Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Como a roteirização melhora indicadores de desempenho logísticos?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Paula Carone
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Em tempos de redução de custos e otimização de negócios, gerenciar riscos logísticos de forma eficiente e contar com um controle rígido de rastreamento e monitoramento da carga são ações imprescindíveis para garantir alta performance e rendimento em transportadoras. Mas há um outro aspecto muito importante para obter um indicador de desempenho que traga um verdadeiro diferencial competitivo no segmento, e reconhecimento de mercado e esse aspecto é o trabalho com uma roteirização eficaz para as entregas.

Roteirização é realizar uma sequência eficiente de entregas e coletas de mercadorias dentro de um percurso otimizado. E a automação logística é o que vai permitir que a empresa transportadora encontre, de fato, a sequência de visitas a um determinado número de clientes, em uma zona de coleta ou distribuição.

Mas esse processo não se dá apenas definindo os melhores caminhos para entregas, muito menos apenas sequenciá-las. É um processo de análise de um universo e da frota de veículos disponíveis, envolvendo montagem de cargas, composição de percursos sequenciados e por aí vai. Inclusive, com o histórico do monitoramento logístico, a transportadora pode tratar mais adequadamente todos os pedidos e cargas a serem distribuídos, ainda que sejam aleatórias e de diferentes clientes. Tudo através dessa complexa análise e organização.

Um sistema de roteirização ajuda a maximizar a organização das cargas, identificando o perfil do veículo necessário e as melhores rotas, com o planejamento detalhado do trajeto. Esse sistema leva em conta aspectos geográficos, técnicos, físicos e até sociais - já que também são considerados riscos logísticos, evitando-se regiões de alta incidência de roubos de carga, por exemplo.

Os dados levantados, alinhados com um pensamento logístico e operacional, otimizam ainda mais todo o processo da roteirização e fazem as empresas de transporte oferecerem, cada vez mais, melhores soluções. A transportadora que melhor combinar os elementos que compõem uma roteirização de qualidade sai na frente.

Uma roteirização eficiente trará para a transportadora benefícios como:

- Melhores prazos de entrega por conta otimização das rotas, que reduzem distância e tempo para realização das viagens;

- Melhoria no dimensionamento da carga e da frota;

- Menor consumo de combustíveis e, consequentemente, menos custo;

- Gestão mais eficiente na manutenção da frota;

- Racionalização do uso dos motoristas;

- Controle amplo do processo de carga e descarga;

- Apuração mais precisa dos custos envolvidos no frete, como pedágios, por exemplo e, consequentemente, redução de custos.

Vamos a exemplos completos. Se em um determinado frete o veículo sai com 40 entregas diferentes, quer dizer que ele vai parar em 40 clientes com endereços diferentes. Utilizar controles manuais, como planilhas em Excel, para fazer o controle dessas entregas e identificar o roteiro mais inteligente a ser seguido, para ser mais econômico e eficiente, não é uma tarefa fácil, certo?

Por isso, contar com automação logística e uma boa solução de roteirização é a melhor estratégia para uma transportadora ganhar em eficiência. A medida indicará, além da melhor rota, qual a melhor maneira de fazer o carregamento do caminhão, automatizando o processo de segregação de carga no carregamento dos veículos. Com isso, ganha-se agilidade, tempo, dinheiro e qualidade.

Os fretes são otimizados e as cargas entregues no menor tempo e a um menor custo, aumentando o desempenho do gerenciamento de riscos logísticos e de toda a operação logística.

Agora, a questão não é mais quem oferece ou não um sistema de roteirização, mas quem realmente entrega uma roteirização de qualidade. A competitividade aumenta, e, novamente, larga na frente quem combina melhor todos os elementos responsáveis por um bom sistema que reduza os custos do frete em todas as suas etapas. Em tempo de retomada da economia e necessidade de crescimento, cada vez mais é preciso buscar soluções para atingir uma alta performance e trazer competitividade para a indústria como um todo.

Fernando Alex é Executivo de Contas da Benner

Sobre a Benner

Presente no mercado de software de gestão empresarial no Brasil desde 1997, a Benner oferece soluções em software de gestão, serviços e terceirização de processos que beneficiam a gestão corporativa dos seus clientes e proporcionam resultados efetivos aos seus negócios.

Posicionada entre os cinco principais players nacionais, a empresa foi pioneira em criar soluções especialistas nas verticais em que atua: Logística & Supply Chain, Turismo e toda a cadeia de Saúde – Operadoras e Hospitalar - com foco em tecnologia, gestão de sinistro, terceirização (processos e centrais de relacionamento) e serviço de orientação médica (nurse call).

A Benner oferece também ERP para os segmentos de Comércio e Serviços, além de soluções para as áreas Jurídica, Recursos Humanos e Gestão de Viagens. Todas comercializadas tanto no modelo tradicional, como em Cloud Computing e SaaS.

A empresa preza pela qualidade no atendimento próximo e personalizado, 100% baseado em SLA (níveis de serviço). Além disso, mantém constante inovação tecnológica nos seus produtos e serviços visando sempre atender às necessidades dos seus clientes.

Atualmente, são mais de 1.200 colaboradores que atuam nos três centros de desenvolvimento de tecnologia e em escritórios localizados em São Paulo, Alphaville, Brasilia, Blumenau, Curitiba, Maringá, Salvador e Rio de Janeiro, além de canais de venda nos principais polos econômicos nacionais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar