Seguro para HR-V tem aumento de até 117% entre fevereiro e março

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Paola Cruvinel

Seguro para HR-V tem aumento de até 117% entre fevereiro e março

Relatório mensal da Bidu Corretora analisa o preço do seguro para os dez carros mais vendidos de março, em seis capitais do país

A Bidu, plataforma online de recomendação, comparação e contratação de seguros e serviços financeiros, realizou um levantamento com o valor dos seguros para as versões de entrada dos dez veículos mais vendidos em março, de acordo com dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). O relatório da Bidu analisa o preço médio mensal do seguro em seis capitais brasileiras (Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Curitiba e São Paulo) e compara o perfil de homens e mulheres de 35 anos, casados, sem filhos, com garagem em casa e no trabalho, e que estão contratando o seguro pela primeira vez.

Comparado com o relatório de fevereiro, chama a atenção o aumento expressivo no preço médio do seguro do HR-V, da Honda. Em cidades como Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, os preços subiram até 117%. Embora o aumento tenha variação de cidade para cidade e entre as seguradoras, a tendência no preço do seguro do HR-V para os perfis estudados foi de alta no mês de março, consolidando o preço médio deste modelo como o mais caro entre os veículos analisados.

Na outra ponta, o destaque fica com o Corolla, da Toyota, o único modelo entre os mais vendidos de março que mostrou redução no preço médio do seguro – queda de 20% para o perfil masculino e 25% para o perfil feminino. Esse tipo de variação reforça a importância de sempre pesquisar bem o preço e fazer cotações em diversas seguradoras, avaliando a relevância de todas as coberturas oferecidas, antes de contratar o seguro.

* Variação do preço médio do seguro entre fevereiro e març por modelo (cor azul: perfil masculino/ cor vermelha: peril feminino)

* Comparação preço seguro HR-V

Modelo Mais Vendido
Segundo o levantamento da Fenabrave, foram emplacados em março 172.739 automóveis – um aumento de 33,16% em comparação com o mês anterior, quando foram vendidas 129.739 unidades. O Chevrolet Onix continua a ser o carro mais vendido, com 12.918 emplacamentos no mês. O preço médio do seguro para o modelo de entrada custa R$ 2.604 para o perfil masculino e R$ 2.858 para o perfil feminino.

Em março, o Nissan Kicks aparece pela primeira vez este ano no ranking da Fenabrave dos 10 mais emplacados, ocupando o 8º lugar, com 5.532 unidades vendidas. O preço do seguro custa em média R$ 3.837 para o perfil masculino e R$ 3.240 para o perfil feminino.

O Melhor Custo-Benefício

Ao avaliar a relação do preço médio do seguro e o valor de mercado do veículo (price ratio), o campeão de custo-benefício é o Corolla, da Toyota, com o preço médio do seguro representando 4% do valor do carro (segundo a tabela FIPE) tanto para o perfil masculino, quanto para o feminino. Em fevereiro, essa relação era de 5%. Outros veículos que também tiveram uma boa relação custo-benefício foram o estreante Kicks, com price ratio de 5%, seguido pelos mais populares Onix e Polo, com o preço do seguro representando 6% do valor do carro para os dois perfis.
Na contramão desses modelos está o Volkswagen Gol que segue sendo o veículo com o preço relativo do seguro menos interessante para os dois perfis (price ratio de 9% para o perfil masculino e 8% para o perfil feminino). Desta vez o HR-V empatou tecnicamente com o Gol, apresentando price ratio de 8% para ambos os perfis.

* Variação por preço de seguro (price ratio)

Variação entre as Cidades

Na análise entre as cidades, Brasília se mantém com o seguro mais barato considerando a média para os 10 modelos mais vendidos do mês (R$ 2.712 para o perfil masculino e R$ 2.681 para o feminino), seguida por São Paulo (R$ 2.919 e R$ 2.938). Na outra ponta, o Rio de Janeiro continua apresentando o seguro mais caro entre as cidades analisadas (R$ 4.992 e R$ 4870, em média).

* Preço do seguro por cidade

Mais Detalhes
Confira, abaixo, as tabelas com os dez veículos mais vendidos em março e o valor do seguro para cada modelo nos perfis analisados. Para mais dados e gráficos de análise, confira o relatório completo da Bidu Corretora aqui.

* Perfil A: homem de 35 anos, casado, sem filhos, com garagem em casa e no trabalho, e que está contratando o seguro pela primeira vez;

* Perfil B: mulher de 35 anos, casada, sem filhos, com garagem em casa e no trabalho, e que está contratando o seguro pela primeira vez;

Sobre a Bidu
Fundada em 2011, a Bidu é uma plataforma online de recomendação, comparação e contratação de seguros e serviços financeiros. Já ajudamos mais de 8 milhões de pessoas a comparar preços e coberturas de diversos tipos de seguro, entre eles seguro auto, seguro viagem, seguro residencial, seguro de vida e seguro de saúde, além de diferentes produtos financeiros, como cartões de crédito, opções de financiamentos, consórcios e empréstimos. Nossa missão é ajudar as pessoas a tomarem as melhores decisões financeiras ao longo de suas vidas por meio de tecnologia e conteúdo objetivo e confiável. Os investidores da Bidu incluem a Monashees+, principal fundo de capital de risco para empresas de tecnologia no Brasil; a Amadeus Capital Partners, fundo de investimento com atuação global; o conglomerado de mídia alemão Bertelsmann; e a family office Otto Capital.