Brasil, 24 de Novembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Projeto resgata história do Vale do Paraíba

  • Escrito por  Juliana Jadon
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Educação
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Alunos do Colégio Poliedro, de São José dos Campos (SP), compartilham relatos de moradores da região, por meio do projeto Linhas do Vale

Algumas histórias ficam apenas na memória de um pequeno grupo de pessoas. Outras, no entanto, são compartilhadas e podem alcançar uma grande audiência. É o caso da vida de Jarbas Dias Ferreira, veterano da segunda guerra mundial, nascido em Mogi das Cruzes (SP), em 1921. No Vale do Paraíba, morou em Jacareí entre 1926 e 1934. Posteriormente, foi residir em São José dos Campos, cidade onde vive até hoje.

Na década de 30, São José era uma cidade muito pobre, de acordo com Jarbas. Era bastante elevado o número de tuberculosos que não encontravam vagas nos sanatórios e nem podiam pagar pelos tratamentos em Campos do Jordão e que, por isso, morriam nas ruas. Apesar da triste memória, Jarbas elogia o clima e as pessoas que viviam na cidade, apontando essas duas características como grandes motivos para ele continuar morando em São José dos Campos.

As histórias e as memórias de Ferreira e de outros moradores do Vale do Paraíba, que não estão descritas em nenhum livro, foram compartilhadas por meio de textos e vídeos e apuradas por estudantes do Colégio Poliedro, de São José dos Campos. A iniciativa faz parte do projeto Linhas do Vale, que tem como objetivo resgatar a história da região socioeconômica localizada no eixo Rio-São Paulo, por meio de relatos e das lembranças dos próprios moradores.

O trabalho, desenvolvido por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, auxilia a compreensão do Vale do Paraíba sob uma perspectiva dinâmica e acessível. “O objetivo do projeto é valorizar a memória e a identidade, além das tradições e cultura da região. Os alunos se mostram muito empenhados nesta ação”, descreve a coordenadora do projeto na área de História, professora Érica Turci.

A iniciativa buscou inspirações no Museu da Pessoa, um museu virtual e colaborativo que tem como objetivo registrar, preservar e transformar em informação, histórias de vida de toda e qualquer pessoa da sociedade. “O trabalho vem de uma longa discussão sobre o papel da História dentro da escola. A ideia principal foi tratar conceitos de identidade e memória”, aponta o coordenador do Ensino Fundamental II do Colégio Poliedro, Kadu Lambert.

A metodologia utilizada também é bastante diferenciada. “Aplicamos um método de pesquisa chamado história oral, que utiliza a entrevista para descobrir novos dados sobre a História. Ouvimos os entrevistados e comparamos tudo com documentos históricos”, conta Érica.

Para conhecer melhor o Linhas do Vale e acompanhar os relatos dos moradores da região, acesse http://www.linhasdovale.com.br/, https://www.facebook.com/linhasdovale?fref=ts ou siga @linhasdovale no Instagram.

Sobre o Poliedro

O Colégio Poliedro de São José dos Campos (SP) figura no ranking das 100 melhores escolas do Enem 2014. Além disso, é o segundo colocado na região do Vale do Paraíba e o segundo no País no recorte dos 30 alunos com melhor desempenho nesta prova. O Sistema de Ensino Poliedro também lançou recentemente sua nova Coleção Enem para preparar estudantes de todo o Brasil para o exame.

O Poliedro é uma marca educacional reconhecida principalmente pelo alto índice de aprovações em universidades públicas. No Vestibular 2016, foram 663 aprovações na Fuvest. Ao todo, o Poliedro já contabiliza, em 2016, 1.397 aprovados pelo SISU/Enem, em 86 universidades de 23 diferentes estados, mais o Distrito Federal. Há 20 anos, o Poliedro é o curso que mais aprova no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Neste ano, os alunos conquistaram 43 das 140 vagas disponíveis no Instituto.

Em 2015, o Poliedro foi a marca educacional mais reconhecida do Brasil na aplicação de tecnologia em educação. Venceu três prêmios: Partner of the Year 2015 da Microsoft, na Categoria Educação - América Latina; IT Leaders 2015, concedido pela Computerworld; As 100+ Inovadoras no uso de TI, concedido pela ITMidia com auditoria da PWC. Além disso, o Colégio Poliedro faz parte do seleto grupo com o certificado de Showcase School pela Microsoft. No Brasil, apenas quatro escolas participam.

Mais informações em www.sistemapoliedro.com.br.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::