Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Flávio Ítavo fala sobre culturas e estratégias empresariais

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carla Nogueira
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Especialista em turnaround compara ambos e destaca os ganhos e prejuízos

A cultura de uma empresa quando confrontada com a estratégia, sempre vence. Ela se fixa em uma empresa ao longo dos anos exatamente pelo fato de obterem por anos uma infinidade de sucessos através desse conjunto de valores. Qualquer que seja ela só se tornou cultura porque em algum momento aquele conjunto de ações, posicionamentos e valores se mostrou eficiente em trazer resultados. As estratégias, quaisquer que sejam, só conseguem ser implementadas se não estiverem diametralmente opostas à cultura soberana na empresa.

“Uso sempre como exemplo um grupo de empresas que geri, no qual fazia parte da cultura a agressividade comercial. Os sucessos eram contados em unidades e muitas unidades representavam mais ganhos, mais poder, mais ascensão profissional. Quando o mercado se mostrou mais propício a preço do que a volume, a empresa tentou alinhar sua estratégia neste sentido, mas teve muitas dificuldades, até porque a gestão na ocasião acabou adotando uma nova postura inflexível. O resultado foi uma grande crise com muitas perdas significativas, já que todos na empresa estavam imbuídos de conceitos relacionados a volume. No final do dia não se comemorava o atingimento de um valor de contribuição ou um percentual de ganho, continuavam a comemorar as unidades vendidas, como se isto fizesse algum sentido na ocasião.”, conta Ítavo – profissional que acumula anos de experiência em empresas multinacionais e nacionais de grande porte.

As decisões nas empresas não são geradas apenas por um pequeno grupo. Empresas são organismos vivos que contam com gestões diferentes, mas que estarão sempre envolvidas para um bem comum, e em quaisquer situações que ocorrerem com a empresa - sejam elas boas ou ruins. “Minha ponderação sobre o assunto, que envolve o ambiente de controle, governança corporativa e conceitos éticos são sempre claros, apesar de pouco divulgados.”, conclui Ítavo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar