Brasil,

Motorista não precisa pagar IPVA em São Paulo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Emanuelle Oliveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Proprietário de um automóvel Toyota Hilux ainda será indenizado por danos morais

A juíza Nandra Martins da Silva Machado, da 4ª Vara do Juizado Especial da Fazenda Pública da Capital, condenou a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo a pagar R$ 5 mil a um proprietário de um automóvel Toyota Hilux emplacado no estado catarinense, que teve seu nome negativado por causa de uma cobrança indevida de IPVA.

Além da indenização por danos morais, a magistrada sentenciou que o fisco paulista se abstenha de exigir o pagamento de IPVA por já ter sido pago no Estado de Santa Catarina, onde o proprietário do automóvel tem moradia. E, solicitou o cancelamento do protesto da Certidão de Dívida Ativa (CDA) relativa ao débito tributário inexistente.

O proprietário do Toyota Hilux foi representado pelos advogados Viviana Callegari e Fabrício Posocco, do escritório Posocco & Associados Advogados e Consultores.

Entenda o caso

A cobrança indevida de IPVA ocorreu em 2014, durante a Operação De Olho Na Placa, criada pela Fazenda paulista para inibir fraude no pagamento deste imposto. O proprietário do Toyota Hilux, na época, residia em Santa Cataria e passava alguns dias também em São Paulo.

“Embora entenda louvável a atuação dos agentes fiscais do Estado de São Paulo, que por meio da Operação De Olho na Placa tem conseguido evitar práticas ilícitas de maus cidadãos, que se utilizam de artimanhas, quiçá, fraudes, para não recolher IPVA neste Estado, mormente porque outros Estados da Federação tributam o bem em montantes inferiores, é certo que, na situação posta, eles não agiram com acerto”, descreveu a juíza.

“Isso porque, o autor não praticou ilícito ao registrar o veículo no Estado de Santa Catarina e lá recolher o tributo, afinal, ele possuía residência naquele Estado da Federação, tal como se observa os documentos juntados aos autos”, completou Nandra Martins da Silva Machado.

Ainda na sentença dada no último dia 7, a magistrada deixou claro que “o Código Civil permite que, em havendo multiplicidade e residências, possa se reconhecer como domicílio qualquer delas, independente do local de domicílio tributário do proprietário”.

Sobre o Posocco & Associados Advogados e Consultores

O Posocco & Associados Advogados e Consultores foi fundado em 1999. É um escritório de advocacia full service, que possui expertise em 47 áreas do direito. Atende o Brasil todo, através de unidades na Baixada Santista, São Paulo e Brasília, e de correspondentes fixados em diversas cidades do país. Para mais informações ligue para (13) 3467-1149, (11) 3373-7174, (61) 3226-8215 ou escreva para . Saiba mais em www.posocco.com.br.

Por Emanuelle Oliveira (Mtb 59.151/SP)


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar