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Especial Dia do Consumidor – Tecnologias melhoram o relacionamento com os consumidores

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Mudança de comportamento na era digital impulsiona o uso de ferramentas para fidelizar clientes

Por Tany Souza

Segundo levantamento da companhia DocuSign para avaliar o momento da Transformação Digital no país, a maioria dos profissionais e executivos entrevistados (97%) afirma que a tecnologia é uma prioridade para suas empresas e que esperam que as corporações passem a oferecer métodos totalmente digitais em seus processos. Por conta disso, 83% declaram que priorizam parceiros e clientes que permitam transações digitais em seus negócios.

Empresas que não digitalizam processos são vistas como ultrapassadas por 51% dos profissionais entrevistados. Este mesmo perfil de empresa, que ainda não consegue atuar 100% de forma digital, gera preocupações quanto ao não-cumprimento de prazos, segundo 54% dos entrevistados. Mais de 80% deles afirmaram já terem tido experiências negativas na finalização de transações fora do ambiente digital por conta de problemas no envio de documentos em papel – 34% tiveram o contrato extraviado, 32% receberam documentos inelegíveis e 29% enfrentaram problemas técnicos ao digitalizar um papel, por exemplo. Ou seja, a pesquisa destacou que manter processos ainda no papel podem levar as empresas a um retrocesso no processo de evolução do negócio, independentemente do setor em que atua.

Neste cenário, as plataformas digitais para assinatura eletrônica de documentos ganham destaque na pesquisa. 60% dos entrevistados consideram a assinatura eletrônica a forma mais segura para enviar um documento importante. Do total de entrevistados, 79% dos executivos recomendam o uso da assinatura eletrônica por conta da eficiência, agilidade e redução de custos. Outro referencial da assinatura eletrônica está na possibilidade de assinar um documento de qualquer lugar do mundo por smartphones, tablets ou computadores.

“Há uma mudança cultural em curso, iniciada por uma necessidade do mercado de aumentar a velocidade dos processos ao mesmo tempo que melhora a segurança das transações. E o cenário é muito animador, uma vez que 75% dos profissionais concordam que os documentos assinados eletronicamente têm a mesma aceitação jurídica do que a assinatura física, um dos principais questionamentos feitos durante a Transformação Digital. Estamos prontos para deixar o papel de lado e mudar a forma dos brasileiros finalizarem as transações comerciais”, finaliza Marco Américo D. Antonio, vice-presidente de operações Latam da DocuSign no Brasil.

Há também no mercado uma solução de decisão da companhia que facilita a definição e gerenciamento de políticas de crédito, risco, fraude e cobrança, chamada de Crivo 4.5, da empresa TransUnion. A ferramenta traz benefícios para automatização de processos, tomada de decisão, usabilidade da plataforma e acompanhamento de resultados por meio de novas funcionalidades, como um modo de parametrização de scorecards. “O novo Crivo ajudará empresas a entender melhor seus consumidores e assim tomar ações mais assertivas e aliadas com a estratégia do negócio” comenta Juarez Zortea, presidente da TransUnion no Brasil.


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