Brasil,

5 princípios de liderança e chefia que todo gestor precisa saber

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Nelson Rodrigues
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

De acordo com o especialista em liderança e gestão, Renato Grinberg, nem todo chefe será um bom líder, mas todo líder será um bom chefe

Ser chefe e liderar uma equipe são coisas bem distintas e que muitos gestores de empresas não conseguem perceber claramente. E isso pode trazer sérios problemas para as empresas que não souberem distinguir as funções. Mas, a verdade é que, para ter uma equipe produtiva, as duas funções precisam estar alinhadas para que os resultados de uma empresa sejam positivos.

O especialista em gestão e liderança, Renato Grinberg, analisou as duas funções e listou os cinco princípios e diferenças entre líder e chefe que todo gestor de uma empresa precisa saber para ter um bom andamento dos trabalhos da equipe. Confira:

1- O bom chefe gerencia; O bom líder motiva

Um bom líder precisa ter visão de onde quer chegar, ter habilidade de tomar decisões difíceis e capacidade de engajar e motivar sua equipe. Ele também é responsável por decidir quais atividades são as que devem ser executadas. Já um bom chefe necessita de capacidade de executar as tarefas por meio da sua equipe, passando direções precisas, e sempre gerenciando a produtividade. Além disso, ele é responsável por fazer de maneira correta as atividades da empresa.

2- Um bom chefe pode não ser um bom líder, mas um líder será um bom chefe

Uma pessoa pode ser um bom chefe, mas não ter as características necessárias de um bom líder. Isso porque ser líder é muito mais que gerenciar. É ter capacidade de relacionamento para motivar e engajar uma equipe. Uma vez que o profissional tenha capacidade para estabelecer uma boa conexão de trabalho com o seu colaborador, consequentemente ele estará desempenhando um papel de bom chefe.

3- O líder de uma empresa não necessariamente será o seu dono

Ser dono de uma empresa não significa que ele deverá ser o líder da mesma. É importante lembrar que o líder precisa ter as características necessárias para desempenhar essa função. Se o dono da empresa perceber que existe um colaborador na equipe que tenha as habilidades de liderança mais desenvolvidas, é normal que este cargo seja repassado para outro.

4- Não force ser um líder, se não tiver as habilidades requeridas

Se você é o chefe de uma empresa, faça uma autoavaliação para identificar o seu real potencial de liderança. Se existir, uma possibilidade é potencializar com um treinamento de coach para desenvolver ainda mais a habilidade. Caso não haja este potencial, não perca tempo e encontre a pessoa mais adequada para a função.

5- Liderança deve ser desenvolvida

Um bom líder leva anos e muita preparação para se desenvolver e é uma das habilidades mais requisitadas hoje em dia no mercado de trabalho. Por esse motivo, a figura do líder é tão valorizada e tem sido instigada nas grandes empresas.


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar