Brasil,

ESET alerta sobre os riscos de segurança da informação nas empresas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rodrigo Tucci
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Especialista em segurança da informação explica quais danos as falhas de segurança podem trazer e como evita-las

Um ataque cibernético pode trazer prejuízos incalculáveis a uma empresa. Vítimas de ransomwares, uma das maiores ameaças do momento, pagaram mais de US$ 25 milhões em resgates desde 2014, de acordo com pesquisadores do Google, Chainalysis, UC San Diego e da NYU Tandon School of Engineering. A ESET, líder em detecção proativa de ameaças, aponta como essas ameaças podem prejudicar uma empresa.

Ao investir pouco nas ferramentas que podem prevenir ataques cibernéticos e falhas na segurança, as empresas ficam desprotegidas contra grandes riscos. De acordo com a pesquisa ESET Security Report 2017, que teve 4 mil participantes em 13 países, apenas 52% das companhias latino-americanas têm antivírus, backup e firewall instalados.

“As organizações parecem não estar totalmente cientes da importância de adotar tecnologias e políticas para garantir a segurança da informação. Não ter, por exemplo, o backup recorrente dos dados é uma questão que pode custar caríssimo tanto em termos financeiros quanto para a reputação e credibilidade, independentemente de tamanho ou perfil da companhia”, reforça Camillo Di Jorge, country manager da ESET no Brasil.

Além de não investir em tecnologia para segurança, de acordo com a mesma pesquisa, apenas 40% das organizações realizam atividades de conscientização de maneira periódica com seus colaboradores para falar sobre o tema. “É fundamental realizar treinamentos e cursos sobre as melhores práticas para cuidados com o acesso à rede da empresa, com o compartilhamento de informações, o uso correto de computadores e celulares, bem como os principais riscos para a segurança atrelados a isso”, explica o executivo.

A ESET ressalta ainda outras ações importantes para manter a segurança de dados de uma empresa:

- Fazer um controle de privilégio de acessos de cada colaborador;

- Estabelecer regras para homogeneizar as práticas de segurança de toda a empresa;

- Orientar o colaborador sobre o uso pessoal e intrasferível de senhas e crachás de acesso;

- Manter suas medidas de segurança periodicamente revistas e reforçadas;

- Evitar a presença de pessoal não autorizado em ambientes de data center ou outros locais em que haja informações sensíveis expostas;

- Caso a empresa permita ao colaborador utilizar seus próprios aparelhos, deve alertá-los dos riscos a que os aparelhos estão expostos e ativar senhas de segurança para todos os dispositivos;

- Apesar de apenas 12% das empresas latino-americanas possuírem um departamento exclusivamente dedicado a segurança da informação, essa é uma atitude altamente recomendada.
Para acessar mais informações sobre segurança informática, visite nosso blog: https://www.welivesecurity.com/br/

Sobre a ESET

Desde 1987, a ESET® desenvolve soluções de segurança que ajudam mais de 100 milhões de usuários a usar tecnologia com segurança. Seu portfólio de soluções oferece às empresas e aos consumidores em todo o mundo um equilíbrio perfeito de desempenho e proteção proativa. A empresa possui uma rede global de vendas que abrange 180 países e tem escritórios em Bratislava, São Diego, Cingapura, Buenos Aires, Cidade do México e São Paulo. Para mais informações, visite http://www.eset.com.br/ ou nos siga no LinkedIn, Facebook e Twitter.

Desde 2004, a ESET opera na América Latina, onde conta com uma equipe de profissionais capacitados a responder às demandas do mercado local de forma rápida e eficiente, a partir de um Laboratório de Pesquisa focado na investigação e descoberta proativa de várias ameaças virtuais.

Copyright © 1992–2017 ESET. Todos os direitos reservados. ESET e NOD32 são marcas registradas da ESET. Outros nomes são marca registrada de suas respectivas empresas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar