Brasil,

O que fazer para reduzir o impacto da inatividade na carreira profissional

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruno Cunha
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Como aproveitar o tempo livre e as chances de uma nova contratação

Ficar desempregado é um momento difícil. O período pode trazer estresse, incertezas e insegurança para a vida de qualquer pessoa. Para encarar a situação é preciso ter a consciência de que este momento é temporário, tornando-o proveitoso para a carreira.

De acordo com pesquisa realizada pelo IBGE, o número de desempregados diminuiu no quarto trimestre de 2017. Foram 11,8%, ou seja, cerca de 12,3 milhões de pessoas ainda estão sem emprego no Brasil. Mas, em comparação com o trimestre anterior, houve uma melhora de 5% neste índice. Para encontrar um novo emprego é preciso agir estrategicamente. Traçar um plano de carreira e almejar novos objetivos é um passo fundamental para guiar suas próximas ações.

O período de inatividade também pode ser positivo e útil para o futuro profissional. É preciso encarar o momento como uma possibilidade de transição e novas oportunidades. "O que não pode acontecer é se abater. É preciso reagir rápido e ter a consciência que o momento é passageiro", afirma Bruno Cunha, Headhunter & Master Coach de Carreira (www.coachbrunocunha.com).

A seguir, o profissional dá 5 dicas para melhor aproveitar o tempo livre e alcançar a recolocação no mercado de trabalho:

1- Planejamento

O planejamento é etapa fundamental para o sucesso em qualquer projeto, seja pessoal ou profissional. Quem está desempregado deve repensar a carreira e traçar novos objetivos é importante neste processo. Planejar-se para fazer cursos ou ações que ajudem a alcançar os próximos objetivos é fundamental.

2- Currículo

O currículo precisa estar atualizado. "Ter um currículo interessante vai além da própria experiência. É preciso saber o que destacar e o que não precisa ser mencionado para cada vaga. Deve-se ajustar o documento a cada nova oportunidade para, assim, mantê-lo atualizado e conciso, com informações relevantes", explica o Cunha.

3- Oportunidades online

A internet é a grande aliada de quem quer se capacitar e tem tempo livre para se dedicar. É válido analisar as habilidades e conhecimentos pertinentes ao cargo que se deseja alcançar, buscando cursos de aprimoramento e capacitação gratuitos online.

Atualmente, as opções são muitas. O profissional pode buscar conhecimento sem maiores gastos por isso. "Além de cursos na própria área de atuação, o interessado também encontra cursos de línguas, até mesmo, no próprio YouTube", indica o coach. Além de cursos, é ideal que a pessoa utilize a internet para conhecer melhor o mercado de trabalho em que deseja atuar e também desenvolva os talentos e habilidades necessários para alcançar um novo cargo.

4- Seja visto

Quem não é visto, não é lembrado. A frase vale para quem deseja retornar ao mercado de trabalho. Com tanta tecnologia disponível, é importante saber usá-la de forma positiva. Criar um perfil no LinkedIn, rede social corporativa, é um bom começo. "O LinkedIn funciona como uma vitrine profissional. Crie o seu perfil, mantenha-o atualizado e também interessante, use a criatividade para se diferenciar e chamar atenção dos recrutadores. A rede também pode ser fonte de estudo, procure perfis de pessoas que ocupem cargos relacionados à sua área de interesse e analise os cursos e a trajetória daquele profissional", aconselha Cunha.

As redes sociais, como Facebook e Instagram, também precisam estar alinhadas ao seu objetivo. "Busque manter uma postura correta, pois é muito provável que o possível chefe analise também suas publicações", diz. Outra função que deve ser explorada nas redes sociais é o networking. Todo profissional deve ter uma rede de contatos com pessoas influentes e ativas, pois isso potencializa as chances de oportunidades, segundo o especialista.

5- Freelas

Alternativa para quem quer se manter ativo e ainda ganhar uma grana extra neste período, é buscar trabalho informal, como freelancers dentro da própria área, consultorias e afins.

6- Busque um coach

Buscar um coach de carreira é uma boa escolha para não deixar a inatividade abalar a carreira e conseguir voltar ao mercado mais rápido e de maneira assertiva.

Conheça mais sobre Bruno Cunha

Bruno Cunha é Headhunter & Master Coach de Carreira, com mais de 10.000 horas de atendimento presencial e online, ajudou milhares de profissionais no processo de desenvolvimento, recolocação profissional e transição de carreira. Saiba mais acessando o seu portal http://www.coachbrunocunha.com


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar