Brasil,

Dicas para construir networking e gerenciar sua carreira

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raphael Mathias
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

*Por Sami Boulos

É considerado um desafio para a maioria dos profissionais reconhecer que um dos mais importantes pilares de suas carreiras depende da eficiência com que é gerenciada sua rede de relacionamentos – o networking. Essa habilidade, tão simples e, ao mesmo tempo, tão complexa e necessária, vem sendo imposta àqueles que necessitam dela para a sua sobrevivência no mundo corporativo, principalmente para aqueles que optaram por seguir a carreira corporativa.

Diante das exigências da função e do atual ambiente em constante mudança, a maioria dos executivos não se atentou à necessidade de construir e gerenciar uma rede de contatos profissionais. Afinal de contas, como muitos alegam, não têm tempo para isso!

Essa desculpa explica, mas não justifica. Isso porque o profissional deve, sobretudo, saber distinguir o contato amigo, aquele com quem nos relacionamos informalmente, do contato profissional, ou seja, o contato o qual fomos apresentados por outro profissional em algum momento (por isso o termo rede). Exatamente aí é que começamos a construir nossa rede de relacionamentos.

O objetivo desse contato será para troca de informações no qual, você leva informações relevantes sobre mercado e, ao mesmo tempo, recebe outras tantas que irão mantê-lo, além de tudo, bem informado. É um processo de troca.

O mais importante é compreender que o networking não deve se restringir ao círculo do mercado em que você se encontra naquele momento. Ele deve expandir sua rede, abrindo oportunidades de relacionamento em outros círculos profissionais, cujos segmentos de mercado serão atrativos no futuro. É o profissional se expondo em setores do mercado que julga promissores para a sua carreira futura. É exatamente essa expansão que fortalecerá sua exposição e, consequentemente, sua empregabilidade.

Mas, a pergunta que fica é: como você deve construir uma rede que seja eficiente e permita que continue administrando sua agenda e seus compromissos com o cargo que exerce no momento?

Procure reservar um almoço por semana para se encontrar com um profissional que nunca tenha visto, mas que tenha sido apresentado por outro contato de suas relações. Isso vai exigir pesquisa sobre quais mercados você tem interesse em acessar e, por conseguinte, quais profissionais contatar que irão lhe ajudar a acessar esses novos segmentos.

Você deve reservar tempo para essas atividades: pesquisa dos mercados promissores, lista de empresas desses mercados, principais contatos em sua rede e, ainda, se preparar para conduzir a reunião, uma vez que foi você quem a solicitou.

Após realizar o contato, você deve garantir o vínculo. Se você não cria um vínculo na primeira reunião, dificilmente vai conseguir manter esse relacionamento profissional ao longo de sua carreira. Os assuntos discutidos e os planos individuais conversados devem ser mantidos e arquivados como o histórico do relacionamento, e existem muitas oportunidades para criar esse vínculo.

Por exemplo, um plano de iniciar um novo curso de seu novo contato pode ser o motivo de enviar a ele um e-mail, após 4 ou 5 meses, perguntando se gostou e valeu a pena o tal curso, e assim por diante.

Se você mantiver o vínculo com apenas, vamos dizer, 50% desses contatos, sua rede será extremamente poderosa, atraindo oportunidades para a sua carreira, criando fontes de referências e informações, novas alternativas de investimentos em novas competências, atraindo ainda mais contatos e, assim, expandindo sua rede num círculo vicioso e extremamente produtivo.

Saiba que o networking é uma atividade que deve ser exercida por todos os profissionais que queiram crescer em suas carreiras, independente da escolha: mundo corporativo, atividade da consultoria, o empreendedorismo, a carreira acadêmica, dentre outras. Porém, no mundo corporativo, como dito anteriormente, o networking é um dos principais pilares de sustentação de um executivo. E aí, já pensou quem vai abordar primeiro?

* Sami Boulosé especialista em gestão e planejamento de carreira e conselheiro da Trilha Carreia Interativa, consultoria especializada em desenvolvimento e transição de carreira.

Sobre a Trilha Carreira Interativa (www.trilhacarreira.com.br)

Empoderar pessoas para fazer com que elas sejam autoras de suas próprias histórias é o papel da Trilha Carreira Interativa.

A consultoria propõe metodologias disruptivas e inovadoras com foco em resultados rápidos, dentro dos padrões da vida moderna, sem deixar de lado o trabalho de envolvimento que os profissionais esperam receber em momentos de transição.

A principal missão da Trilha é impulsionar carreiras a partir da transformação de suas histórias, seja em momentos de evolução profissional ou nas situações em que as pessoas precisam ser provocadas para se conhecerem melhor.

Indo além das tradicionais práticas de outplacement, a consultoria atua lado a lado com o cliente em projetos de carreira e recolocação, aplicando processos ágeis por meio de um planejamento baseado no conceito dos 3I's: integração, inovação e interatividade.

Em tempos de experiências colaborativas e modernos métodos de trabalho, a Trilha sugere uma metodologia humanizada apoiada no que há de mais sofisticado entre as tendências corporativas para que os resultados sejam atingidos de uma forma mais ágil e eficaz.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar