Começando a carreira? Randstad dá seis dicas para os novos talentos

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gisele Barata

Os jovens têm mais voz no mercado de trabalho e concorrência é ainda mais acirrada

Começar a carreira é um momento complexo. É necessário escolher a profissão, qual especialização vai seguir e, o principal e mais difícil nos últimos tempos, atender aos requisitos, mesmo ainda sem grande bagagem profissional, para conseguir uma colocação.

No final de 2017, o desemprego entre os jovens no Brasil atingiu a maior taxa em 27 anos, de acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), quando cerca de 30% dos jovens brasileiros estariam sem trabalho. Com números duas vezes superior à média internacional, a queda do crescimento da economia brasileira, informalidade e as incertezas de investimentos teriam gerado o aumento do desemprego dessa camada nos últimos anos.

Para auxiliar quem está na busca pelas primeiras experiências profissionais, a Randstad, líder global em soluções de recursos humanos, selecionou seis dicas que ajudam o candidato neste processo.

1. Informe às pessoas que você está procurando uma oportunidade
No mundo profissional, criar uma rede de contatos é muito importante. Procure sempre se relacionar com o maior número de pessoas possível, mesmo quando já tiver conseguido seu emprego, informando que você está aberto a possibilidades. Desse modo, não só os colegas lembrarão de você quando souberem de uma vaga, como você estará construindo sua rede de relacionamento profissional, essencial para qualquer carreira.

2. Navegue por diversas plataformas para realizar a busca
Foi-se o tempo em que a procura por um emprego estava limitada aos classificados no jornal. Hoje em dia, há uma infinidade de opções: sites de recrutamento, portais de notícias, LinkedIn e grupos no Facebook são canais bastante utilizados, tanto pelo networking quanto pelos próprios recrutadores. A dica de ouro é olhar ao menos duas vezes por dia todos os canais, para enviar o currículo logo nos primeiros momentos e melhorar sua visibilidade.

3. Estude a vaga pela qual se candidatará
Cada profissão tem diversos segmentos e é importante entender o que a vaga em questão demanda especificamente. Além disso, conhecer a cultura da empresa é fundamental, permitindo que o candidato analise se o perfil empregado-empregador está alinhado, o que ajuda a aumentar a chance de contratação e permanência na empresa.

4. Incremente o currículo com atividades extras
Quando vamos a um centro comercial para fazer compras, a vitrine é quem nos convida a entrar e conhecer a loja. O mesmo acontece com o currículo, ele é a sua propaganda pessoal e as empresas procuram por habilidades técnicas e comportamentais. Adicione valor ao seu cartão de visitas: cursos, workshops, trabalho extracurricular, viagens, ferramentas que aprendeu sozinho e um pouco de sua personalidade podem destacar seu perfil para o recrutador. Além disso, se o envio do currículo for feito por e-mail, não deixe de fazer um texto de apresentação.

5. Faça uma autoanálise
Todos são avaliados a todo tempo, seja na vida profissional ou pessoal. A autoavaliação é um grande desafio e requer força de vontade. Avalie os pontos fortes e fracos e se prepare para perguntas sobre autoconhecimento em processos seletivos de início de carreira. Estar preparado para responder de forma personalizada e assertiva é um diferencial e permitirá que você transpareça seus pontos fortes de forma planejada e segura durante a entrevista.

6. Nunca deixe de se desenvolver
Ainda que a procura pelo emprego seja longa, não desanime: continue apostando no autodesenvolvimento, faça cursos (existem muitas opções sem custo), seja curioso. Desenvolva as habilidades técnicas e comportamentais que deseja ter e pode adicionar destaque junto às empresas nas quais você pretende trabalhar. Ainda que demore um pouco, a proatividade e a resiliência obtidas neste processo com certeza saltarão aos olhos do recrutador.

Sobre a Randstad
A Randstad é líder global em soluções de Recursos Humanos, presente em 39 países e com 4.452 escritórios distribuídos pelos cinco continentes do mundo. A corporação emprega cerca de 33 mil colaboradores em seus países de operação. Com posicionamento inovador focado em tecnologia, a empresa está no Brasil?com?18?filiais localizadas em todas as regiões do país, desenvolvendo serviços especializados para o mercado nacional, como: recrutamento & seleção; recrutamento especializado; outplacement; gestão do talento temporário; gestão integrada do talento alocado, assessment, RPO e Outsourcing. Pelo segundo ano consecutivo, a Randstad foi listada no Dow Jones de Sustentabilidade como referência em sua área. A empresa é listada na Bolsa de Valores NYSE Euronext.?