldo Couto Magalhães Junior, 700 – Itaim

Informações: www.latamwill.org

Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros

Código de segurança
Atualizar