Logo
Imprimir esta página

Dia Internacional do Jovem Trabalhador, 24 de abril, destaca a importância de profissionais em início de carreira

Criado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), a data procura evidenciar a importância de jovens no mercado de trabalho em todo o mundo

Atualmente, apesar de ter registrado um aumento no início de 2018, devido à sazonalidade do período, a taxa de desocupação que era de 28,8% caiu para 25,3% na comparação ao longo dos anos. Dentre os segmentos contemplados por este recuo do percentual de pessoas sem ocupação, estão os jovens trabalhadores com idades entre 18 e 24 anos, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) na seção Mercado de Trabalho da Carta de Conjuntura.

Este dado, parcialmente animador, vem à tona justamente no mês em que se comemora o Dia Internacional do Jovem Trabalhador, que é celebrado no dia 24 de abril. Criado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), a data procura evidenciar a importância de novos profissionais no mercado de trabalho em todo o mundo. Com o intuito de estimular a contratação de profissionais sem grande experiência, a data foi instituída para dar destaque às influências benéficas dos jovens trabalhadores, de um modo geral, para o desenvolvimento do mercado de trabalho, e de modo específico, para a evolução de empresas e o enriquecimento de suas equipes.

De acordo com a consultora e diretora da empresa Leaders HR – Consultants, Astrid Vieira, os últimos dez anos de crise financeira no Brasil não têm sido favoráveis para a reinserção de jovens trabalhadores de pouca ou sem experiência. “A desaceleração econômica mundial influenciou de forma agressiva no aumento do desemprego entre jovens. Com este contexto, procuramos instrumentalizar os profissionais com as ferramentas necessárias para que consigam conquistar a vaga desejada e invistam na construção de uma carreira consistente e coerente”, explica.

Ainda segundo a consultora, para que profissionais sem experiência conquistem o primeiro emprego, é preciso que os mesmos assumam e coloquem em prática, atitudes que demonstrem maturidade e responsabilidade, pois já existe um grande preconceito relacionado a ausência destas qualidades em jovens trabalhadores. “É recorrente, que o jovem trabalhador que está iniciando a sua carreira profissional, fique temeroso em assumir que tem pouca experiência no mercado de trabalho, e a partir desse receio acaba incluindo informações e aptidões desnecessárias no currículo e que não se encaixam no perfil de uma possível vaga em processo de seleção”, esclarece.

De um modo geral, para conseguir a primeira vaga de emprego, a consultora aconselha que o jovem profissional invista na criação de currículos atentos às especificações das vagas de emprego para as quais anseiam concorrer; não minta sobre suas qualificações; e prepare um esquema prático para agir antes, durante e após a entrevista de emprego. Antes da entrevista, é imprescindível que o candidato enumere seus principais defeitos e qualidades e separe um tempo para colher informações sobre a história e características da empresa pretendida. A pontualidade e controle emocional se tornam peças-chaves para um bom desempenho.

Astrid Vieira também recomenda que ao conseguir a colocação, o jovem agora empregado, deve sempre manter o hábito de fazer anotações, de forma a auxiliar a memorização de orientações da chefia e explicações de processos ligados a empresa da qual faz parte. “Um bom profissional precisa ter espontaneidade, honestidade, autonomia, pró-atividade, flexibilidade de visões e atuações, equilíbrio emocional, desenvoltura para desempenhar atividades em grupo, e a habilidade para resolver problemas de forma prática”, finaliza.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto