Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Sete dicas para produzir um bom vídeo currículo e arrasar nos processos seletivos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Claudia Pereira
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Sete dicas para produzir um bom vídeo currículo e arrasar nos processos seletivos

Aplicativo Apponte, que conecta vagas de trabalho e pessoas, é o único no mercado brasileiro a oferecer ferramenta para os candidatos gravarem suas apresentações

Especialistas da área de RH e de consultoria apontam que o futuro do currículo será o vídeo. De olho nessa tendência, o aplicativo Apponte (http://apponte.com/), que auxilia empresas a se conectarem com candidatos por meio do cruzamento de afinidades, onde o objetivo é dar o "match", já nasceu com a tecnologia do vídeo currículo em sua plataforma.

A ferramenta foi desenvolvida a partir de uma necessidade real, pois sua idealizadora, Jacqueline Dias, tinha muitos problemas na hora de contratar bons profissionais para seus projetos. Publicava a vaga, recebia centenas de currículos e, raramente, conseguia aproveitá-los, pois muitas vezes os candidatos mentiam sobre suas capacitações.

"O vídeo pode ser um grande diferencial para o recrutador no momento do processo de seleção. Muitas vezes, o candidato coloca em seu currículo atributos que não são verdadeiros como ser fluente em um idioma, ser extrovertido, possuir ótima apresentação e fluência verbal. No geral, recrutadores descobrem apenas na hora da entrevista presencial. O Apponte possibilita o contato visual logo de cara, além de dar a chance de o profissional de RH enviar desafios em vídeo, áudio ou testes predeterminados. Isso pode reduzir em até 70% o tempo e os gastos com processos seletivos", explica Marcelo Haegenbeek, CEO do Apponte.

Produzir um bom vídeo de apresentação profissional requer algumas técnicas, o time do Apponte elencou algumas dicas para o candidato ser o mais assertivo possível e arrasar na tela.

1 – Preparar um roteiro e estudá-lo: Desenvolva um texto se apresentando, falando de sua formação, das qualificações e de outros pontos positivos que possam fazer a diferença no ambiente profissional. Atores e pessoas que costumam falar em público sempre se preparam antes, estudam e memorizam o que precisa ser dito. Com você não é diferente.

2 – Visual caprichado e clean: Exageros nunca são positivos, principalmente quando falamos de ambiente profissional. Importante estar visualmente alinhado com a sua área de atuação. Algumas empresas possuem ambientes mais formais e outras nem tanto. De qualquer forma, não exagerar no look e na maquiagem, essas são dicas essenciais para quem vai aparecer na tela.

3 – Onde e como gravar: Evite ambientes informais ou com muito barulho como cozinha, lavanderia, ônibus, metrô, rua ou shoppings. O ambiente ideial é aquele que tenha conexão com a mensagem transmitida e de preferência um local mais tranquilo e organizado. Iluminação também é importante, evite gravar em locais escuros ou contra a luz.

4 – Seja espontâneo e verdadeiro: Um dos pontos mais importantes em qualquer apresentação profissional: sempre falar a verdade e não mencionar atributos que não possui. Estar com o que vai falar na ponta da língua auxilia muito na espontaneidade. O ideal é imaginar que está contando algo para um amigo ou pessoa próxima.

5 – Postura e Linguagem: Estar relaxado no momento de gravar o vídeo auxilia a não ficar com postura mecânica. Você já deve ter observado repórteres televisivos em ação, assistir algumas pessoas que falam em público e ver como elas se comportam pode ajudar. Preste muita atenção nas concordâncias verbais e elimine as gírias do seu repertório.

6 – Tempo do vídeo: De acordo com especialistas em vídeo, este tipo de apresentação não deve superar 2 minutos. Os primeiros segundos de qualquer tipo de vídeo são fundamentais, pois é o momento em que você vai ou não capturar a atenção para o que está dizendo. No Apponte, os candidatos têm até 90 segundos para se apresentar.

7 – Edição: Na edição, insira informações como seu nome, e-mail, telefone e o endereço de alguma rede social profissional ou página web em que o recrutador possa ter mais informações sobre o seu trabalho, insira no final do vídeo (calculando um tempo para que possam ser lidas com calma). Você pode encontrar diferentes editores de vídeo na internet, sendo que muitos deles são gratuitos.

Sobre o Apponte

Desenvolvido para IOS e Android, o aplicativo surge para trazer maior praticidade, agilidade e assertividade para o mercado de recrutamento e seleção. A ferramenta não é um sistema de consulta de site, mas um serviço completo, via tecnologia de ponta, com o uso de diferentes mídias e meios de comunicação – mensagem, foto, vídeo, além de toda a interatividade e contato em tempo real que um smartphone proporciona. O negócio tem como sócios Zeca Rudge, que foi vice-presidente de Marketing, Pessoas, Eficiência, Compras e Patrimônio do Itaú Unibanco, Jacqueline Dias, sócia-fundadora e executiva do mercado financeiro, além da advogada Carolina Tarantino, que acumula passagem pelo banco BBM.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar