Novas oportunidades são debatidas no Seminário Regional de Seguros em Novo Hamburgo

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Seguro Gaúcho - Daiana Camillo

A 1ª edição do Seminário Regional de Seguros deste ano foi realizada na tarde segunda-feira, 23. O evento, iniciativa do Sindicato dos Corretores de Seguros do Rio Grande do Sul (Sincor-RS) ocorreu no auditório do hotel Swan Tower, em Novo Hamburgo, e reuniu mais de 160 pessoas com o objetivo de proporcionar atualização profissional aos corretores.

O painel de debates sobre “Ampliação da Carteira de Negócios – Novas Oportunidades” trouxe pautas referentes ao tema, sendo mediado pelo sócio-diretor do escritório de advocacia C. Josias & Ferrer, Juliano Ferrer, e trouxe para palestrar a superintendente da Região Sul da Icatu, Josiana Schneider; o gerente Comercial da Icatu, Raul Lopardo; o superintendente executivo da Sucursal de Novo Hamburgo da Bradesco Seguros, Sallam Saleh; o gerente da região de Novo Hamburgo da HDI, Ramon Spaniol; o gerente da filial de Porto Alegre da Sompo Seguros, Renato Comarin; a gerente territorial de Seguros Pessoais da Mapfre, Katiane Frigulha; e a gerente de Vida e Previdência da Porto Seguro, Lucimara Santos.

A superintendente da Região Sul da Icatu, Josiane Schneider, falou sobre sua experiência frente ao Seguro de Pessoas. “Passei uma semana bastante intensa, cada vez que participo desses eventos, percebo o quanto é necessário divulgar essas informações. O corretor que não se especializa, terá mais dificuldades para se estabelecer no mercado”. Atualmente a empresa possui 30 bilhões de ativos sob gestão, 32 filiais e mais de 4 mil corretores. O gerente comercial, Raul Lopardo, entretanto, falou sobre esse crescimento exponencial. “Crescer sim, mas não a qualquer custo.” Por isso, a empresa já retribuiu a sociedade mais de 612 milhões de pagamentos de benefícios e sorteios, apenas em 2017. E exaltou a importância dos corretores. “Não poderíamos alcançar esses resultados sem eles”.

A empresa também realizou o lançamento da plataforma de mobilidade Educatu, que traz informações em tempo real sobre pendências de pagamento, parcelas a vencer e demais informações referentes ao Contrato, que está disponível para computadores, tablets e smartphones.

Falando sobre outro mercado para os corretores, o de assistência dentária, o superintendente executivo da Sucursal de NH da Bradesco Seguros, Sallam Saleh, falou sobre os principais desafios do mercado e da importância da quebra do pensamento atual dos corretores. Atualmente, existem no Brasil, 279 mil dentistas e apenas 12% dos brasileiros possuem plano dentário. Nos Estados Unidos, onde há 160 mil profissionais, 60% da população possui cobertura dentária. Sallam trouxe dados que afirmam que esse é o 3ª benefício mais desejado pelos colaboradores de empresas privadas, além de ser um setor com mais de 30 anos de crescimento contínuo.

O representante da HDI, Ramon Spaniol, trouxe informações sobre o setor residencial. Atualmente, o Rio Grande do Sul possui 24% de contratação na área, mostrando o grande potencial de mercado que o corretor pode encontrar, por ser um campo que pode ser explorado. Ramon comparou com os seguros automotivos, afirmando que o residencial é mais barato, e os clientes acabam não tendo esse conhecimento, pois muitas vezes, vão baseados nos valores cobrados para assistência veicular, que são cerca de 5% do valor do bem.

Já na área se Seguro de Transportes, o gerente da filial de Porto Alegre da Sompo Seguros, Renato Comarin, abordou os riscos da área, como roubo, acidente, avaria e extravios da carga, falando sobre a importância de contratá-lo. Também trouxe o diferencial da empresa na área, que possui o gerenciamento de riscos em sua própria sede, visando minimizar os riscos e possíveis prejuízos, em casos de emergências.

A gerente territorial de Seguros Pessoais da Mapfre, Katiane Frigulha, abordou uma área pouco explorada: a de seguro educacional. “É um dos seguros mais nobres que se pode oferecer para o cliente”. Em 2016, a carteira apresentou 0,16% de contratação, sendo que 43% desse total, foi vendido pela Mapfre. Também refutou os contras da área, apresentados para não se investir e trabalhar na área educacional. “Muitos não oferecem o seguro, afirmando que o cliente não tem interesse, que a venda tomaria muito tempo, que o valor da comissão é muito baixo, além de ser um projeto a longo prazo. Mas consideramos um mercado inexplorado, que é necessário adotar um método, além da remuneração ser excelente e algo relevante e estratégico”. Katiane finalizou ressaltando a importância da diversificação dentro de uma seguradora. “Distribuir mais produtores é agregar valor à corretora.”

A gerente de Vida e Previdência da Porto Seguro, Lucimara Santos, abordou o Seguro de Vida. A Porto Seguro é, atualmente, uma das 10 maiores gestoras independentes do modelo, com 4,2 bilhões de ativos. “Há muitas oportunidades no Brasil na área. O Seguro não tem classe, cor ou gênero”. A Porto Seguro também realizou uma pesquisa com os clientes, onde eles elaborariam como gostariam de ser abordados para contratação dos planos. “Quando se traz a sensibilidade do Seguro de Vida, o cliente entende porque ele precisa dele. Mais do que uma cobertura para a morte, é algo que cobre o segurado por toda sua trajetória”, afirmou.

Além das seguradoras, estiveram presentes na ocasião, o Credicor-RS, a cooperativa de crédito dos corretores do Estado, que apresentou uma opção de linha de crédito para quem investe em congressos e educação profissional continuada. A empresa gaúcha de tecnologia InfoCap, responsável por soluções para a área de seguros, apresentou em um stand no local seu multigestor, que além de oferecer mais praticidade no multicálculo, também agrega um gerenciador para a carteira de segurados do corretor.