Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

User Experience – A Satisfação do Cliente em Primeiro Lugar

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Léo César
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Por Caroline Zambon*

Você já deve ter se deparado com a necessidade de usar um serviço digital para solicitar um transporte, realizar transações bancárias e pagamentos via conta digital ou, mais usual no seu dia a dia, ouvir e baixar músicas por meio de plataformas especializadas. Mas, para que toda essa experiência ocorra da melhor forma possível, é essencial o trabalho de profissionais que desenvolvam a interface pensando em proporcionar uma boa usabilidade do produto. Essas pessoas fazem parte da equipe de User Experience.

Em português, o termo User Experience (também representado pela sigla UX) pode ser traduzido como “experiência do usuário”. Ele representa a área do design responsável em projetar a interface do que será oferecido a partir da perspectiva de quem o utilizará. Dessa forma, a boa interação será primordial para gerar uma experiência satisfatória ao cliente.

O designer de UX nas empresas pode ser comparado a uma espécie de “advogado do usuário”. Ele ajudará a levantar reflexões como: as funcionalidades serão fáceis, eficazes e satisfatórias ao cliente? Ele conseguirá ter uma boa experiência a partir do que é oferecido?

Quando a navegação da interface é explicita e objetiva, nota-se, então, uma boa usabilidade. Com isso, será possível, entre outras coisas, prevenir possíveis erros no cumprimento de uma tarefa e, sobretudo, evitar a frustração do usuário ao ser impedido de realizar a ação desejada.

Todavia, é importante entender a área de User Experience não apenas como desenhistas de telas para interface e, sim, como projetistas que compreendem a necessidade do cliente fazendo uso de pesquisas, testes e dados que meçam o índice de desempenho positivo das interações, inclusive, colocando o usuário no processo de validação.

Além disso, é importante que todas as áreas de desenvolvimento do produto estejam engajadas nessa mesma discussão, preocupando-se em colaborar com a boa experiência durante a navegação.

No caso especificamente das fintechs, por exemplo, devido a atualizações constantes de melhorias nos aplicativos, há a necessidade de uma entrega rápida. Contudo, para que ela seja assertiva em toda e qualquer empresa que tem o cliente como ponto central do produto, é preciso priorizar a fase de testes. Ouvir feedbacks e realizar ajustes antes de subir uma determinada função são algumas das ações que evitam a frustração do usuário em não conseguir realizar com sucesso uma determinada tarefa.

Outro cuidado que um profissional da área deve ter é o fornecimento de conteúdo no próprio ambiente de uso. Isso contribuirá para evitar o surgimento de dúvidas, fazendo com que o usuário sinta a necessidade de acionar os canais de atendimento como chat e e-mail por falta de informação acessível. Mensagens indicando prazos, consequências de determinadas escolhas e clareza do significado são úteis para prevenir erros e facilitar a autonomia do cliente.

No entanto, não basta apenas acrescentar mensagens a cada tela, é necessário que os termos utilizados sejam de fácil compreensão para todos, pois um dos maiores equívocos é usar linguagem técnica com palavras rebuscadas. É preciso ter em mente que, quem está do outro lado, não é um especialista, mas, uma pessoa que precisa solucionar aquilo o que está tentando resolver.

E para alcançar a excelência, os profissionais que atuam como User Experience devem sempre se colocar no lugar do usuário final em todo o processo de criação, avaliando como será o seu comportamento durante a experiência, mapeando as facilidades e as dificuldades, tudo para realizar as modificações necessárias e, assim, resultar o menor índice possível de erros.

São justamente essas necessidades que ainda não haviam sido identificadas que irão transformar a maneira como todas as pessoas irão se relacionar com o produto em questão. Afinal, é a partir do entendimento dos modelos mentais dos usuários que os profissionais de UX envolvidos no desenvolvimento do projeto conseguirão obter insights capazes de estimular a tão bem-vinda inovação.

*Caroline Zambon é gerente de User Experience do pag!


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar