Dia das Mães: planejamento no e-commerce aumenta as chances de conversão
Especialista da Braspag dá dicas de como as lojas virtuais devem se preparar para uma das principais datas comerciais também no varejo virtual
Braspag dá dicas para o e-commerce no Dia das Mães
O Dia das Mães já é considerado uma das principais datas para as vendas no e-commerce. Só no ano passado, movimentou R$ 1,9 bi e registrou incremento de 12% no número de pedidos. A expectativa para a edição deste ano também é positiva, mas é preciso planejamento para que as campanhas de vendas sejam sinônimo de sucesso e não de dor de cabeça tanto para lojistas como para os clientes. Rogério Signorini, diretor geral da Braspag, empresa do grupo Cielo e líder em soluções para e-commerce na América Latina, listou quais devem ser os pontos de atenção para o período:
1. Planeje. Defina com antecedência quais produtos pretende destacar e se tem a quantidade suficiente para atender uma alta demanda. Tenha um plano B caso as vendas ainda superem seu planejamento (rápida reposição ou sugestão de um item substituto)
2. Negocie com seus fornecedores parceiros. Uma vez que a demanda vai aumentar, é preciso que a logística esteja preparada, por exemplo. Uma ideia é ter mais de um parceiro a postos para que as entregas não atrasem.
3. Prepare o seu site. Aumento de tráfego pode congestionar o site, causar lentidão e abandono de carrinhos de compra. Aqui vale a regra anterior: negocie com seu parceiro, neste caso, de tecnologia para que esteja a postos e entre em ação rapidamente se algum problema for detectado. E lembre-se que as promoções devem estar em evidência no site para atrair o clique.
4. Divulgue. A comunicação da campanha promocional não deve se restringir ao site, evidentemente. Aposte em canais diferentes para aumentar a visibilidade da ação: redes sociais, e-mail marketing, banners em outros sites, mensagens de WhatsApp para clientes cadastrados são algumas das possibilidades. Estude seu consumidor, conheça o seu perfil e leve a sua campanha aonde ele está. A campanha também pode ser uma boa forma de se reconectar a clientes antigos que estão há um tempo sem comprar.
5. Invista em canais de atendimento. Lembre-se que, assim como você, há muitas lojas virtuais querendo atrair a atenção do consumidor. Portanto, esteja disponível para responder dúvidas, oferecer mais informações, facilitar a vida do cliente – que é exatamente o que ele busca na compra online: simplicidade. Chatbots, Whatsapp, telefone, e-mail, redes sociais, ofereça o maior número de canais possível, alinhados, é claro, com o perfil do seu negócio e do seu consumidor e tenha uma linguagem uniforme em todos.
6. Ofereça diversidade de pagamento. Crédito, débito, boletos bancários, links para pagamento e agora os novos métodos, como Samsung Pay, Apple Pay e Google Pay que funcionam como carteiras digitais no e-commerce são boas pedidas para atrair mais clientes e aumentar as chances de conversão.
7. Ofereça segurança nas transações. Invista em certificados digitais para proteger as informações que trafegam pelo e-commerce. Conte com bons parceiros de tecnologia para avaliar a melhor solução que protegerá seu e-commerce e seus consumidores de possíveis fraudes e outros crimes online.
Sobre a Braspag
Empresa do grupo Cielo, a Braspag é líder no desenvolvimento de soluções para processamento de pagamentos (gateway de pagamentos), conciliação, antifraude, virtualização e checkout com certificação de segurança PCI DSS 3.2 e ISO 22301 que fortalece a governança corporativa e garante a continuidade dos negócios. Possui presença direta nos principais países da América Latina e conectividade nos Estados Unidos por empresa do mesmo grupo. No Brasil, tem como clientes as principais empresas de comércio eletrônico, oferecendo soluções inovadoras, confiáveis, seguras e com o melhor custo-benefício do mercado. Além disso, a Braspag é a única empresa do setor que está formalmente comprometida com o Pacto Global da ONU, mantendo suas estratégias alinhadas aos princípios relacionados aos Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Contra a Corrupção.
www.braspag.com.br
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