Brasil,

Sete dicas para evitar acidentes no trânsito

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Kaique Barion
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

No período que marca o movimento internacional de conscientização para o trânsito seguro, o portal Dialogando, da operadora Vivo, propõe aos motoristas uma reflexão sobre o uso de smartphones na hora de dirigir

Terceira maior causa de mortes no trânsito no Brasil, com 54 mil vítimas ao ano, segundo dados da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), o uso de celular no trânsito é um hábito que precisa ser repensado para a segurança de motoristas e pedestres. Para sensibilizar os usuários, a equipe de curadores do portal dialogando.com.br, iniciativa da Vivo para promover o melhor uso das tecnologias, traz conteúdo que estimula o cidadão a refletir sobre suas escolhas no trânsito.

Confira sete dicas da equipe de especialistas do Dialogando que contribuem para o uso seguro dos smartphones no trânsito:

1 – Se dirigir, não tecle. Enviar mensagem pelo celular enquanto dirige aumenta o risco de acidentes em 23 vezes. Segundo a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, 25% dos acidentes de trânsito são relacionados ao envio e leitura de mensagens de texto. Nos 5 segundos gastos para ler um recado, o motorista que estiver a 100 quilômetros por hora pode percorrer uma distância equivalente a um campo de futebol como se estivesse de olhos fechados.

2 - Não pense que porque está parado no sinal pode usar ou simplesmente segurar o celular. Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir segurando ou falando ao celular, mesmo que parado no sinal, é infração gravíssima, com multa de 293,47 reais e sete pontos na carteira.

3 - Não tente alcançar seu celular ou outros objetos no carro enquanto dirige. O risco de causar um acidente nessas condições é nove vezes maior, segundo pesquisas do The Travellers Company Inc. Os riscos não são somente pelo mal uso dos dispositivos móveis. Ler um mapa enquanto dirige aumenta em quatro vezes o risco de causar acidentes de trânsito. Já comer enquanto dirige amplia em duas vezes o risco de causar acidente. Retocar a maquiagem, aumenta este risco em três vezes.

4 – Para uma direção mais segura, você pode usar aplicativos que simplificam ou reduzem a necessidade de interações quando estiver no trânsito. É o caso do app Vivo Sounds, com opções de toque musical e a funcionalidade “Dirigir”, que utiliza sensores para detectar se o aparelho está dentro de um carro em movimento. Quando a função é ativada, a pessoa que tentar contato com o motorista via celular ouve uma mensagem informando que ele está dirigindo e não pode atender.

5 - Alguns aplicativos de música também trazem a opção de interface simplificada para os momentos no trânsito. O Vivo Música By Napster, por exemplo, traz a possibilidade de armazenar as músicas selecionadas diretamente no smartphone, sem a necessidade de estar conectado ou de interagir com o aplicativo enquanto dirige.

6 – Dividir a atenção ao volante e os cuidados com os pequenos também pode ser um desafio. Para manter a criançada entretida no banco de trás, a dica é o Vivo PlayKids. O aplicativo tem conteúdo seguro e divertido, com jogos, músicas e desenhos para crianças de até 6 anos.

7 - Já para os passageiros maiores, que podem acessar o smartphone à vontade, as opções são muitas. Apps como o Studio +, aplicativo com séries curtas e episódios produzidos especialmente para smartphones e duração média de 10 minutos, adaptados para a experiência mobile. Adquirir conhecimento também é uma opção para os passageiros. O Vivo Educa, aplicativo de educação baseado em vídeo, tem conteúdo, linguagem e duração das aulas adaptados para a experiência mobile. Há opções de cursos nas áreas de finanças, sustentabilidade, fotografia, culinária, carreira e até mesmo reforço escolar.

Confira essas e outras referências sobre o tema em dialogando.com.br.

Sobre a Vivo

A Vivo é a marca comercial da Telefônica Brasil, empresa líder em telecomunicações no País, com 97,8 milhões de acessos (1T18). A operadora atua na prestação de serviços de telecomunicações fixa e móvel em todo o território nacional e conta com um portfólio de produtos completo e convergente para clientes B2C e B2B – banda larga fixa e móvel, ultra banda larga (over fiber), voz fixa e móvel e TV por assinatura. A empresa está presente em 4,3 mil cidades, sendo 4,1 mil com rede 3G e mais de 2,7 mil com 4G, segmento em que é líder de Market Share. A operadora ainda oferece o 4G+, internet duas vezes mais rápida que o 4G. No segmento móvel, a Vivo tem 75,1 milhões de clientes e responde pela maior participação de mercado do segmento (31,9%) no país, de acordo com resultados do balanço trimestral (1T18). Guiada pela constante inovação e a alta qualidade dos seus serviços, a Vivo está no centro de uma transformação Digital, que amplia a autonomia, a personalização e as escolhas em tempo real dos seus clientes, colocando-os no comando de sua vida digital, com segurança e confiabilidade. A Telefônica Brasil faz parte do Grupo Telefónica, um dos maiores conglomerados de comunicação do mundo, com presença em 21 países, 356,9 milhões de acessos, 122,8 mil colaboradores e receita de 52,0 bilhões de euros em 2017. Ciente de sua responsabilidade de retribuir à sociedade a confiança que recebe na utilização dos seus serviços, a empresa conta com a Fundação Telefônica Vivo. Desde 1999, a Fundação atua na formação da nova geração, apontando os caminhos para o desenvolvimento do país ao aplicar inovação à educação, empreendedorismo e cidadania, com diferentes projetos sociais nessas áreas.

------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar