Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Vamos falar em recorrência

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sincor-RS Informa
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Recorrência nada mais é do que ter de fazer novamente um serviço que já foi feito ou que deveria ter sido feito.

Existem várias formas de recorrência. A mais comum é quando o serviço foi mal feito e precisa ser feito novamente. Ou deveria ter sido feito e o responsável simplesmente perdeu o ‘timing’.

Estamos aqui diante do profissional despreparado, desatento ou que não tem mais condições de continuar fazendo o que faz, porque sua cabeça está em outro lugar.

Existe a recorrência por justaposição de funções. Isso é muito comum no setor de serviços, em que duas pessoas diferentes foram acionadas para fazer a mesma coisa, muitas vezes por caminhos diversos e por chefes de áreas distintas. Seria uma redundância de funções, mas decorrente da falta de ajustes no sistema.

Pode ser também que um setor esteja atuando em área de outro por não haver um limite claro entre ambos.

Temos ainda a recorrência oculta. É aquela em que sem se perceber os protocolos estão sendo revisados sem necessidade, uma vez que há insegurança de procedimentos.

Não estamos falando aqui da equipe de revisão e de qualidade, mas de falta de foco determinado para cada integrante da cadeia, o que leva alguém a fazer o que o outro já fez e nem sempre eles sabem que estão fazendo a mesma coisa.

Como exemplo, podemos citar o sistema de telefonia. Quem já teve de resolver algum problema com uma operadora tem ideia do desgaste que isso representa, devido à baixa resolução de seus funcionários.

O que está em jogo nessa questão? Independente do tipo de recorrência, ela representa desgaste e custo elevado.

Custo que poderia ser investido em setores estratégicos para redução de gargalos.

Evidentemente, a redundância estressa a estrutura e a torna lenta, servindo para potencializar os gargalos e criar uma falsa realidade, mais difícil de ser enfrentada. Porque ela gera novas ramificações de problemas surreais. Se a recorrência não for enfrentada, tende a se repetir e continuará drenando recursos valiosos. As falhas tendem a aumentar, com o risco de chegarmos ao velho ditado: “cachorro com muito dono morre de fome”.

Ou seja, há várias pessoas para fazer a mesma coisa e a coisa acaba não sendo feita. Trata-se de um erro mortal, principalmente em um período de crise em que a produtividade precisa ser vista e garantida com carinho e rigor. Se a redundância continua, significa que sequer foi percebida ou está sendo ignorada. Com isso, ninguém tem aprendido nada com ela.

Vivemos em um mundo empresarial com inúmeras recorrências e muitos não se atentam que em cada situação deveria haver um aprendizado. Caso não se aprenda com os erros detectados, a mesma situação acontecerá novamente. Qual é a saída? Um trabalho contínuo de conscientização apresentando as consequências.

Texto: Alessandro Natal
Fonte: Fenacor


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar