Brasil, 25 de Maio de 2018

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Como escolher o caminho para o futuro

O Brasil inicia um dos anos mais importantes da sua história. Em meio de tantas turbulências sociais e políticas, nosso povo quer novamente poder encontrar o caminho do futuro, aquele que garantirá a existência das próximas gerações. Eu me lembro de quando parti do interior de São Paulo rumo à Capital em 1970, em busca do futuro e do sonho de ser professor. Nunca desvalorizei o trabalho que executava na lavoura, pois ele gerava o meu sustento e o da minha família, era a minha base. Mas achava que poderia ir além, aprender coisas novas e crescer como ser humano. Nesta fase, tive que tomar decisões importantes, ser persistente e respeitar as novas pessoas que surgiriam na minha vida. Por diversas vezes tive que lidar com frustrações, como quando perdi minha primeira oportunidade de emprego formal porq ue transferi meu alistamento militar para São Paulo e fui selecionado para o Tiro de Guerra. Mas persisti, pulei a pedra e conquistei a vaga tempos depois.

Naquela época, o país passava pela era do “milagre brasileiro”. Ao mesmo tempo em que a economia crescia a inflação também aumentava, e havia certo receio sobre o futuro de todo aquele movimento. Mas, assim como nos dias atuais, a vida tinha que andar para frente. O investimento em aquisição de conhecimento foi a melhor decisão tomada por mim. Em pouco tempo realizei o sonho de ser professor e orientador educacional. Ali, tive certeza que estava no caminho certo.

O processo educativo, com constância de propósito, garante ao indivíduo a sua base para o futuro. Por um lado, vemos que a pauta do ensino no país está há tempos em destaque nas manchetes dos jornais. Por outro, não podemos ignorar fatos e cobrar os nossos representantes. Segundo relatório divulgado no ano passado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, entidade que reúne dados de educação de 35 países desenvolvidos e outra lista de 10 países, em que está o Brasil, nosso país investe 4,9% do PIB em educação. A média dos países mais desenvolvidos no estudo é de 5,2% do PIB. No entanto, o investimento brasileiro por aluno ainda é bastante baixo. Mas se houver esforço e insistência po r parte do indivíduo e da sociedade é possível chegar lá.

Nos dias atuais, quando vejo jovens desafiando o futuro com as novas tecnologias, se arriscando em aquisição de conhecimento e em profissões que acabaram de surgir, lembro da minha professora na fazenda, em plenos anos 60, que também me desafiava a imaginar esse futuro que é hoje, e que me convenceu a ir além. É com essa garra que eu espero que a geração atual pense no seu amanhã, sem desistir em momentos difíceis, mas, principalmente, sem perder os seus próprios valores.

*Percival Maiante é pedagogo, advogado e atualmente exerce a função de presidente da Fundação Toyota do Brasil, braço social da montadora japonesa.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::