Brasil,

Comparativo: perfil dos profissionais procurados pelas empresas hoje vs perfil de "antigamente"?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vivian Santos
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

O mercado de trabalho está em constante mutação e um novo perfil de profissional é procurado pelas empresas. De acordo com os especialistas da Thomas Case & Associados, consultoria com mais de 40 anos de atuação na gestão de carreiras e RH, os perfis ideais são daqueles de profissionais com facilidade de adequação a novos cenários ou necessidades. É tão importante ter uma boa formação, estar atualizado, etc, quanto ser multitarefa e preparado para enfrentar mercados em frequente mudança. Na visão dos especialistas, é importante estar atento às novidades de cada setor, conhecer e se aprofundar nas novas tecnologias, sempre combinadas com competências emocionais e aperfeiçoamento da visão estratégica, etc. A competência e o conhecimento técnico consistente continuarão valorizados, porém é preciso ser cada vez melhor e diferenciado na área específica de atuação. O que muda e expande é o rol de competências que se somam às especialidades. Ter visão e atuação sistêmica, olhando o contexto de forma integral e capacitando-se para atividades que se complementam. Trata-se de um profissional mais completo, com uma visão generalista, mas ancorado na sua especialidade para gerar valor.

No caso das novas gerações, que acabaram de chegar ao mercado de trabalho ou que desembarcam nele em breve, o cenário parece ser um pouquinho diferente. Isso, porque essa turma não viverá uma transição. Ela já chega em um novo momento. Eles não sonham com um modelo de trabalho estável, com benefícios, longas jornadas, ascensão de carreira em uma única empresa. As referências deles são outras. Eles sequer esperam o fim da graduação para iniciar um projeto, são, em geral, altamente conectados, tem bons conhecimentos em tecnologia, além de um belo repertório para lidar com novas soluções e até mesmo para desenvolver produtos e serviços inovadores para o mercado. Além disso, são dinâmicos, lidam com a instabilidade de uma forma mais natural e podem migrar com tranquilidade de uma carreira para outra.

O perfil procurado atualmente é diferente daquele visto até pouco tempo atrás, onde a especialização técnica vinha em primeiro lugar e pouco se falava em profissionais multitarefas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar