Mobilidade de emprego dos brasileiros caiu quase 20 pontos desde 2013, aponta Randstad

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gisele Barata

Embora 73% afirmem que estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o emprego atual, apenas 7% dos profissionais no país foram promovidos nos últimos 6 meses

Apesar do recente aumento de oferta de novas vagas de empregos, o brasileiro ainda está conservador quando o assunto é mudar de trabalho. De acordo com pesquisa da Randstad, líder global em soluções de recursos humanos, o Brasil apresentou queda de 17 pontos no índice de mobilidade de emprego desde 2013, medida que analisa a confiança do profissional e a probabilidade de mudança de emprego nos 6 meses seguintes.

De acordo com o relatório, o primeiro trimestre de 2013 registrou pico no índice de mobilidade de emprego nacional, atingindo 139 pontos, 30 pontos acima da média global do mesmo período – historicamente, o brasileiro pontua mais do que a média global, mas com menor espaçamento entre os números. No entanto, nos trimestres seguintes do mesmo ano, o Brasil sofreu queda de 10 pontos, encerrando o ano com 129 pontos, influenciado pelo impacto da crise na operação das empresas no país. Com altos e baixos ao longo dos quatro anos seguintes, os brasileiros iniciaram o ano de 2018 na marca de 122 pontos.

“Em relação ao trimestre imediatamente anterior, ficamos estáveis. Isso já é reflexo do otimismo e da melhoria que estamos vivenciando no mercado nacional. A tendência, agora, é que esse índice melhore cada vez mais, já que as empresas estão retomando contratações e estão mais sólidas financeiramente. Isso faz com que os profissionais se sintam mais confortáveis com a movimentação entre cargos e empresas”, analisa Winston Kim, gerente da Randstad Professionals no Brasil.

Por enquanto, 73% afirmam que estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o emprego atual: com consequência, 77% dos brasileiros não mudaram de emprego ou posição nos últimos 6 meses. No mesmo período, apenas 7% dos profissionais receberam promoção dentro da mesma empresa; 5% mudaram de posição e de empregador e 11% mudaram de empregador com um cargo equivalente ao anterior.

Embora o país venha apresentando recuperação, os profissionais têm um tempo de retomada um pouco mais lento. Nos últimos 6 meses, somente 5% dos profissionais no Brasil aplicaram proativamente para vagas de emprego e 44% declararam que não estão considerando a possibilidade de mudança no momento.

Sobre Randstad WorkMonitor

O Índice de Mobilidade da pesquisa, que rastreia a confiança do empregado e a probabilidade de mudança de emprego nos 6 meses seguintes, proporciona um profundo entendimento sobre os sentimentos e tendência do mercado de trabalho. Além do Índice de Mobilidade, o relatório analisa a satisfação com o trabalho e motivação pessoal, além de uma seção de tema rotativo.

Realizada trimestralmente pela Randstad desde 2003, a pesquisa analisa atualmente 33 países localizados na Europa, Ásia Pacífico e Américas, com índices locais e globais. O estudo é realizado online com profissionais de 18-65 anos, que trabalham de forma remunerada um mínimo de 24 horas por semana (não inclui trabalhadores autônomos). O mínimo de entrevistas por país é 400, utilizando o painel SSI (Survey Sampling International), reconhecido internacionalmente, para definir as amostras. A primeira edição de 2018 foi conduzida entre 10 e 26 de janeiro.

Sobre a Randstad

A Randstad é líder global em soluções de Recursos Humanos, presente em 39 países e com 4.452 escritórios distribuídos pelos cinco continentes do mundo. A corporação emprega cerca de 33 mil colaboradores em seus países de operação. Com posicionamento inovador focado em tecnologia, a empresa está no Brasil?com?18?filiais localizadas em todas as regiões do país, desenvolvendo serviços especializados para o mercado nacional, como: recrutamento & seleção; recrutamento especializado; outplacement; gestão do talento temporário; gestão integrada do talento alocado, assessment, RPO e Outsourcing. Pelo segundo ano consecutivo, a Randstad foi listada no Dow Jones de Sustentabilidade como referência em sua área. A empresa é listada na Bolsa de Valores NYSE Euronext.?