Brasil,

Venda dos seguros do Montepio a chineses foi abortada

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jornal de Negócios – Portugal
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

José Almaça pôs um ponto final à venda do controlo da Montepio Seguros.

A Montepio Seguros, dona da Lusitania, já não vai ser alienada aos chineses da CEFC China Energy. O travão foi posto pela ASF, que decidiu colocar um ponto final na operação.

A venda da Montepio Seguros, onde se inclui a Lusitania, falhou. A compra de 60% da “holding” seguradora pelos chineses da CEFC, que no início de dezembro já tinha entrado no regulador, não passou no crivo da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF).

Na reunião de quinta-feira da semana passada, a administração presidida por José Almaça decidiu “considerar não instruída a comunicação prévia, da CEFC China Energy Company Limited, e do Shanghai Huaxin Group (Hong Kong) Limited, para aquisição de participação qualificada na Montepio Seguros, SGPS, S.A., ficando prejudicada a sua análise”, como se lê no site oficial.

http://www.asf.com.pt/NR/exeres/D03FB817-53BD-4171-9D82-7EE529DF2C0E.htm

Pelo menos desde o início de dezembro que a operação estava já em avaliação pelo regulador. Naquela altura, José Almaça explicou que começaria a contar o prazo de 90 dias para a avaliação, sendo que, como ocorre neste tipo de dossiês, a contagem para à espera de informação adicional.

“Nós nunca demoramos 90 dias se vier tudo em condições”, afirmou o líder da ASF na altura.

Partindo do início de dezembro, quando foi dada a confirmação do regulador, já se passaram cerca de 160 dias.

O Negócios tem questionado insistentemente o regulador para tentar perceber o andamento do dossiê, nomeadamente desde que a Fundação Calouste Gulbenkian revelou não conseguir esclarecer as dúvidas levantadas sobre o grupo CEFC Energy (e o facto de o fundador ter sido alegadamente detido), razão pela qual deu por fechado o negócio de venda da petrolífera Partex.

Em abril, na Conversa Capital, entrevista do Negócios e Antena 1, António Tomás Correia referiu que não estavam reunidas as condições para que o negócio fosse considerado, à data, bem-sucedido. “Não sei se virão a estar reunidas as condições, ou não”, continuou.

À venda estava o controlo da Montepio Seguros, nomeadamente 60%. Esta “holding” agrega a Lusitania Seguros (ramo não vida), a Lusitania Vida (ramo vida), a N Seguros e a sociedade gestora de fundos de pensões Futuro. Só que esta última não seria alienada.

A Montepio Seguros SGPS SA, que detém quatro companhias seguradoras, tem um valor no balanço da associação presidida por António Tomás Correia de 256 milhões de euros. A este montante está associada uma imparidade de 149 milhões de euros, reforçada nas contas de 2017, pelo que o valor líquido deste ativo se encontra em 106 milhões.

Publicamente, nunca foi anunciado o plano de venda desta posição da associação na “holding” seguradora. Apenas se sabia que era intenção que parte da operação fosse concretizada mediante um aumento de capital.

O Público noticiou que a ASF determinou um aumento de capital de 30 milhões de euros na Lusitania.

A cerimónia de assinatura do contrato de venda ocorreu a 27 de novembro, pela mão de Fernando Nogueira, que lidera a Lusitania.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar