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Rodolfo Rizzotto: Das motocicletas para as cadeiras de rodas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Seguradora Líder / Blog Viver Seguro no Trânsito
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
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No Brasil, há uma carência de informações confiáveis sobre a evolução do combate à violência no trânsito. Atualmente, a fonte mais precisa são os balanços dos pagamentos de indenizações para vítimas de acidentes feitos pela Seguradora Líder através do Seguro DPVAT, divulgados regularmente em documentos como os Boletins Estatísticos.

A última edição do relatório mensal destaca o fato que, somente no primeiro trimestre de 2018, a Seguradora Líder pagou 87.508 indenizações, sendo 10% delas destinadas aos casos de morte; 72% para a cobertura de invalidez permanente; e 18% para reembolso de despesas médico-hospitalares (DAMS).

O documento de março mostra ainda que as regiões Sudeste e Nordeste concentraram a maior incidência de acidentes envolvendo vítimas fatais no primeiro trimestre de 2018, com 34% e 32% dos casos, respectivamente. Enquanto na região Sudeste houve maior participação dos automóveis nas indenizações, na região Nordeste predominaram os acidentes fatais envolvendo motocicletas.

Durante o primeiro trimestre, acidentes envolvendo motocicletas responderam pelo maior número de indenizações pagas no período, concentrando 76% do total, apesar de representarem apenas 27% da frota. O que chama atenção é que, ao menos nos últimos 8 anos, os acidentes com motocicletas representaram a maior parte dos recursos de indenizações, apesar de representarem cerca de ¼ da frota nacional.

Com isso, é fácil chegar à conclusão que a redução dos acidentes envolvendo os veículos de duas rodas deve ser considerada, urgentemente, como prioridade. Para isso, devem ser aplicadas medidas como maior rigor na fiscalização, praticamente inexistente em alguns estados e regiões do país. Caso isso não aconteça, continuaremos com índices elevados de acidentes no trânsito, contribuindo para uma geração de inválidos, que troca as duas rodas da motocicleta pela cadeira de rodas por toda a vida.

Rodolfo Rizzotto é Coordenador do SOS Estradas, programa que visa reduzir os acidentes e aumentar a segurança nas rodovias. Periodicamente, escreve artigos para o Blog Viver Seguro no Trânsito.

AUTORIA: Seguradora Líder / Blog Viver Seguro no Trânsito


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