Brasil, 27 de Abril de 2018

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Liberdade, utopia ou realidade?

  • Escrito por  Gabriel Vieira Dacoregio / Enviado por Eduardo Sehnem Ferro/ Imagem: freeimages.com
  • Adicionar novo comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Liberdade, utopia ou realidade?

Até onde chega nossa liberdade? Como sabemos, o direito de liberdade não é absoluto, pois se fosse, as pessoas fariam o que bem entendessem, ou seja, a vida humana em sociedade se tornaria um caos.

Em se tratando dos meios jurídicos, de acordo com a Constituição Federativa do Brasil, no art. 5º inc.II, pode-se definir que a liberdade é tudo aquilo que não se encontra proibido em forma de lei, esse se chama o princípio da liberdade, o qual foi criado historicamente falando, desde os primórdios da humanidade, contudo não há uma data exata que determina seu surgimento, já que foi criada antes mesmo da criação do estado e do papel o qual servia para registrar os acontecimentos da época.

Nos dias contemporâneos, há liberdade para cultos religiosos, informação jornalística, científica, artística e até mesmo do pensamento. Contudo essa ideia de liberdade, por mais que já tinha sido criada, foi sendo aprimorada através do tempo e das experiências pelas quais a raça humana vivia.

Em adição a ideia anteriormente apresentada, é possível citar a obra o Leviatã de Thomas Hobbes, o qual exterioriza que o homem vivia no estado de natureza humana e estes eram os lobos dos próprios homens, ou seja, havia total liberdade para fazerem o que bem entendessem, pois viviam numa época que o estado não havia sido criado ainda, nada obstante os seres humanos não suportaram mais a situação de guerras contínuas uns contra os outros e por isso resolveram dar origem a sociedade e ao estado, impondo assim limites para a liberdade, ela que corria desenfreada entre os homens.

Com o passar do tempo, a construção das pessoas como sociedade foi evoluindo e sendo aprimorada, criando novas ideias e conceitos, os quais conhecemos nos dias atuais.

A liberdade que atualmente conhecemos e podemos chamar de “controlada” foi um grande avanço para a humanidade, em razão de todos podermos viver juntos, sem preocupar-se tanto com, por exemplo, a lesão do direito á vida ou a privação do direito de ir e vir, pois se houver alguma privação de direitos como estes citados, sem justificativa plausível, quem os feriu, sofrerá as consequências impostas pelas nossas leis.

Sendo assim, a liberdade pode ser entendida como o direito de fazer qualquer coisa que o indivíduo desejar, desde que seja algo ético e correto perante as leis, que com muito tempo de discussão e aprimoramentos, nos subjugam perante a vida em sociedade. Por isso, a definição de liberdade, em questão de convívio em meios sociais, não é algo utópico e sim algo com controles e exigências que atendam a realidade de todos.

Gabriel Vieira Dacoregio

Graduando em Direito, estagiário do escritório Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados. 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::