Logo
Imprimir esta página

Investir em diversidade e fomentar talentos são os principais desafios da próxima década

por Paula Paschoal*

Mark Zuckerberg costuma dizer que, se uma empresa consegue fazer corretamente duas coisas - ter um direcionamento claro sobre o que quer fazer e atrair ou "fabricar" pessoas excepcionais que possam executá-lo -, então tem tudo para se sair bem.

E é sempre bom dar ouvidos ao rapaz que criou "apenas" o Facebook.

Eu adicionaria a esse pensamento uma necessidade ainda mais complexa: a de diversificar, o máximo possível, o time de funcionários. Digo "diversificar" no sentido mais amplo, além do gênero, da cor da pele e da orientação sexual. Estou falando de conhecimento prático e teórico, bagagem de vida mesmo, preocupação genuína com as pessoas e o futuro do planeta e capacidade de resolver problemas usando um item cada vez mais raro (e, por isso, absolutamente vital) no nosso mundo: bom senso.

Não é tarefa corriqueira, mas acredito que equipes diversificadas têm, sim, inteligência coletiva superior à dos grupos homogêneos. E isso faz muita diferença para o futuro de uma empresa.

No final de 2017, a McKinsey distribuiu uma pesquisa internacional da qual gosto muito e que indica alguns atalhos interessantes para as empresas que almejam a liderança e o protagonismo. E um dos pontos mais ressaltados é a necessidade de as companhias criarem programas específicos para garantir o envolvimento/engajamento de seus profissionais e colaboradores. O item mais citado pelos entrevistados? A empresa precisa demonstrar um forte comprometimento com a diversidade e a inclusão.

O estudo demonstra também que, até 2025, 3 de cada 4 trabalhadores serão Millennials - ou seja, nascidos entre os anos 1980 e 2000. No PayPal, por exemplo, essa porcentagem já é de 55%. E as características dessa geração são bastante complexas, porque distintas, na raiz, das gerações que a precederam.

Para um millennial típico, o salário (embora importante) não é o bem maior. A expectativa de impacto que seu trabalho pode gerar - seja em sua comunidade seja em âmbito global - conta mais. Ele gosta de fazer parte de algo maior do que a empresa propriamente dita. Precisa estar motivado pela cultura organizacional - empolgação gerada por ações, não discursos.

Ah, e quer ser líder o quanto antes.

E aí temos mais um problema: apenas 7% dos mais de mil altos executivos ouvidos pela McKinsey durante a etapa de campo do levantamento creem que suas empresas desenvolvem líderes de forma eficaz. É uma matemática perversa, mas brigar com os números não é uma boa ideia.

Em um ambiente tão volátil quanto o que vivemos torna-se (quase) desnecessário dizer o quão difícil é manter esse novo profissional 100% dedicado e centrado.

Outro ponto importante destacado pela McKinsey: em 2030, haverá uma escassez de talentos qualificados da ordem de 40 milhões de profissionais. Levando-se em consideração que as mulheres já são maioria em cursos de graduação, mestrado e doutorado, é possível que assistamos, na próxima década, a uma inversão da balança de empregos entre eles e elas. As mulheres estão cada vez mais preparadas, intelectual e emocionalmente, para alcançar o sucesso pessoal e profissional.

No PayPal Brasil, elas já respondem por 53% dos cargos de chefia - o índice do PayPal global é 33%. E recebem exatamente os mesmos salários que os homens.

O estudo salienta também que, nesse cenário sempre em mutação, buscar os critérios certos na hora da seleção de candidatos para qualquer vaga é fator crítico. E, uma vez contratados os funcionários, centrar esforços no desenvolvimento das habilidades que realmente importam - respeitando-se, claro, as características de cada um deles.

O mesmo vale para as chamadas "pratas da casa". Mais do que uma família - termo já desgastado, principalmente por seu mau uso --, os funcionários de uma empresa precisam se tornar um time coeso e que goste de trabalhar junto, cada um em seu timing e com objetivos claros e recompensas palpáveis.

Claro que não é fácil, mas, se você conseguir estabelecer uma cultura organizacional com base nesses itens, estará bem perto do sucesso. E lembre-se: depois que tudo foi dito e feito, é fundamental que mais tenha sido feito do que dito.

(*) Paula Paschoal é diretora geral do PayPal Brasil


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto