Brasil,

5 perguntas recorrentes sobre arquivos digitais

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renata Leal
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

*Por Mariza Cardoso

Digitalizar documentos e guardá-los virtualmente, inclusive em diretórios de redes corporativas e on-line - ou simplesmente na nuvem, foi um dos principais avanços para atividades de gestão de arquivos. Permite que papéis sejam descartados, sem continuar ocupando espaços físicos, e até mesmo manter informações mais seguras, sem que estejam armazenadas de qualquer maneira e vulneráveis a situações como mofo, umidade, incêndios e enchentes. Seria isso mesmo?

Muita gente me pergunta quais arquivos podem ser guardados virtualmente e para quais a guarda do documento físico é obrigatória. Nem todos os arquivos físicos podem ser destruídos e substituídos pelos digitais. Também são necessários cuidados na criação e manutenção de arquivos digitais para que não se tornem um problema, por falta de controle de versões e classificação (taxonomia) corretas, salvos e duplicados em inúmeras pastas, o que dificulta a localização da versão atual.

Listo a seguir as cinco perguntas mais recorrentes sobre esse assunto e as respostas para cada uma delas:

1. Posso acabar com todo meu arquivo físico e torná-lo digital?

Não. Documentos como contratos de prestação de serviços, por exemplo, quando não assinados eletronicamente com certificação digital reconhecida por entidades certificadoras, precisam ser mantidos em meio físico até que se cumpra a sua prescrição legal. Neste caso, o prazo de guarda é de cinco anos após o término de sua vigência. O documento digital será válido para preservação do original, para compartilhamento da informação, bem como para facilitar a consulta recorrente por áreas distintas.

2. Quero começar a guardar alguns documentos só na forma digital. Por quais posso começar?

Dê os primeiros passos para montar seu arquivo digital pelos documentos emitidos por órgãos públicos, tais como Receita Federal, prefeituras, estados. Esses documentos já são gerados digitalmente e não precisam ser guardados na forma impressa. Se precisarem ser usados como prova em algum momento, poderão ser apresentados em formato digital. Embora, armazenados em sistemas dessas entidades, a responsabilidade pela guarda e preservação dessas informações é de cada empresa.

3. Para criar o arquivo digital, basta escanear o que era físico, além de guardar em pastas, no computador, tudo o que já é gerado on-line?

Não basta. Você precisa ter certeza de que o arquivo tem validade e aceitação legal, caso contrário o físico não pode ser descartado. Você pode guardar em pastas na rede ou na nuvem documentos escaneados e os já gerados eletronicamente. Mas essa organização de pastas precisa fazer sentido dentro do que é importante para a empresa e para que seja sempre fácil recuperar a informação. Alguns cuidados devem ser tomados: saber quais dados estão armazenados, quem poderá ter acesso a eles e como nomear a pasta corretamente, entre outros detalhes. O ideal é que a empresa tenha um sistema especialista, pois a governança da rede é menos restritiva quanto à segurança da informação.

4. A nuvem é mais segura do que servidores e HDs externos?

A nuvem é um servidor onde seus arquivos são guardados e, normalmente, esses servidores têm redundância, ou seja, seus arquivos estão em mais de um local físico (e muitas vezes em vários países). Isso torna o armazenamento mais seguro do que em HD externo, sujeito a quedas e outros problemas físicos, como superaquecimento e queima de componentes. Já os servidores locais têm custo de manutenção alto e também estão sujeitos a problemas semelhantes aos dos HDs externos.

5. Mesmo na nuvem é importante manter um backup à parte?

Sim. Embora a nuvem seja muito segura, recomenda-se manter uma cópia local para aumentar a redundância do armazenamento. Isso evita problemas especialmente em momentos de troca de prestador de serviço, por exemplo, quando será necessário fazer uma migração dos arquivos.

*Mariza Cardoso é fundadora da Redata Organização da Informação, empresa especializada em gestão documental, com 30 anos de mercado. Publicitária e bibliotecária formada pela USP, é a responsável técnica pelos trabalhos desenvolvidos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar