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Práticas diárias para conquistar a confiança da equipe

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Larissa Spinelli
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Por mais que você tente se aproximar dos colaboradores da sua equipe, você não consegue ganhar a confiança deles? Sempre que você toma uma decisão, percebe que eles não concordam, ou sente a necessidade de explicar seus motivos? O ambiente de trabalho é instável e você não consegue motivar os funcionários a darem o seu melhor?

Se você se identificou com essa situação, significa que você precisa fazer com que os seus funcionários confiem mais em você. Líderes são desafiados diariamente a conquistar e manter a confiança dos seus liderados. O problema é que nem sempre é fácil conquistar essa confiança, ou então estabelecer um limite entre a amizade e a relação profissional.

Mas afinal, por que isso é importante? É essencial que os funcionários confiem no seu líder pois só assim eles poderão trabalhar de forma eficiente e aceitar, sem discussões, as decisões da empresa.

A fim de contribuir com esse tema, a Febracis listou algumas dicas de liderança, ações que podem ser tomadas e posturas que devem ser adotadas pelos líderes, para que suas equipes o vejam como um verdadeiro líder, e não apenas como um chefe.

Então, quais são as posturas que o líder deve ter para conquistar a equipe? Existem algumas dicas de liderança muito eficazes e práticas, para que você comece hoje mesmo a conquistar a confiança da sua equipe.

Cumpra o que prometeu

Não faça nenhuma promessa que não possa cumprir aos seus funcionários. Por menor que seja, uma promessa não cumprida destrói a confiança dos funcionários em você e no seu potencial de liderança. Por exemplo, não oferte uma promoção salarial sem que isso esteja aprovado por todas as esferas competentes, pois revogar esse tipo de promessa pode ocasionar situações muito delicadas. Se a promessa tiver sido menos impactante para o funcionário, chame-o e explique com transparência o motivo do descumprimento daquilo que foi anunciado. Lembre-se: descumprir uma promessa deve ser uma exceção.

Seja transparente

A transparência está diretamente relacionada à confiança que os colaboradores têm na empresa e nos seus líderes. Isso não significa que você precisa revelar informações confidenciais, dados estratégicos e questões confidenciais. No entanto, é muito importante que os colaboradores tenham clareza da situação da empresa, dos dados que se relacionam com as suas metas, das possibilidades de crescimento profissional, e do que a empresa espera dos seus funcionários.

Não seja um "carrasco"

Se você quer a confiança de sua equipe, trate-os bem e com equidade. Se alguém estiver doente, por exemplo, sugira que ele se recupere em casa. O rendimento de um funcionário doente é muito baixo, e ele irá reconhecer sua atitude mais tarde. Quando você mostra a um funcionário que não é só a produtividade que importa, você se aproxima muito de conquistar a confiança dele.

Invista nos colaboradores

Nem sempre é possível reconhecer o bom trabalho de um funcionário com um aumento salarial ou uma promoção de cargo. Palavras tampouco são suficientes em todas as situações. Dessa forma, quando você quer valorizar um funcionário que fez um bom trabalho, procure oferecer um curso para ele, ou então o presenteie com um bom livro que o ajudará no seu crescimento profissional ou pessoal. Essas atitudes demonstram, ao mesmo tempo, que você se importa com o desenvolvimento dele e que o reconhece pelo trabalho realizado. Quando o funcionário se sente valorizado pelo seu líder, a confiança nele só se fortalece.

Além disso, investir na capacitação da equipe também é uma ação importante. Treinamentos de inteligência emocional, como o Método CIS – um dos maiores eventos de inteligência emocional com o propósito de ajudar pessoas a eliminar os obstáculos emocionais e alcançar a alta performance – , ajudam no desenvolvimento e motivação de colaboradores que retornam ao ambiente de trabalho mais determinados e engajados.

Incentive ao invés de apenas dar ordens

Os colaboradores reconhecem a diferença entre receber uma ordem e ser encorajado. Para estabelecer uma relação de confiança e ter sucesso no longo prazo, trabalhe de forma a motivar os funcionários a tomarem atitudes, ao invés de apenas dar comandos. Isso faz com que eles se sintam capazes de realizar mais e passam a ver que o sucesso da empresa está vinculado ao seu sucesso. Esse sentimento não gera apenas um aumento de confiança, mas faz com que eles trabalhem mais de forma muito mais independente e inteligente. Portanto, delegue tarefas e garanta o maior nível de autonomia aos colaboradores, mas deixe claro quais são suas expectativas e o que está em jogo.

Não tenha favoritos

Essa é uma das dicas de liderança que sempre devem ser relembradas, já que esse tipo de atitude faz com que se perca rapidamente a confiança da equipe. Os colaboradores percebem claramente quando há um favoritismo, e você deve evitar, com todas as forças, escolher favoritos. Cuidado para não passar as informações ou tarefas sempre a uma mesma pessoa, elogiar um único colaborador constantemente na frente dos demais (e não fazer isso com os outros), ou convidar os mesmos para um almoço ou uma partida de futebol. Essas ações prejudicam muito a relação de confiança que você pretende construir. Lembre-se que elogios também podem ser dados em um momento de feedback, quando apenas você e o funcionário estarão presentes.

Mostre competência

Seja bom no que você faz para fortalecer a confiança dos liderados em você. Por mais que as pessoas gostem de você, isso não basta: é preciso ser muito competente para ser confiável. Como você espera que as pessoas confiem em você se elas têm dúvidas sobre o seu potencial? Seja um perito no que você faz. Nunca deixe de estudar, ler e aprender. Ter humildade para buscar a melhoria contínua serve de exemplo e certamente aumentará a confiança que as pessoas têm em você.

Construir uma relação de confiança demanda tempo e trabalho, mas se você se dedicar e seguir essas dicas, perceberá uma grande diferença no ambiente de trabalho.

Método CIS – São Paulo
Data: 4 a 6 de maio
Local: São Paulo Expo - Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 - Vila Água Funda, São Paulo - SP
Ingresso individual: R$ 1.700 para os três dias. ** Também há pacotes para grupos.

As inscrições podem ser feitas pelo site lp.febracis.com.br/metodo-cis/. Cada ingresso adquirido será revertido na doação de 1kg de alimento para a ONG Banco de Alimentos.

Sobre Paulo Vieira

Paulo Vieira é Master Coach, escritor e conferencista, criador do Método CIS e do Coaching Integral Sistêmico. Conta com mais de 10.800 horas em sessões individuais de coaching, já realizou consultoria para cerca de 500 empresas ao longo de seus 20 anos de carreira nesse segmento.Paulo Vieira tem vasta formação acadêmica, sendo PhD e Mestre em Business Administration pela Florida Christian University (FCU). Pós-graduado em Gestão de Pessoas, também possui MBA Internacional em Marketing (Portugal) e graduação em Business Administration (FCU).

Livros
O Master Coach tem sete livros publicados: Eu, líder eficaz (2003), O poder verdadeiro (2006), Autorresponsabilidade (2010), O Poder da Ação (2015) e Fator de Enriquecimento (2016), Poder e Alta Performance (2017) e Foco na Prática (2017). Sua obra mais conhecida é O Poder da Ação, que já vendeu mais de 300 mil cópias e permanece há mais de dois ano entre os livros mais vendidos nos principais rankings do país, como o da Revista Veja e os jornais Folha de São Paulo e Valor Econômico.

Sobre a Febracis

Maior instituição de coaching das Américas, a Febracis já impactou mais de 20 milhões de pessoas direta e indiretamente em três continentes. A empresa é destaque no mercado por transformar vidas através do Coaching Integral Sistêmico (CIS), um processo que leva o aluno (coachee) a um estilo de vida abundante.

O CIS® se diferencia do coaching tradicional por trabalhar de forma integral a razão e a emoção, de maneira que é possível obter alta performance pessoal e profissional sem comprometer nenhuma área da vida. Saúde, família, finanças, vida social, entre outras áreas, são trabalhadas no processo.

O método transforma crenças limitantes em crenças fortalecedoras, capacitando profissionais para desenvolver suas atividades e buscar objetivos com foco e dedicação.

Hoje, a empresa tem matriz em Fortaleza e franquias em São Paulo, Americana, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, São Luís, Teresina, Curitiba, Porto Alegre, Manaus e Porto Velho, e outras em implantação em Recife, Florianópolis, Salvador, João Pessoa, Vitória, Ribeirão Preto e Natal. A empresa possui ainda unidades e parceiros nos Estados Unidos, em Orlando e Boston. No Youtube, a Febracis possui o maior canal de coaching do Brasil, com cerca de 300 mil inscritos e mais de 23 milhões de visualizações.


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