Brasil,

Por que investir em seguro garantia?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Brandão
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Optar pelo seguro garantia pode reduzir dores de cabeça em caso de não cumprimento de contratos

Grandes e médias empresas têm encontrado no seguro garantia uma forma mais segura e econômica de assegurar o descumprimento de contratos por prestadores de serviços. Com menos burocracia, os benefícios dessa modalidade tornam a opção mais atraente e popular comparado a outros tipos de garantias, principalmente no cenário de crise que o país vem enfrentando nos últimos dois anos.

Antoine Maleh, gerente de contas da Tailor Insurance, classifica o papel da seguradora, neste caso, como de "fiador" em um contrato. Isso implica que, no caso do contratante/tomador(parte que contratou o seguro) deixar de cumprir com suas obrigações contratuais, a seguradora garantirá indenizações ao segurado (beneficiário da apólice), respeitando todos os limites ou valores fixados no contrato de prestação até o final de sua vigência.

Saúde financeira deve ser comprovada

Para quem busca esse serviço, no entanto, é necessário estar preparado para comprovar a saúde financeira da empresa. Somente após esta análise que a seguradora poderá definir qual limite será disponibilizado ao contratante/tomador.

Antoine Maleh explica que o princípio disso funciona da mesma forma que solicitar um crédito no banco: é necessário apresentar provas consistentes de que você tem condições e garantias de pagar por ele, através de suas informações financeiras, extrato de conta, IR, entre outros. Na maioria das vezes, empresas sem faturamento, que não possuem ativos ou estão passando por dificuldades financeiras, é normal que estes não consigam a aprovação de 100% do limite necessário.

Por esse motivo não é possível pré-definir com exatidão qual é o custo de um seguro garantia. Entre outros quesitos, o valor sempre dependerá principalmente da saúde financeira do tomador (empresa ou pessoa física que contrata a apólice).

Diferenças de outros seguros

Enquanto em um seguro de automóvel a seguradora absorve os prejuízos de um sinistro, no seguro garantia sempre será cobrado do tomador os prejuízos de indenização ao segurado pela seguradora. Isso é feito por meio de um contrato acessório no momento da contratação – chamado de Contrato de Contra Garantia (CCG). "Se o tomador não ressarcir a seguradora pelas indenizações destes sinistros, ela poderá executar o CCG e apropriar-se de bens e ativos do tomador até reaver o valor devido", ressalta Maleh.

Quem pode contratar o seguro garantia

Tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem fazer uso do seguro garantia, incluindo as instituições públicas. A única restrição fica vinculada apenas à saúde financeira dos requerentes. Sendo assim, se houver a possibilidade de comprovar a garantia do pagamento à seguradora, é possível contratar esse serviço.

Para as empresas, essa é a melhor forma de evitar um desembolso de capital para caucionar garantias– tornando mais viável assumir novos contratos, uma vez que a contratação de uma apólice favorece na preservação de caixa e capital de giro.

Os benefícios do seguro garantia

O principal benefício apontado pelas empresas a respeito do seguro garantia é, precisamente, o baixo valor comparado a carta fiança ou a caução em dinheiro. No entanto, o valor que deve ser pago não é a única vantagem desse serviço.

Seguindo o caminho contrário das cartas de fiança – que devem ser anuais, e implicam também em taxas renegociadas ao serem renovadas, o seguro garantia tem um prazo que acompanha a vigência do contrato. Ou seja, você tem um valor pré-definido por um maior tempo, diminuindo o trabalho de renegociações durante todo esse período.

Ao optar por uma fiança, ao invés do seguro garantia, o gasto pode ser muito maior. Isso acontece porque, além de toda a burocracia, os bancos exigem uma conta de salários, recolhimento de impostos e aplicações. Isso deixa o valor final da fiança bancária muito elevado em comparação ao valor do seguro garantia. Além disso, o seguro não traz danos negativos ao balanço das empresas, enquanto os valores de fiança são abatidos do limite que é concedido pelo banco.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar