Brasil,

Imposto de Renda 2018: veja os erros mais comuns na declaração e evite cair na malha fina

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Taques
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Imposto de Renda 2018: veja os erros mais comuns na declaração e evite cair na malha fina

Dentre os principais erros que podem levar o Imposto de renda 2018 para a malha fina, a falta de informações essenciais é o mais comum.

A data final para a entrega da Declaração do Imposto de renda 2018 já está marcada: 30 de abril. E para não correr o risco de cometer nenhum erro, é fundamental tomar cuidado com o prazo e separar os documentos necessários com antecedência. Porém, mesmo com toda a atenção que geralmente é concedida a essa ação, diversas declarações caem na malha fina. Isso pode acontecer devido a omissão de informações ou à falta de conhecimento do cidadão que está emitindo o documento.

Por esse motivo, Gustavo Pereira, gestor de negócios da Marmo Contábil, sugere a contratação de um especialista para fazer o Imposto de renda 2018. Segundo ele, muitas pessoas optam por realizar a declaração do imposto de renda sozinhas, e isto é possível, porém por se tratar de um assunto sério e que pode causar impacto negativo, o ideal é conhecer a legislação e procurar conhecimento sobre a área. Como a vida dos empresários, colaboradores e da sociedade num modo geral tem sido mais agitada, ter tempo para esta preparação é algo raro, por isso indicamos que procurem um profissional apto e qualificado para auxiliá-lo neste momento".

Dentre os principais erros que podem levar o Imposto de renda 2018 para a malha fina, a falta de informações essenciais é o mais comum. Nesse caso, é fundamental relatar todo o ganho, perda, venda ou doação de capital. Por exemplo, é obrigatório incluir na declaração os rendimentos do cônjuge e dos dependentes, assim como as quantias recebidas por meio de pensão alimentícia e venda de bens. Além disso, deve-se adicionar também todos os ganhos tributáveis, como pró-labores, salários, aposentadorias, aluguéis, entre outros. Sem falar nas ações na bolsa de valores acima de R$20 mil e nos prêmios de loterias, que são sujeitos à tributação exclusiva/ definitiva.

Já, com relação aos gastos, existem algumas regras. Os planos de saúde, por exemplo, sempre devem ser incluídos. Porém, deve constar apenas o do cidadão em questão e dos dependentes relacionados. Ainda sobre esse assunto, é importante lembrar que despesas médicas são completamente dedutíveis. Entretanto, não é permitido aumentar esses valores ou incluir gastos de pessoas que não são dependentes. Sobre a educação, a Receita Federal só considera gastos com mensalidades de escolas do ensino infantil, fundamental, médio e superior (incluindo graduação, especialização, mestrado e doutorado). Sendo assim, diversos cursos não podem constar na declaração do Imposto de Renda 2018. E se foram realizadas doações à instituições, saiba que existem diversas ressalvas. Na verdade, as únicas aceitas pela RF são os fundos administrados por conselhos governamentais voltados aos direitos das crianças e adolescentes.

Além disso, existem diversas outras falhas comuns no documento que podem fazer com que o Imposto de Renda 2018 caia na malha fina, como a inclusão de um dependente em mais de uma declaração. Outro erro simples, mas que pode trazer vários problemas é o de digitação. O equívoco no momento de preencher o CPF, o RG ou a repetição de pontuações estão entre os mais encontrados.

Website: http://www.marmocontabil.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar