Brasil,

CESVI Brasil explica as cinco categorias da segurança veicular

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Henrique Rodrigues Alves
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Itens de segurança e sistemas de auxílio à condução são essenciais para aumentar o nível de proteção do veículo

No mês em que a segurança viária está em evidência, o CESVI BRASIL/MAPFRE (Centro de Experimentação e Segurança Viária da MAPFRE), reuniu as principais características de segurança veicular em cinco grandes grupos: 1 -segurança ativa, 2 - segurança passiva, 3 - assistência à condução, 4 - assistência à segurança e 5 - proteção ao pedestre.

De acordo com o superintendente técnico do CESVI/MAPFRE, Emerson Feliciano, a segurança veicular nada mais é do que o processo de desenvolvimento de tecnologias e soluções automotivas que tem o objetivo de proteger o motorista, os ocupantes e, eventualmente as demais pessoas envolvidas no trânsito. “Itens de segurança, tecnologias embarcadas e boas práticas na direção são três aspectos que, quando alinhados, tendem a diminuir o número de acidentes”, comenta.

Segundo o especialista, institutos de pesquisa internacionais como Euro NCAP, Australasian NCAP, Insurance Institute for Highway Safety (IIHS) e o National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) já conseguiram mensurar os benefícios da segurança veicular:

• Autonomous Emergency Braking (AEB) – sigla em inglês para Frenagem Autônoma de Emergência, que reduz em 38% as chances de colisões traseiras em situações reais;
• Airbags laterais reduzem o risco de fatalidade em 37% (SUV: 52%);
• Airbags frontais reduzem os riscos de ferimentos fatais com cintos de segurança em 26% e para passageiros, 14%;
• Cintos de segurança reduzem em 50% o risco de ferimentos fatais;
• Electronic Stability Control (ESC) - sigla em inglês para Controle Eletrônico de Estabilidade - reduz a chance de acidentes fatais em 23%. Em caso de capotamento, o controle de estabilidade pode reduzir até 56% em veículos de passeio e até 74% em picapes e utilitários;
• Sistemas de alerta de uso de cinto de segurança tem salvado algo em torno de 5% das vidas em acidente.

O superintendente ressalta que apesar das tecnologias automotivas estarem cada vez mais inovadoras, seguras e com alto número de eficiência, ainda é necessário que o motorista esteja focado na condução do veículo e encare os itens de segurança como essenciais. “Muitos consumidores deixam de optar por certo itens, por serem considerados caros, porém, toda proteção adicional do veículo vale a pena, uma vez que pagar um pouco a mais por segurança não é gasto, é investimento”, finaliza.

Confira abaixo os cinco grupos da segurança veicular:

1 - Segurança ativa: É o grupo de tecnologias de segurança desenvolvido para evitar o acidente, por exemplo, o Antilock Braking System (ABS), o Electronic Stability Control (ESC), entre outros.

2 - Segurança passiva: É toda proteção desenvolvida para minimizar os ferimentos em caso de acidentes. Entre eles, é possível citar: airbags, apoio de cabeça, cinto de segurança de três pontas, isofix etc.

3 - Assistência à condução: São sistemas e dispositivos que auxiliam o condutor do veículo à uma direção mais segura. Neste caso, é possível citar: alerta de frenagem de emergência, Head–Up Display (HUD), desembaçador traseiro, detector de mudança de faixa (lane detection), frenagem autônoma de emergência, entre outros.

4 - Assistência à segurança: Estes equipamentos visam alertar os passageiros para o uso de equipamentos de segurança, ou seja, são os já conhecidos alerta de desativação de airbag (visível), alerta de uso de cinto de segurança e o detector de fadiga.

5 - Proteção ao pedestre: São soluções tecnológicas e inovadoras que tem o objetivo de diminuir os ferimentos ao pedestre em caso de atropelamento. Entres eles, listamos o capô ativo, barra de proteção ao pedestre e até airbag para pedestre.

Sobre o CESVI BRASIL

Fundado em 1994, o CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária), pertencente ao Grupo MAPFRE, é o único centro de pesquisa brasileiro dedicado à segurança viária e veicular e à disseminação de informação técnica para o setor e também para a sociedade. Foi o primeiro centro da América Latina e é membro do RCAR (Research Council for Automobile Repairs), uma associação internacional de centros de pesquisas de seguros com os mesmos objetivos. Para conhecer as atividades do CESVI, acesse www.cesvibrasil.com.br, e também acompanhe as novidades pelo Twitter, Facebook, e YouTube em: www.twitter.com/cesvibrasil, www.facebook.com/cesvibrasil, www.youtube.com/user/cesvibrasil. Mais informações sobre reparação automotiva também podem ser acessadas no blog: www.clubedasoficinas.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar